Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2012/12/crea-pr-testa-aparelhos-v-pads-para-atendimento-aos-surdos/>.
Acesso em 29/03/2024 às 07h45.

CREA-PR testa aparelhos V-PADs para atendimento aos surdos

17 de dezembro de 2012, às 13h14 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

De dezembro deste ano a fevereiro de 2013, o CREA-PR está em fase de testes o atendimento para surdos por intermediação via vídeo com aparelhos intitulados V-PADs, que faz parte do projeto CAS (Central de Atendimento ao Surdo) desenvolvido pelo Conselho.

O projeto CAS foi apresentado em 2011 no Seminário de Acessibilidade promovido pelo Conselho em Foz do Iguaçu. Instalados na Central de Informações e Regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Cascavel, Apucarana, Londrina, Guarapuava e Maringá, os equipamentos começarão a funcionar efetivamente até o final de dezembro.
O CAS funciona por serviço de intermediação por vídeo realizado com os interpretes da empresa Viável Brasil, com sede em Londrina, representando acessibilidade e comunicação plena tanto para o ouvinte quanto para o surdo (profissional ou leigo) nos assuntos pertinentes ao CREA-PR. A Facilitadora da Central de Informações do CREA-PR, Fabíola Mendes de Oliveira Pinto, fala sobre os benefícios relacionados ao uso desses equipamentos. “Conforme relatório do CONFEA hoje temos 15 profissionais cadastrados no CREA-PR com deficiência auditiva. O uso do aparelho possibilita a igualdade no acesso às informações referentes ao Conselho”, diz Fabíola. “A inovação e iniciativa do CREA-PR devem ser seguidos tanto para empresas quanto por outros órgãos públicos”, recomenda.

Por Daniela Licht (Regional Curitiba)


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *