Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2018/09/engenheiros-e-advogados-debatem-importancia-da-manutencao-e-inspecao-predial/>.
Acesso em 28/03/2024 às 16h03.

Engenheiros e advogados debatem importância da manutenção e inspeção predial

26 de setembro de 2018, às 10h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Começa hoje, em Curitiba, com organização da Comissão de Avaliação e Perícia, e promovido pelo Crea-PR, o II Workshop – Manutenção e Inspeção Predial/Danos Ambientais e Legislação. O evento, que acontece durante os dias 26 e 27 deste mês, visa levar ao público conceitos, métodos e a importância da formação profissional especializada nos trabalhos de avaliações e perícias de Engenharia.

“É essencial estarmos num ambiente universitário trazendo um assunto tão importante quanto a manutenção e as inspeções prediais. Diversos acontecimentos recentes em nossa sociedade demonstram a necessidade de termos atitudes preventivas para a segurança e o bem-estar de todos. A Comissão de Avaliação e Perícia do Crea-PR foi muito feliz na escolha dos temas e palestrantes. Espero que todos tenham um excelente evento”, comenta o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

Além da inspeção e segurança predial, o evento abordará a legislação que trata especificamente de meio ambiente, incluindo danos, impactos e valoração pericial de tais ocorrências; além de soluções de conflitos, em quesitos como arbitragem, mediação e solução de litígios.

De acordo com o Coordenador da Câmara de Avaliação e Perícia do Crea-PR, o Engenheiro Civil João Augusto Barão Michelotto, é importante manter constante o debate sobre inspeção e manutenção predial. “Não há uma periodicidade específica estabelecida, o intervalo ideal entre as vistorias é variável conforme idade da edificação, porte e utilização, além de características do ambiente ao qual se encontra exposta. Porém, é necessário que uma periodicidade seja cumprida”, comenta o Engenheiro.

 

Palestras

No dia 26, o Engenheiro Civil Élcio Avelar Maia, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG), apresentará o tema Manutenção de edifícios e inspeção predial. À tarde, Inspeção e avaliação da proteção contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco será o assunto apresentado por Emerson Luiz Baranoski, Engenheiro Civil e major da Reserva do Corpo de Bombeiros – PR.

No dia seguinte, também estarão em pauta danos ambientais e a legislação que envolve o tema. O advogado Ricardo de Oliveira Campelo, da Brotto Campelo Advogados, abordará os aspectos jurídicos da NBR 15575, prazo de garantia na construção civil, responsabilidade civil na cadeia da construção civil, métodos alternativos de soluções de disputas.

Em seguida, o procurador do Ministério Público do Paraná Edson Luiz Peters e o advogado de Direito Ambiental Alessandro Panasolo, do escritório De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, abordarão o tema Danos ambientais, tais como ação civil pública urbana e rural, desmatamento e poluição de cursos d´água.

À tarde, a Engenheira Florestal Tania Magda Matsuno Albino Ramos, do Ibape/PR e Confal Consultoria Florestal Brasileira, falará sobre Valoração de dano ambiental em área de uso restrito/proibido.

Fechando a programação, o Engenheiro Florestal e advogado Marcelo Leoni Schmid, da Index Florestal, abordará o tema Legislação Ambiental.

Voltado a engenheiros, representantes de entidades de classe, membros do CreaJr-PR, coordenadores de cursos de Engenharia e estudantes, o workshop, que será realizado na UniBrasil, é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do nosso site: www.creapr.org.br/eventos.

 

Confira fotos da abertura


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *