Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2018/10/1210-dia-doa-engenheiroa-agronomo-a/>.
Acesso em 29/03/2024 às 05h17.

12/10 Dia do(a) Engenheiro(a) Agrônomo (a)

12 de outubro de 2018, às 7h50 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

É comemorado hoje, em todo o Brasil, o Dia do(a) Engenheiro(a) Agrônomo(a). Acompanhe a carta feita pelo Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, para os profissionais da modalidade. Em seguida, acompanhe o vídeo que finaliza a campanha veiculada desde o dia 08 de outubro em nossas mídias sociais.

 

Fundamentais para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade

 

No dia 12 de Outubro de 1933, o Presidente Getúlio Vargas regulamentava a profissão de Engenheiro Agrônomo, por meio do Decreto 23.196. Esta foi uma grande conquista para uma categoria que representa, atualmente, mais de 17.000 profissionais registrados no Crea-PR.

Nos últimos cinco anos, o crescimento de registros desta modalidade tem sido da ordem de 500 profissionais/ano. Em todo o Paraná, os Engenheiros Agrônomos são os profissionais do sistema Confea/Crea que se apresentam mais uniformemente distribuídos. Dos 399 municípios do Estado, há presença de Engenheiros Agrônomos em 398. Apenas Nova Aliança do Ivaí, cidade com segunda menor população do Estado, não conta com Engenheiros Agrônomos registrados no nosso Conselho. Em todas as demais, eles colorem de verde o Mapa de Registro de Profissionais do Paraná (Livro de Mapas do Crea-PR), desenvolvendo diversas atividades relacionadas à produção agrícola e integrando, com seus conhecimentos e experiências, perspectivas de rendimento e qualidade das culturas, de forma a conservar os recursos naturais e proteger o meio ambiente, a exemplo do uso racional e sustentável do solo e da água, sem descurar-se da segurança e da inoqüidade alimentar.

No Paraná, nossa relação com a Agronomia e suas conquistas é fundamentalmente associada ao desenvolvimento do Estado.  Os profissionais Engenheiros Agrônomos estão presentes em empresas públicas e privadas, gerando e transferindo conhecimentos e práticas para a agropecuária e todas as cadeias produtivas integradas.

Estão nas nossas importantes cooperativas agroindustriais, dando apoio à implantação, inovação e acesso de tecnologias aos cooperados; nos diversos órgãos públicos (SEAB, IAPAR, EMATER, ADAPAR, CODAPAR, EMBRAPA), produzindo tecnologias avançadas para a agricultura, realizando a extensão rural e o controle, certificação e fiscalização da qualidade dos insumos e produtos utilizados e gerados;  nas universidades e institutos de pesquisa, atuando na produção de novos conhecimentos e no importante processo de formação de profissionais de qualidade; e nas empresas de planejamento rural, com ações nos diversos elos da cadeia de produção de insumos agrícolas, seja na produção de tecnologias, ou na assistência durante e após a colheita.

Como paranaense, convivi e aprendi com vários profissionais da Agronomia o significado de muitos conceitos desenvolvidos e aplicados efetivamente na agricultura e agroindústria de nosso Estado. Entre eles, Plantio Direto; Conservação de água e solo por meio de gerenciamento participativo em Microbacias; Plantio em curvas de nível para evitar erosões e direcionar os fluxos das águas e Agricultura de precisão.  Cabe destacar também, que o fértil solo paranaense foi e continua sendo fonte de pesquisas mundialmente reconhecidas, realizadas por Agrônomos atuantes em Institutos de nosso Estado. Cito aqui dois exemplos na cultura da soja: o uso de inseticida biológico (baculovirus) para o controle da lagarta-da-soja, e a fixação biológica de nitrogênio.

O Crea-PR desempenha um importante papel nesta ampla e efetiva participação dos Engenheiros Agrônomos em nossa sociedade, exercendo ações de promotor das condições para o exercício ético da profissão, e de apoio à discussão dos rumos e do aprimoramento das atividades profissionais.

Durante toda esta semana, perguntamos em nossas mídias sociais como as pessoas imaginariam um dia, um ano, uma vida sem feijão, arroz, legumes, soja, milho, algodão ou cana-de-açúcar. Impossível, certo? Pois, por trás de cada uma dessas culturas, está o trabalho de um Engenheiro Agrônomo e de uma Engenheira Agrônoma. Impossível pensar a vida sem eles, agentes fundamentais do desenvolvimento sustentável da nossa sociedade.

 

Em nome do Crea-PR, parabenizo os Engenheiros Agrônomos pelo dia 12 de Outubro.

 

Engenheiro Civil Ricardo Rocha

Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR

 

 

Confira o vídeo sem legenda:

 

 

Confira o vídeo com legenda:


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *