Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2015/03/simposio-internacional-reune-especialistas-mundiais-em-reuso-de-agua/>.
Acesso em 28/03/2024 às 18h06.

Simpósio Internacional reúne especialistas mundiais em reúso de água

23 de março de 2015, às 19h08 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O reuso de água, uma das alternativas mais consistentes para enfrentar a crise hídrica que assola o Brasil, será tema de palestras ministradas pelos maiores especialistas mundiais do setor no 2.º Simpósio Internacional de Reúso de Água, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná – ABES-PR nos dias 28 e 29 de abril, na Universidade Positivo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.abesreusodeagua.eco.br

Profissionais das indústrias, de órgãos ambientais e de gestão de recursos hídricos, acadêmicos e a sociedade organizada terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o uso de águas residuais, ou seja, aquelas que foram descartadas após serem utilizadas em diversos processos, como os esgotos doméstico e urbano, a indústria e a agricultura. “O reúso é parte de uma prática de uso racional da água abrangente, que compreende também o controle de perdas e desperdícios e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água”, diz o engenheiro Pedro Luiz Prado Franco, um dos coordenadores do Simpósio e Diretor da ABES-PR.

O evento dá continuidade às discussões iniciadas no 1° Simpósio Internacional de Reúso de Água, realizado em 2012, que teve como temáticas a potencialidade do reúso como instrumento de gestão e suas modalidades. Nesta nova edição, os participantes foram convidados a falar sobre suas experiências relacionadas à regulação para a implementação do reúso de água. Também apresentam casos de sucesso no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca e México. “Neste momento em que o país está em alerta, surgem iniciativas de reúso que vem batendo de frente com o aspecto legal, pois não há leis que regulem a prática”, explica Franco.

A regulação para a viabilização do reúso é tema das palestras da representante da UNESCO e Prêmio Nobel da Paz 2007, Blanca Jiménez Cisneros, que fala sobre a experiência mundial, e do brasileiro Ivanildo Hespanhol, diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água – CIRRA/IRCWR, da Universidade de São Paulo. Um representante da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo – CETESB, onde a crise hídrica emite sinais de alerta para todo o Brasil, discute os desafios para regulação do reúso de água naquele Estado.

Experiências inovadoras

Um panorama da experiência nos Estados Unidos, que há décadas realiza o reúso de água na maior parte de seus estados, incluindo o reúso potável, é tema de palestra do consultor da Environmental Protection Agency – USEPA, James Crook. Chama a atenção também a fala de Marcos Asseburg sobre o programa de reúso de água do Projeto Aquapolo Industrial, formado pela Odebrecht Ambiental e a Sabesp para produzir água de reúso industrial com o objetivo de abastecer o Polo Petroquímico do ABC, em Mauá (SP).

As tecnologias utilizadas para reúso de água são temas de conversa com o especialista em recursos naturais e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Cícero Onofre de Andrade Neto, que fala sobre como a prática pode ser realizada na agricultura. Destaca-se ainda o case sobre o reúso no Vale do Mesquital, no México, que será apresentado pela representante da UNESCO, Blanca Jiménez Cisneros.

O 2º Simpósio Internacional de Reúso de Água é realizado pela ABES-PR, em conjunto com a Universidade Positivo, e tem como parceiro o Consulado Geral da Dinamarca. Entre os apoiadores destacamos: Sanepar, CREA-PR, Peróxidos do Brasil.

Saiba quem são os palestrantes:

Blanca Jiménez Cisneros – diretora da Divisão de Ciências da Água e da Secretaria do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. Natural do México, é graduada em Engenharia Ambiental com especialização em Água pela Universidade Autônoma Metropolitana. Possui Mestrado e Doutorado em Tratamento e Reúso de Água pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA) de Toulouse, França. Foi presidente da International Water Association no México e vice-presidente da Academia Mexicana de Ciências, entre outras funções. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz 2007 por sua participação no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU; o Global Water Award 2010, outorgado pela International Water Association; e o The Royal Order of the Polar Star 2002, concedida pelo Rei da Suécia Carl XVI Gustaf.

Cícero Onofre de Andrade Neto – Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou como consultor para instituições como a Organização das Nações Unidas, a Organização Pan-americana de Saúde, Banco Mundial e empresas de água e esgoto. Representante das universidades brasileiras no Programa Nacional de Pesquisa em Saneamento Básico – PROSAB(1996 a 2010).

Ivanildo Hespanhol – Doutor em Engenharia Sanitária pela UniversityofCalifornia, Berkeley, e em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade de São Paulo e Diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água – CIRRA/IRCWR, da Universidade de São Paulo.

James Crook – Mestre e PhD em Engenharia Ambiental pela University of Cincinnati (EUA), é membro da Comissão Técnica de Elaboração do Guia de Reúso de Água da Environmental Protection Agency – USEPA. É consultor em engenharia ambiental, prestando serviços ao setor público e privado nos Estados Unidos e em outros países.

Marcos Koehler Asseburg – Engenheiro sanitarista pós-graduado em Gestão Ambiental e Administração Geral de Empresas, é diretor de Contrato da Aquapolo Ambiental – formada pela Odebrecht Ambiental e Sabesp para produzir água de reúso industrial com o objetivo de abastecer o Polo Petroquímico do ABC, em Mauá (SP).Foi gerente geral da Parkson do Brasil, atuou como engenheiro comercial na Degremont e como técnico comercial na KHD Humboldt Wedag, entre outras empresas, até ingressar na Organização Odebrecht em 2008.

Mônica Porto – Doutora em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP), é professora da USP e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Exerce o cargo de Diretor Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica – FCTH e Secretária Adjunta da Secretaria de Recursos Hídricos de São Paulo. Foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e diretora da International Water Resources Association.

Programação e inscrições:

http://www.abesreusodeagua.eco.br

Serviço:

2. Simpósio Internacional de Reúso de Água
Data: 28 e 29 de abril de 2015.
Local: Universidade Positivo – Auditório do Bloco Bege (R. Pedro Viriato Parigot de Souza – 5300 – Campo Comprido).

Informações e entrevistas:

Annalice Del Vecchio (assessora de imprensa)
(41) 9929-1777
annaliced@gmail.com


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *