Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2013/04/arborizacao-e-iluminacao-sao-fiscalizadas-pelo-crea-pr-e-entidades-em-cascavel/>.
Acesso em 28/03/2024 às 12h27.

Arborização e iluminação são fiscalizadas pelo CREA-PR e entidades em Cascavel

26 de abril de 2013, às 17h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Fiscalização arbórea em CascavelDepois das calçadas, foi a vez do CREA-PR, em parceria com entidades de classe e prefeitura, fiscalizar o plano de arborização e a iluminação pública no perímetro urbano de Cascavel. A ação ocorreu na quinta-feira (25).
A vistoria envolveu trechos das ruas Carlos de Carvalho e Pernambuco. Um representante da Copel também acompanhou os trabalhos, coordenados pelo engenheiro agrônomo e agente de fiscalização, Ricardo Araújo.
Entre os objetivos, a comitiva, que contou ainda com a participação da Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel, AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel) e Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), observou questões como sanidade da árvore, poda, segurança e interferência na iluminação pública e rede distribuidora.
O engenheiro agrônomo e agente de fiscalização do CREA-PR, Ricardo Araújo explicou que existem vários fatores para serem fiscalizados. “Uma poda feita de maneira errada, por exemplo, pode matar uma árvore. Além disso, árvores velhas podem ser perigos iminentes em temporais, além de atrapalhar na iluminação pública”, disse.
As empresas que realizam a poda, terceirizadas ou não, também serão fiscalizadas nas próximas semanas, para observar se o trabalho é feito de maneira correta.
Também será pedida uma cópia ao Município do plano de arborização – que a prefeitura afirma possuir. Nele devem estar documentadas, por exemplo, a previsão de substituição das árvores inadequadas por outras espécies recomendadas e a previsão de plantio de árvores no passeio público de novos loteamentos.
Segundo o presidente da Areac, Marcos Marcon, é importante verificar se as árvores plantadas são próprias ou impróprias para o meio urbano. “Problemas como afloramento de raízes são comuns e dificultam a mobilidade urbana. Com essa constatação, pode se buscar alternativas para implantar as espécies ideais”, salientou.
Para ele, deve haver uma renovação nas árvores, mas primeiro plantar as novas, esperá-las crescer, e só então derrubar as antigas.
Via Assessoria de Imprensa, a Copel informou que a iniciativa é válida. Ela reforçou o interesse da empresa na arborização pública e afirmou que as equipes que realizam a poda são treinadas e que há um controle de qualidade sobre o trabalho delas.

Fotos Vandré Dubiela

 

fiscaliza arborizacaoilumina crea site2

 

fiscaliza arborizacaoilumina crea site3


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *