Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/1752>.
Acesso em 24/07/2021 às 12h19.

Fiscalização de laticínios e frigoríficos na região de Londrina

26 de novembro de 2012, às 13h29 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O CREA- PR está realizando neste mês de novembro, em todo o estado, ações de Fiscalização de Empreendimentos em Funcionamento (FEF) com foco em frigoríficos e laticínios.

Na região de Londrina, 68 empresas devem ser vistoriadas por fiscais do Conselho.  Entre os principais itens verificados estão a manutenção de caldeiras, das lagoas de tratamento de efluentes e a correta destinação de resíduos.

Segundo o facilitador da fiscalização no núcleo norte, engenheiro eletricista Rubens Galera Gonzales Junior,  os fiscais do CREA  verificam  nas empresas se há responsáveis técnicos pela manutenção dos equipamentos em questão. “Até o momento, 20% dos relatórios  de fiscalização apontam indícios de irregularidades, ou seja,  não foram identificados os responsáveis técnicos”, comenta. Neste caso, o CREA notifica a empresa, que tem um prazo determinado para apresentar o responsável. Se isso não ocorrer,  será feito então um auto de infração.

Gonzales esclarece que a fiscalização de empreendimentos em funcionamento é de suma importância, tanto  ambiental quanto para a segurança no trabalho. “As caldeiras, por exemplo, têm vapor sob pressão e seu correto funcionamento depende de manutenção periódica obrigatória por um profissional responsável técnico”, destaca. “Do mesmo modo, as lagoas de tratamento precisam estar sob constante supervisão para que não venham a ocorrer problemas como tratamento incorreto dos efluentes”, finaliza o facilitador do CREA.

Por Cristina Luchini – Regional Londrina


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *