Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2013/08/conservacao-de-solo-e-agua-pauta-congresso-em-cascavel/>.
Acesso em 28/03/2024 às 18h31.

Conservação de solo e água pauta Congresso em Cascavel

29 de agosto de 2013, às 18h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

 alt

 

 

O CREA-PR apoia a realização do Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, que acontece de 28 a 30 de agosto, no Centro de Eventos, em Cascavel.

Promovido pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAP) em conjunto com a Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (AREAC), o maior evento da Agronomia paranaense tem como tema principal “Rediscutindo o manejo e conservação do solo e da água” e registra até o momento a participação de cerca de 350 profissionais.

“A discussão do assunto é muito relevante, em virtude do Estado ter começado novamente a apresentar problemas na área de conservação de solos. Assim, nada mais apropriado que os agrônomos debaterem o tema, tendo em vista que são estes os profissionais que possuem competência e atribuição para atuar sobre essa questão”, diz o presidente da AREAC, engenheiro agrônomo Marcos Roberto Marcon.

“Há algum tempo os engenheiros vêm se reorganizando para definir suas propostas para o século XXI e elegemos como prioridade a retomada do programa de manejo integrado do solo e da água, concebido pela Federação nos anos 80 e que tornou o Paraná um modelo para o mundo. A proposta é de retomar esse trabalho, que está sendo encabeçado pela AREARC no formato de um Congresso com uma programação de excelência”, explica o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e vice-presidente para Região Sul da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, engenheiro agrônomo Luiz Antonio Correa Lucchesi. “Ao final do evento, elaboraremos a Carta de Cascavel, documento com o posicionamento oficial da categoria em seu evento máximo, a ser entregue aos órgãos públicos estaduais e federais para que este recurso renovável não seja degradado nem perdido”, avisa.

Para o superintendente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Celso Roberto Ritter, trata-se de um congresso oportuno, uma vez que o momento pede a rediscussão do papel do engenheiro agrônomo na questão do solo e da água no processo produtivo. “A ação da agricultura no dia a dia tem grande impacto no solo e na água, por isso é fundamental a inserção do engenheiro agrônomo nesse processo, para que ele aconteça com sustentabilidade”, explica Ritter, que proferiu palestra no Congresso nesta quinta-feira, intitulada “Responsabilidade do profissional na ocorrência de danos contra terceiros”.

“A base da discussão do Congresso, que é a conservação do solo e água, é um ponto muito importante, tendo em vista que o Paraná já foi líder em conservação e o assunto foi esquecido por muito tempo. Agora, chegamos à conclusão que temos que voltar 20 anos e recuperar o que deixou de ser feito”, acrescenta o chefe de gabinete do CREA-PR, engenheiro agrônomo Alfredo Raeder. “Destaco a presença de jovens acompanhando o Congresso, o que será muito importante para conscientizar estes futuros profissionais a entender e trabalhar com o tema”. Mais informações e a programação completa no site http://www.areac.org.br/congresso/

 

Por Daniela Licht (Regional Curitiba)


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *