Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2013/07/aterro-de-marechal-candido-rondon-atende-criterios-ambientais/>.
Acesso em 28/03/2024 às 09h32.

Aterro de Marechal Cândido Rondon atende critérios ambientais

30 de julho de 2013, às 18h47 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Aterro sanitário de Rondon durante fiscalização do CREA-PRO Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) realizou na segunda-feira, uma Operação de Fiscalização Especializada
no aterro sanitário de Marechal Cândido Rondon, na Costa Oeste paranaense. O trabalho fez parte de uma ação estadual a ser desenvolvida em oito cidades do Paraná.
Participaram da visita técnica os agentes de fiscalização, engenheiro químicos e engenheiros civis do Crea-PR, o conselheiro suplente, engenheiro civil Marcondes da Silva, engenheiro civil Carlos Wild, a gerente regional do Instituto Ambiental do Paraná, Maria Glória Genari Pozzobon. Todos foram recepcionados pelo diretor geral do aterro local, técnico em meio ambiente Jaimer Tasso.
De acordo com o agente de fiscalização do Crea-PR, engenheiro químico Bruno Takemura, a equipe realizou um check list dos critérios a serem atendidos. “Conferimos que a lagoa possui geomembrana impermeabilizante para proteger o solo e as águas subterrâneas e o meio ambiente como um todo”. Os itens verificados estavam condizentes com o que é estabelecido pelas normas ambientais. “Também constatamos que existe drenagem de gases e não há presença de animais”.
A ação também teve a finalidade de conferir o responsável técnico pelo aterro, com atribuição para fazer o monitoramento do uso do espaço. O aterro de Rondon tem como responsável técnico o profissional Jaimer Tasso, que inclusive possui registro no Crea-PR. A licença ambiental também está em dia.
“É uma forma que o Crea-PR tem de reforçar junto à população a necessidade de contar com profissional habilitado para elaborar e executar atividades técnicas que exigem conhecimento especializado, visando garantir segurança, saúde e proteção do meio ambiente”, finaliza Takemura.

 

Texto: Vandré Dubiela (Regional Cascavel)

Foto: Carina Ribeiro/Jornal O Presente


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *