Marca do Crea-PR para impressão

Smart City Expo Curitiba começou hoje

21 de março de 2019, às 17h03


A segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba, começou hoje no Expo Barigüi. O evento, que conta com apoio institucional do Crea-PR (registrados no Conselho tem 20% de desconto nas inscrições) e  é chancelado pela FIRA Barcelona, organizador do Smart City Expo World Congress, está trazendo para a capital paranaense temáticas como ‘Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes’, que trata sobre inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada, centros de monitoramento, robótica, computação em nuvem, startups e empreendedorismo, monitoramento remoto, entre outros assuntos;  ‘Governança em cidades digitais’ com foco em Governo Aberto, tecnologia cívica, estratégias das cidades inteligentes e governança inteligente; ‘Cidades criativas, sustentáveis e humanas’, com a premissa de  debater temas como cidades verdes, engajamento cívico, participação cidadã, economia colaborativa, bem-estar e qualidade de vida e inclusão social e ‘Planejando cidades inovadoras e inclusivas’ com o mote em assuntos como economia circular, gestão de resíduos, energia sustentável, mobilidade sustentável, mudanças climáticas, segurança pública, eficiência de recursos e urbanismo.

O Engenheiro Químico Bolivar Coloma Valverde, mestre em Engenharia Ambiental e Diretor de Meio Ambiente do município de Guayaquil/Colômbia é um dos speakers do evento apresentando o tema Guayaquil, uma cidade moderna e sustentável. Segundo Bolivar, o maior desafio na elaboração de projetos sustentáveis de engenharia está na fase da criação/desenho do projeto que já deve prever que os impactos sociais e ambientais sejam mínimos. “Fornecer soluções que ajudem a melhorar os problemas ambientais das cidades em aspectos como habitação, mobilidade, eficiência energética, entre outros, é a grande contribuição da engenharia para o futuro do planeta”, ressalta Bolivar que destacará em sua apresentação o projeto da Metrovía, que permitiu reduzir o número de ônibus na cidade (com a conseqüente redução de CO2) e contribuir para a mobilidade na mesma.

Exposição

O evento, que vai até amanhã, 21/03, conta também com uma área de exposição com 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras.

O preço dos ingressos é de R$1.500. Estudantes pagam meia entrada mediante comprovação. A compra pode ser efetuada por meio do site oficial do evento, após a realização da inscrição.

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2019

Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2019
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo