Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/23269>.
Acesso em 24/06/2021 às 00h41.

Crea-PR realiza palestras sobre Novo Sistema de ART nas Regionais

21 de maio de 2019, às 17h15 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Desde o dia 13 de maio estão sendo realizadas nas Regionais do Crea-PR palestras sobre o Novo Sistema de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que será implantado a partir de agosto no Paraná. A mudança atende à legislação e ao padrão estabelecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) por meio da Tabela de Obras e Serviços (TOS). Além disso é uma atualização tecnológica, pois oferecerá aos profissionais maior facilidade e objetividade no preenchimento, além de ser responsivo a dispositivos móveis como celulares e tablets.

A padronização dos códigos de preenchimento da ART já é uma demanda antiga dos profissionais do Sistema Confea/Crea. Em 2018 foi aprovada pelo Confea a TOS Nacional, que substituirá as tabelas específicas utilizadas nos Conselhos Regionais em todo o país. “Com a implantação do novo sistema conforme a TOS Nacional, os profissionais e empresas terão o mesmo tipo de registro no país inteiro, com a mesma nomenclatura para as atividades de obras e serviços”, explica o Presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha. Outra vantagem apontada por ele é obter um registro mais adequado das atividades e possibilitar que as competências dos profissionais estejam associadas ao conjunto de atividades descritas na TOS.

#pratodosverem Palestra sobre novo sistema ART na Regional Londrina, onde foram feitas duas etapas para se adequar ao horário dos interessados
Palestra sobre novo sistema ART na Regional Londrina, onde foram feitas duas etapas para se adequar ao horário dos interessados

Para que os profissionais e representantes de empresas já tenham contato com as mudanças, durante os últimos dias foram realizadas palestras nas Regionais Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Curitiba, Londrina e Maringá, pelo Coordenador do Grupo Permanente de Avaliação do Sistema de Registro e Controle de ART, Gerente da Regional Ponta Grossa do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Vander Della Coletta Moreno. Esta é uma oportunidade para os profissionais começarem a esclarecer as dúvidas e darem sugestões para que se verifique a possibilidade de implantação até o lançamento do novo sistema em agosto. Em Guarapuava, por exemplo, conforme conta o Gerente Regional Engenheiro Eletricista Thyago Giroldo Nalim, “houve perguntas em relação às questões operacionais de preenchimento e inserção dos dados, além de contribuições como a ideia de um banco de dados que possibilite a consulta de contraentes, e a possibilidade de utilização de uma ART preenchida como modelo para o preenchimento de novas ARTs”.

#pratodosverem Palestra sobre novo sistema ART na Regional Cascavel
Palestra sobre novo sistema ART na Regional Cascavel

Em Cascavel, segundo o Gerente Regional Engenheiro Civil Geraldo Canci, participaram mais de 70 pessoas, que também fizeram perguntas sobre as questões técnicas de preenchimento.

#pratodosverem Palestra realizada em Maringá com o auditório cheio
Palestra realizada em Maringá com o auditório cheio
#pratodosverem Palestra sobre ART em Apucarana com grande participação de profissionais
Palestra sobre ART em Apucarana com grande participação de profissionais

Confira a próxima:

27/05 – Ponta Grossa – 15h às 17h – Av. João Manoel dos Santos Ribas, 370.

Como funciona a TOS Nacional

A TOS Nacional estabeleceu uma listagem das atividades e seus campos de atuação. No sistema estarão 46 grupos de atuação, 70 Subgrupos, 256 Obras e Serviços e 3.591 complementos. “Durante o preenchimento da ART, o profissional vai filtrar as informações até chegar à definição que melhor caracterizará as atividades descritas no contrato de execução de obras ou prestação de serviços técnicos”, diz o Gerente Vander Moreno.

Outras mudanças

A mudança no sistema de ART traz também alterações em outros processos e serviços do Crea-PR, como por exemplo a emissão de Certidão de Acervo Técnico (CAT), que passará a ser totalmente digital. Portanto, para os profissionais que solicitam emissão da CAT haverá um período de transição, com a posterior suspensão de alguns serviços, que não serão mais necessários com a digitalização total da Certidão. Confira as datas e fique atento.

Cronograma de suspensão dos Serviços de ART – período de transição

Serviço

Data bloqueio Alternativa

Análise de ART baixada

31/07/2019 Profissional solicita CAT via balcão
Retificação de ART

06/08/2019

Caso tenha urgência, o profissional substitui a ART
CAT online com registro de atestado 29/07/2019 Somente será possível emissão de CAT Online com registro de atestado via balcão
CAT online com registro de atestado 10/05/2019

Nas solicitações de CAT online a partir desta data, o profissional terá que declarar ciência de que o registro do  atestado deverá ocorrer até o dia 09/08/2019

 

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *