Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/22812

Crea-PR e APEAM realizam 1°Workshop dedicado à fiscalização ambiental

29 de abril de 2019, às 17h27


Começou hoje (29), em Curitiba, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, o 1° Workshop Nacional de Fiscalização e Atribuições na Área Ambiental. O evento, que acontece durante os dias 29 e 30 deste mês, é gratuito e visa a troca de experiências sobre a fiscalização ambiental no Brasil.

Em sua abertura, o evento contou com a participação do Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, o Presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM, Eng. Amb. Helder Nocko, o Presidente da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS e representante do Confea, Eng. Amb. Renato Muzzolon, o Secretário do Desenvolvimento Ambiental e Turismo do Governo do Estado, Eng. Agr. Márcio Nunes, e a representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Eng. Agr. Érica Costa.

Logo após a cerimônia de abertura, ocorreu a palestra magna do dia, ministrada pelo Diretor de Operações e Eventos Críticos do Instituto Mineiro de Gestão de Águas – IGAM, Eng. Amb. Heitor Soares, sobre o caso de Brumadinho/MG e a fiscalização dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraopeba, mostrando uma análise de como foi feito o processo de efetivação de medidas focadas na revitalização ambiental da região.

Diretor de Operações e Eventos Críticos do Instituto Mineiro de Gestão de Águas – IGAM, Eng. Amb. Heitor Soares.

Na sequência o Gerente de Fiscalização do Crea-MG, Eng. Eletric. Nicolau Neder Damasceno, comentou como o Conselho nos últimos meses vêm a cada dia aprimorando suas ações de fiscalização no Estado, principalmente na área ambiental, junto a grande mobilização promovida pelo Confea. “Nós como Creas estamos em constante evolução de nossas fiscalizações. Após um evento trágico como este temos um foco muito maior em rever nossas medidas e aprimorá-las para que fatos como este não venham a acontecer novamente. Inclusive hoje, em Belo Horizonte, estamos promovendo um Workshop focado nesta questão das barragens (assista a live do evento aqui), justamente com o intuito de não só melhorarmos como Crea, mas também auxiliarmos nosso profissional. O Confea também nos concedeu uma grande ajuda neste momento de dificuldade, emitindo uma nota técnica que determinou a intensificação da fiscalização nestes empreendimentos, anexando um check list de atividades que nós deveríamos fiscalizar, o que foi um incremento bem interessante das nas nossas ações, nos dando um norte de o que e como fazer”, comenta o Gerente de Fiscalização do Crea Mineiro.

Gerente de Fiscalização do Crea-MG, Eng. Eletric. Nicolau Neder Damasceno.

Finalizando as palestras do primeiro dia, o Gerente da Regional do Crea-PR, Eng. Civ. Mauricio Bassani, realizou uma apresentação sobre o Sistema Profissional e as ações do Crea-PR quanto as fiscalizações feitas nas áreas ligadas à Engenharia Ambiental. “Tentamos abordar a questão de como o Sistema profissional atua nessas questões ambientais, falando sobre as premissas, políticas de fiscalização como um todo, as específicas para a área ambiental, infrações ao código de ética ligadas à área ambiental, etc. Demos um panorama geral do Conselho para os presentes nesta tarde”, comentou Bassani.

Gerente da Regional do Crea-PR, Eng. Civ. Mauricio Bassani.

Aplicativo de denúncia ambiental

Durante a abertura do evento, a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM – realizou o lançamento do aplicativo especializado em denúncias ambientais. Segundo o Vice-presidente da Entidade de Classe, Eng. Amb. Luiz Guilherme Vieira, o app “Engenharia Ambiental WEB” foi desenvolvido com o objetivo de congregar os profissionais da área, divulgar notícias e legislações sobre o meio ambiente e sistema CONFEA/CREA, possibilitando o registro de denúncias de atuação profissional, e futuramente denúncias ambientais. ” O Aplicativo está presente nas plataformas iOS e Android e é gratuito. Dentro dele teremos fóruns de diferentes temas, onde os profissionais poderão interagir, manifestar suas opiniões, divulgar decisões do sistema e dos órgãos ambientais, dentre outras facilidades. Além disso, a ferramenta de denúncias está vinculada ao sistema de denúncias do Crea-PR, trazendo um novo canal para a população auxiliar no trabalho de Fiscalização do Sistema”, comenta o Eng. Luiz.

 

De acordo com um dos organizadores do evento, o Presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM, Eng. Amb. Helder Nocko, o evento é uma grande oportunidade de profissionais de dentro e de fora do Sistema Confea/Crea aprenderem mais sobre a área ambiental. “Nestes dois dias de evento, vamos abordar a fiscalização e a atribuição na área ambiental , discutindo quem pode fazer o que dentro do Sistema. O intuito do mesmo é mostrar todas as Entidades que realizam alguma ação da área ambiental, por exemplo o Ministério Público, Tribunal de Contas, Policia Civil, Batalhão da Polícia Militar, e o próprio Crea falando das consequências de algumas ações dos Engenheiros para a área ambiental. Tivemos cerca de 300 pessoas inscritas e de 11 estados do Brasil. Esperamos sair com bons encaminhamentos deste evento”, comenta o Presidente da APEAM.

 

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo