Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/20470>.
Acesso em 14/06/2021 às 05h39.

Crea-PR na 4ª Semana de Inovação para Gestão Pública

29 de novembro de 2018, às 17h55 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Encerrou há pouco, em Brasília, a 4a Semana de Inovação para Gestão Pública – “Serviço Público para o futuro”. O evento, que aconteceu durante os dias 26 a 29 deste mês, contou com a presença dos maiores nomes dos cenários nacional e internacional para discutir casos de sucesso na inovação de serviços públicos e para analisar as possibilidades de inovação nos diferentes contextos do Governo. Nesta edição, três membros do Crea-PR participaram do evento: a Agente de apoio no Departamento de Planejamento e Controle Interno – DPLAN, Patricia Moresco, a Gerente do Departamento de Tecnologia da Informação – DTI, Tatiana Breda Ferreira, e o Gerente da Regional Maringá, Eng. Civ. Hélio Xavier Filho.

No escopo da programação havia a aplicação da inovação para geração de valor e os desafios desse cenário de urgente transformação, com foco na promoção da sustentabilidade e da inclusão do cidadão.

Uma das principais questões em pauta no que agora conhecemos como Governo Digital é a necessidade de manter o foco nas necessidades do usuário – no caso, o cidadão. Essa visão é uma evolução do modelo do Governo Eletrônico, que antes era focado nos processos internos do mesmo, e não nos serviços para o público. Esse novo posicionamento é demonstrado com o lançamento oficial da Rede Gov (rede.gov.br), plataforma que vai reunir informações e serviços da administração pública em nível federal, estadual e municipal, e que foi instituída por decreto assinado pelo Presidente da República no início do evento, dia 26.

Na programação do evento, diversas palestras, mesas de debates e oficinas com nomes reconhecidos dos cenários nacional e internacional

Inovação no Crea-PR

A participação do Crea-PR neste evento está alinhada aos objetivos estratégicos da gestão atual, que são focados em inovação. “Temos diversos projetos inovadores em andamento e, mais do que isso, temos trabalhos específicos para promover a cultura da inovação no ambiente interno, com o objetivo principal de gerar valor público e solucionar problemas burocráticos. Esse compartilhamento (no evento) gera aprendizado que nos torna mais capacitados para soluçõesde sucesso”, diz Patrícia Moresco, agente de apoio ao Planejamento e Comunicação Interna.

No ambiente de inovação, recursos de tecnologia da informação são indispensáveis, especialmente quando se fala de recursos digitais. Nesse aspecto, o Crea-PR vem realizando diversos investimentos, já tendo implantado serviços que funcionam totalmente online, como o aplicativo para dispositivos móveis e a certificação digital. A Gerente do Departamento de Tecnologia da Informação do Crea-PR, Tatiana Breda, ressaltou que “esse tipo de evento abre a mente e motiva a fazer melhor. Com os cases, vemos que é possível melhorar os processos,  através de pequenas mudanças que trazem um resultado incrível, desde que estejamos dispostos a mudar”, comenta Tatiama.

Para o Eng. Civ. Helio Xavier Filho, Gerente da Regional Maringá, que também participa do evento, é essencial esse alinhamento da estratégia para que aja uma intensificação nas inovações. “É preciso conhecer mais sobre o tema e sobre as boas práticas nacionais e mundiais. Nossa participação no evento proporciona justamente adquir conhecimento e ser mais assertivos em nosso foco inovador de atuação. São inúmeras experiências, dos mais variados níveis e fontes, que estamos conhecendo aqui.”

Conheça os objetivos estratégicos e acompanhe as ações estratégicas que estão em andamento no Crea-PR.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *