Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2012/10/aneam-prestigia-20-anos-do-curso-de-engenharia-ambiental-da-uft/>.
Acesso em 29/03/2024 às 12h16.

ANEAM prestigia 20 anos do curso de Engenharia Ambiental da UFT

29 de outubro de 2012, às 13h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

alt

O vice-presidente da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais – ANEAM, engenheiro ambiental Itamar Xavier, o presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais e Diretor de Atribuições Profissionais da ANEAM, engenheiro ambiental Renato Muzzolon Junior, e o 1º Vice-presidente do CREA – TO, engenheiro civil José Gustavo Rios Fayad, participaram na última semana de uma mesa redonda sobre “Mercado de trabalho e atribuições do Engenheiro ambiental”, durante a celebração dos 20 anos de criação do curso de Engenharia Ambiental.

O evento teve como objetivo despertar questionamentos, propor soluções para os principais problemas ambientais e identificar potencialidades na região norte e no Brasil para aplicações de novas tecnologias sustentáveis, debater as principais áreas de atuação do Engenheiro Ambiental e áreas afins e estudar o desenvolvimento do curso ao longo de história, assim como as exigências de mercado de trabalho.

Segundo Xavier, o evento foi um grande marco para a Engenharia Ambiental. “O envolvimento dos alunos foi notório e a disposição das mesas redondas (Atuação do engenheiro ambiental no setor público’; ‘Atuação do engenheiro ambiental no setor privado’; ‘Atuação do engenheiro ambiental na academia’ e ‘Mercado de trabalho e atribuições do Engenheiro ambiental’) foram todas muito bem representadas por uma equipe de profissionais da engenharia Ambiental”, afirmou.

Durante a mesa redonda, Muzzolon apresentou as principais oportunidades de trabalho para o engenheiro ambiental. “O engenheiro ambiental deseja somente exercer respeitosamente sua profissão em conjunto com as demais categorias” destacou.

Além do presidente da APEAM e vice-presidente da ANEAM, participaram da mesa redonda Antônio Rodrigues da Silva Neto (AMBTO), Eng. Cassius Gariglio (Diretor de Valorização Profissional da ANEAM e Conselheiro do CREA) e João Alberto Aragão (SEAGETO). O Diretor de Educação da ANEAM, Eng. Tiago Santos, participou da Mesa redonda “Atuação do engenheiro ambiental na academia”.

Breve Histórico do Curso

O curso de Engenharia Ambiental nasceu após a conferência ECO 92, onde o Governo do Estado de Tocantins teve a honra de abrir em sua Universidade Estadual, a UNITINS, o primeiro curso de Engenharia Ambiental do Brasil, de onde saíram os primeiros profissionais que, na ocasião, não tinham atribuições previstas pelo Conselho de Engenharia para nortear o desenvolvimento dos novos desafios, da nova profissão para atuar com as transformações desenvolvimentistas utilizadoras de recursos naturais. Somente no ano de 2000, fora editada a resolução relacionando atribuições profissionais ao Engenheiro Ambiental.

 

Por Daniela Licht (Regional Curitiba), com informações da Comunicação – ANEAM


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *