Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/1744>.
Acesso em 24/07/2021 às 11h53.

Reunião inicia diálogo entre CREA-PR e Corpo de Bombeiros do Paraná

21 de novembro de 2012, às 17h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Durante a reunião oficial do CDER-Colégio de Entidades Regionais do CREA-PR realizada no último dia 6 no plenário do CREA-PR, um encontro marcou o início do diálogo e da aproximação com o Corpo de Bombeiros do Paraná, a fim de tratar assuntos polêmicos em todo Estado com relação à aprovação de projetos.

Para o engenheiro civil e capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná Ivan Fernandes, a expectativa a partir da reunião é bastante positiva, mantendo as boas relações já estabelecidas com o Conselho. “Solicitamos que todas as reivindicações sejam formalizadas em um documento e encaminhadas ao Corpo de Bombeiros pelo CREA-PR, através do CDER. Além disso, sugerimos uma regionalização dessas reuniões, inseridas nas futuras programações das reuniões regionais do CDER”, disse.

“Acredito que pelo CDER possamos estabelecer um eficiente canal de comunicação com o Corpo de Bombeiros do Paraná, ampliando esse canal para que venha a resolver arestas que impeçam o bom funcionamento dos projetos de prevenção de incêndio. Unindo esforços para essa melhoria, o grande beneficiado será nosso cliente final, que é a sociedade”, comentou o coordenador estadual do CDER, engenheiro eletricista e de segurança no trabalho Fauzi Geraix Filho.

“Vejo esse assunto com grande preocupação, mas a reunião serviu para colocarmos ao Corpo de Bombeiros do Paraná as dificuldades encontradas pelos profissionais. Com isso, esperamos um resultado efetivo a partir do encaminhamento das demandas e posterior solução”, resumiu o engenheiro de segurança do trabalho José Luiz de Souza, da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-PR (CEEST), representando todas as demais Câmaras.

FAT – O Corpo de Bombeiros lançou neste ano o FAT (Formulário de Atendimento Técnico), uma das novidades do novo Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, em vigor desde o dia 9 de janeiro de 2012, e que contém questionamentos específicos de terceiros ao Serviço de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (SPCIP). O objetivo é a celeridade e padronização de procedimentos com abrangência em todo o Estado.

“O objetivo da criação do formulário, contido na Norma de Procedimento Administrativo 01, é de estruturar o serviço para sanar dúvidas e possibilitar atendimento mais rápido a consultas sobre o novo código”, explica o capitão Fernandes.

O FAT deve ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas quanto a procedimentos administrativos e técnicos; pedido de revisão e reconsideração de ato praticado pelo serviço de prevenção contra incêndio e pânico, principalmente os contidos nos relatórios e notificações; solicitação de substituição e retificação de certificados, laudos, e outros documentos; solicitação de atualização e retificação de dados do Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico – PSCIP, além de documentos e outras situações a critério do Serviço de Prevenção Contra Incêndio e Pânico.

O formulário está disponível no site do CREA (www.crea-pr.org.br) e do Corpo de Bombeiros (http://www.bombeiros.pr.gov.br/).

 

Por Daniela Licht (Regional Curitiba)


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *