Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/23256>.
Acesso em 24/06/2021 às 00h24.

Crea-PR encerra com sucesso etapas preparatórias para o 10º CEP

21 de maio de 2019, às 11h24 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Nos dias 13, 14 e 15 de maio aconteceram as últimas Reuniões Preparatórias Regionais (RPRs) para o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), respectivamente nas cidades de Guarapuava, Pato Branco e Cascavel, encerrando esta etapa no Estado. As Reuniões foram acompanhadas pelo presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, pelo coordenador da Comissão organizadora do 10º CEP, Engenheiro Civil Samir Jorge, e pelo coordenador-adjunto da Comissão, Engenheiro Civil Nilton Batista Prado, além de outros conselheiros do Crea-PR, Inspetores e gerentes regionais.

#pratodosverem Reunião Preparatória Regional em Guarapuava
Reunião Preparatória Regional em Guarapuava

Participaram dessas Reuniões os profissionais e representantes de Entidades de Classe e de Instituições de Ensino. O presidente Ricardo Rocha destacou que “as Reuniões Preparatórias foram muito produtivas, geraram um número grande de propostas, e desta vez a forma de organização foi muito interessante porque preservou na íntegra a ideia dos autores das propostas”. Ele complementa que conseguiu estar presente “nas oito RPRs e percebi uma excelente participação dos nossos profissionais e demais representantes, todos contribuindo para que ocorresse um debate intenso, gerando boas propostas que serão bem discutidas no CEP para depois serem levadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP)”.

Nestas Reuniões foram eleitos os delegados “que terão a grande tarefa de representar cada profissional no CEP, e assim como os demais participantes, poderão se candidatar a delegados paranaenses no CNP”, declara o presidente. Mais uma vez o Crea-PR tomou a frente, sendo o primeiro no país a realizar todas as reuniões preliminares. Além disso, “quero destacar o apoio por meio de convênio com o Conselho Federal, com o presidente Joel Krüger, e com a Mútua, com a diretoria nacional representada pelo Paulo Guimarães e a regional representada pelo Julio Russi, Harlon L. Ferreira e Luiz Eduardo Caron, que nos ajudaram na obtenção dos recursos para realizar as Reuniões Regionais e o nosso Congresso”, disse Ricardo Rocha.

#pratodosverem Coordenador-adjunto Nilton Prado, presidente Ricardo Rocha, coordenador Samir Jorge e o gerente da Regional pato Branco Diogo Colella
Coordenador-adjunto Nilton Prado, presidente Ricardo Rocha, coordenador Samir Jorge e o gerente da Regional Pato Branco, Diogo Colella

Para o Engenheiro Samir Jorge, foi importante a participação em todas as Regionais “pela interação, para conhecer a realidade de cada uma e colaborar nas reuniões, nos colocando à disposição dos profissionais para ouvi-los e apoia-los nas propostas que fizessem”, diz o coordenador. Ele comenta que a grande participação foi fundamental. “A quantidade de reuniões que fizemos, desde a fase das Inspetorias, com a participação de aproximadamente 800 profissionais, seguida da fase das Regionais, foram 43 reuniões, onde tivemos tempo para debater e proporcionar às pessoas a oportunidade de participação”, diz Samir. Para ele, a efetiva participação nos eventos vinculados ao CEP demonstra que “os profissionais estão voltando a participar do Sistema de forma mais concreta e isso é importante, pois estar junto é a melhor forma para aperfeiçoar o Sistema”.

O presidente Ricardo também aproveitou para “parabenizar a Comissão Organizadora do CEP, assim com os gerentes regionais e todos os funcionários, que trabalharam com muito afinco, contribuindo para a realização de todas as Reuniões Preparatórias nas Inspetorias e Regionais, para que elas ocorressem com a participação efetiva dos profissionais, com debate intenso, boas propostas e a escolha de excelentes delegados que vão nos representar”, declara.

Propostas

Nas últimas Reuniões da etapa das Regionais, a maioria das propostas debatidas estava no eixo de Atuação Profissional, em assuntos como a implantação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nacional, salário mínimo profissional, exclusão da existência de visto e implantação do registro nacional, repasse legal de verba pública para as Instituições de Ensino, análise de novos cursos de graduação pelo Conselho, ações ligadas à fiscalização, entre outras. Ao todo, as Regionais aprovaram e irão levar 117 propostas para debate e votação no 10º Congresso Estadual de Profissionais.

#pratodosverem Priorização de propostas na Regional Cascavel
Priorização de propostas na Regional Cascavel

O presidente Rocha comenta que alguns temas são recorrentes e outros são novidades. Entre os mais comentados estão “a discussão da qualidade de ensino, a possibilidade de uma prova para que os egressos sejam registrados no sistema, a discussão sobre Ensino a Distância (EaD), formas de melhorar a fiscalização, algumas propostas em relação à Mutua, na ampliação da disponibilização de recursos e prazos, melhoria na forma de concessão de benefícios aos associados, além de propostas que serão tratadas diretamente no Crea-PR porque são de teor administrativo, sem a necessidade de serem levadas ao CEP”.

O coordenador Engenheiro Samir declara que em relação às propostas, “presenciamos a preocupação com relação à eleição pela internet para o Sistema Confea / Crea; a questão da representatividade de conselheiros pelas Instituições de Ensino, que cresce a medida em que as Instituições se regularizam perante o Conselho; a fiscalização das Instituições para que seus profissionais sejam registrados no Crea, entre outros temas”, diz Samir Jorge.

Regional Guarapuava

#pratodosverem Participantes da Reunião Preparatória Regional de Guarapuava
Participantes da Reunião Preparatória Regional de Guarapuava

Na Regional Guarapuava, no dia 13 de maio, foram discutidas 19 propostas, sendo 12 aprovadas. Foram eleitos dois delegados, profissionais que defenderão as propostas da Regional a nível estadual durante o 10° CEP, o Engenheiro Florestal Clodoaldo Cleverson Goetz e o Engenheiro Civil Roberto Carlos Procópio.

#pratodosverem Presidente Ricardo Rocha com os delegados eleitos em Guarapuava
Presidente Ricardo Rocha com os delegados eleitos em Guarapuava

Regional Pato Branco

#pratodosverem Participantes da Reunião Preparatória Regional em Pato Branco
Participantes da Reunião Preparatória Regional em Pato Branco

Na Regional Pato Branco, no dia 14 de maio, foram discutidas 51 propostas, sendo 12 aprovadas. Foram eleitos dois delegados, profissionais que defenderão as propostas da Regional a nível estadual durante o 10° CEP, a Engenheira Civil Adernanda Paula dos Santos e o Engenheiro Agrônomo Valdemir José Gnoatto.

#pratodosverem Presidente Ricardo Rocha com os delgados eleitos em Pato Branco
Presidente Ricardo Rocha com os delgados eleitos em Pato Branco

Regional Cascavel

Na Regional Cascavel, no dia 15 de maio, foram discutidas 22 propostas, sendo 16 aprovadas. Foram eleitos dois delegados, profissionais que defenderão as propostas da Regional a nível estadual durante o 10° CEP, o Engenheiro Civil Anderson Lovera e o Engenheiro Civil Claiton Schlindwein.

#pratodosverem Presidente Ricardo Rocha com os delgados eleitos em Cascavel
Presidente Ricardo Rocha com os delgados eleitos em Cascavel

Reuniões Preparatórias, 10º CEP e 10º CNP

O Congresso Estadual acontece a cada três anos, seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais oportunidades de espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. Neste ano foram definidos os eixos de propostas: Inovações Tecnológicas, Recursos Naturais, Infraestrutura, Atuação Profissional e Atuação das empresas de Engenharia. No Paraná, de 11 de fevereiro a 21 de março aconteceram as Reuniões Preparatórias nas Inspetorias (RPIs), onde foram escolhidas as propostas para serem levadas às Regionais, assim como eleitos os delegados representantes.

Nas Preparatórias Regionais (RPRs), que aconteceram de 20 de março a 15 de maio nas oito Regionais do Crea-PR, foram debatidas as propostas definidas nas Inspetorias, e votadas para que sejam levadas ao debate estadual. Da mesma forma, nestas reuniões foram eleitos os delegados para representar cada região na etapa estadual.

O 10º CEP acontecerá em Foz do Iguaçu nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto de 2019. Nessa etapa ocorre a apresentação e aprovação das propostas que foram previamente analisadas nas RPIs e RPRs. Poderão participar do 10º CEP, com direito a voz e voto, os profissionais registrados ou com visto no Crea-PR, em dia com a anuidade de 2018 e que não tenham infração ao Código de Ética profissional nos últimos cinco anos da data de abertura do CEP. As propostas aprovadas no CEP seguem então para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais, onde são reunidas todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal, submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o país. O 10º CNP acontecerá em Palmas, Tocantins, nos dias 19 a 21 de setembro de 2019, organizado pela Comissão Organizadora Nacional – CON, do Confea.

Veja mais informações: https://www.crea-pr.org.br/10cep/


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *