Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2012/10/programa-de-excelencia-do-crea-pr-oferece-certificacao-aos-profissionais/>.
Acesso em 28/03/2024 às 19h23.

Programa de Excelência do CREA-PR oferece certificação aos profissionais

30 de outubro de 2012, às 18h47 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

         Todos os anos, centenas de novos engenheiros, arquitetos e projetistas saem dos bancos das universidades para disputar espaço no concorrido mercado de trabalho. Este fenômeno produz um natural inchaço no mercado, que impõe aos profissionais a necessidade do constante aprimoramento. Para estar entre os melhores, a qualificação é o primeiro passo. Por meio do Programa de Excelência, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) oferece esta possibilidade aos profissionais registrados. 

         Voltado aos profissionais de engenharia, agronomia e geociências, o programa oferece Cursos de Ensino a Distância (EAD) em quatro áreas distintas: planejamento de edificações, execução de edificações, manutenção de edificações e licenciamento ambiental. Os profissionais que participam dos cursos cumprem esta importante etapa de aprimoramento profissional, que agrega inúmeros conceitos sobre como exercer a atividade profissional com a excelência pretendida pelo mercado.

         Concluída a etapa do aprimoramento na área de “Planejamento de Edificações”, os profissionais podem submeter um projeto real para análise de instituições certificadoras credenciadas pelo CREA-PR. Tendo o projeto aprovado pela instituição credenciada, após a análise de todos os itens de conformação, o profissional recebe então a certificação na área que se aprimorou, tendo, a partir daí, o direito a utilizar o Selo de Qualidade e Excelência. Trata-se de um modo de atestar que as atividades do profissional são desenvolvidas com competência, ética, legalidade e alto grau de exigência.

É o caso do engenheiro civil Altair Ferri. A certificação do CREA tornou-se um diferencial para o trabalho de Ferri, que preside a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá. (AEAM) Ele fez parte da primeira turma do curso em Planejamento de Edificações, em 2010, e desde então tem usado o selo do CREA-PR em orçamentos que envia aos clientes. “O selo agregou confiabilidade ao meu trabalho”, afirma.
         De olho neste diferencial, o engenheiro civil Julio Campanha, presidente da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (AREA-CM) de Campo Mourão, está na lista de interessados a frequentar a próxima turma. Ele pretende se inscrever no curso de Excelência em Execução de Obras. “A certificação é um atestado de qualidade e credibilidade ao trabalho do profissional”, avalia o engenheiro civil.
         O presidente da Associação Regional de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte (Arearc), engenheiro civil Fabiano Calderoni, partilha da opinião que a certificação agrega valor ao trabalho do profissional e espera que num futuro próximo outros benefícios também justifiquem a busca pelo selo, como, por exemplo, que ele sirva como critério de seleção em eventuais processos de contratação de serviço por órgãos públicos.

Em novembro, mais profissionais certificados

Em 11 de novembro, mais quatro profissionais da regional Maringá do CREA-PR (três de Maringá e um de Umuarama) serão certificados pelo Programa de Excelência. A cerimônia de entrega ocorrerá durante o 38º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (Epec), em Foz do Iguaçu.

 O engenheiro civil Nivaldo Barbosa de Lima será certificado em Planejamento de Edificações – Projetos Estruturais. Há 23 anos no ramo da construção civil, o engenheiro decidiu pela certificação na busca de mais qualidade e respaldo técnico na prestação do serviço. Segundo Lima, priorizar a qualidade em detrimento da quantidade foi um dos “lembretes” do curso, fato que, no dia a dia profissional, muitas vezes acaba sendo difícil de colocar em prática. “Quanto mais tempo, mais qualidade e melhor a apresentação do serviço”, diz ele. O engenheiro também destaca o respaldo institucional do CREA como fator primordial pela escolha da certificação.

Para o engenheiro mecânico Carlos Alberto Bueno Rego, que será certificado em Planejamento de Edificações – Projeto de Instalações Mecânicas/Centrais de Gás, a opção pelo Programa de Excelência se deu no sentido de valorizar o conselho. “Eu participei do desenvolvimento de todo o processo do Programa de Excelência, mas ainda não havia tido oportunidade de passar pela certificação. Este momento chegou agora, principalmente porque aumentou muito o interesse pela área na qual atuo”, conta. “A certificação dá maior credibilidade ao trabalho”, reconhece o engenheiro mecânico.

Vânia Canova Silveira, engenheira eletricista atuante há mais de 20 anos será certificada em Planejamento de Edificações – Projetos Elétrico/Telefônico. Ela acredita que a atualização profissional é bem-vinda em qualquer momento. “Os cursos são muito válidos, pois apresentam pontos de vista diferentes que nos ajudam a prestar atenção em alguns detalhes que passam despercebidos no dia a dia”, comenta.

Além dos três maringaenses, o engenheiro civil Paulo Roberto, de Umuarama, receberá o certificado em Planejamento de Edificações – Projetos Estruturais.

Por Juliana Daibert – Textual Comunicação (Regional Maringá) 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *