Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2015/03/artigo-a-engenharia-quimica-e-o-contemporaneo/>.
Acesso em 29/03/2024 às 02h31.

Artigo: a Engenharia Química e o Contemporâneo

17 de março de 2015, às 14h49 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A engenharia química é demandada pela sociedade mundial desde meados do século XIX, fundamentando profissionalmente suas funções na época, a partir das atividades da engenharia mecânica e da química industrial.<;p>

Os surpreendentes resultados desde então foram inúmeros e, atualmente, a resposta das atividades da engenharia química, permeia quase que a totalidade das necessidades da sociedade.

Necessidades na inovação da própria indústria química, na garantia da segurança nutricional, na medicina, na energia e na busca de se promover a educação ambiental via padrões sustentáveis de produção e consumo.

A Engenharia Química há de contribuir para padrões que sigam a lógica no tratamento do tempo de vida útil das matérias primas beneficiadas, propiciando a otimização no uso da água e da energia, à redução em emissões, efluentes e resíduos sólidos

Também deve contribuir sensivelmente para a segurança alimentar e à saúde, assim como no desenvolvimento medicinal de estruturas ortomoleculares e também no desenvolvimento de fontes de energias renováveis e na melhoria contínua na segurança do trabalho e nos direitos do trabalhador

Hoje, principalmente no mundo desenvolvido, grandes corporações vem agregando o engenheiro químico nos seus quadros diretivos em função da diversidade do saber.

Como histórico, no Paraná, em 1924, ocorre a fundação do Curso de química industrial, mantido pelo Instituto de Química do Paraná. Em 1940 houve finalmente o reconhecimento federal do curso de química industrial. Em 20 de setembro de 1950, dia do engenheiro químico, foi fundado o Clube dos Químicos Industriais do Paraná, com sede e foro em Curitiba.

Em 1953 o Curso de Química Industrial foi incorporado pela UFPR e, em 1954, transformado no atual Curso de Engenharia Química. Em 1955 foi alterada a razão social do Clube dos Químicos Industriais, para Associação dos Engenheiros Químicos do Paraná (AEQP), com sede própria em Curitiba já desde então, adquirida com o compartilhamento entre seus associados na época.

A AEQP editou por alguns anos a revista Engenharia e Tecnologia, voltada para a divulgação de trabalhos técnico-científicos de qualidade no campo da engenharia química e correlatos.Nesta época eram comuns as reuniões para estabelecer a convivência entre os profissionais da engenharia química no Paraná, estimulando a pesquisa científica e tecnológica.

Em 2000, a AEQP em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e o Departamento de Engenharia Química da UFPR, promoveu o I Encontro de Asfalto de Curitiba, ocasião em que se oportunizou a atualização e a troca de experiências sobre o assunto, com a participação de profissionais palestrantes de todo o Brasil com experiência em asfalto e pavimentação.

Em 2002, numa promoção conjunta da AEQP e o Departamento de Engenharia Química da UFPR, foi realizado o I Encontro de Engenharia Química do Paraná (I EEQP), oferecendo um espaço para reflexão do papel do profissional da engenharia química na sociedade. Após o I EEQP, já foram realizados o II EEQP em 2005 e o III EEQP em 2007.

A Associação, depois de 64 anos de sua fundação, encontra-se hoje comprometida com um momento especial de retomada de ações, tendo atualizado seu Estatuto Social, com o objetivo fundamental da formação continuada dos engenheiros químicos e da admissão de parceiros institucionais.

A Associação dos Engenheiros Químicos do Paraná, pretende assim sendo, deixar como legado, uma evolução profissional continuada, com inovações tecnológicas, como em todo mundo desenvolvido, contribuindo para a prosperidade do Estado.

O Estado do Paraná e a Engenharia Química do Paraná podem dar este exemplo ao País. Portanto, é essencial buscarmos a inserção do profissional da engenharia química, no contexto do desenvolvimento sustentável da sociedade paranaense

Nós, a Associação dos Engenheiros Químicos do Paraná, as Universidades, as nossas Indústrias e demais colaboradores, podem dar este exemplo de união e lutar pelo bem comum, contribuindo com toda a sociedade, inserindo, aí sim, o Estado do Paraná e o Profissional da Engenharia Química Paranaense, no mundo contemporâneo.

Engenheiro Químico Cláudio Luiz Geromel Barretto – Presidente da Associação dos Engenheiros Químicos do Paraná


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *