Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/23631

Crea e SEAB firmam parceria

4 de junho de 2019, às 22h33


Nesta terça-feira (04), foi firmado um convênio entre o Crea-PR e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná – SEAB – com o objetivo de cooperação mútua entre os órgãos nas áreas de supervisão, fiscalização, cooperação técnica e administrativa, desenvolvimento gerencial, troca de informações/dados e desenvolvimento de sistemas informatizados que possibilitem a geração de dados e relatórios automatizados.

“A reunião foi bastante proveitosa pois, além da discussão de convênios, intercâmbios e parcerias, reafirmamos o interesse do Crea-PR em trocar dados e informações colaborando, em especial, com o Governo Atual, que tem sido um grande parceiro na busca de inovações e agilidade. Pensando nisso, firmamos este termo de cooperação que, como primeira ação, teve o desenvolvimento de um Sistema que será de grande ajuda na melhora dos processos da SEAB. Essa é a primeira ação de várias que estão previstas no contrato recém assinado”, comenta o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

O Software criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação – DTI – do Crea-PR, visa controlar o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural – PSR. Ele tem como objetivo auxiliar a SEAB na organização, aprovação e distribuição de subsídios do Governo Estadual para as apólices de seguro dos produtores rurais. Somente no ano de 2018, foram aproximadamente R$ 10 milhões de auxilio cedido aos produtores.

Números de 2018

Segundo o desenvolvedor deste Sistema, o Eng. Cart. Giovani Castoldi, responsável pela área de Tecnologia e Geoprocessamento do Crea-PR, o Sistema trará agilidade e segurança para o dia a dia da Secretaria. “Normalmente este processo de envio da solicitação de cobertura da apólice até a aprovação por parte da SEAB, chegava a durar três dias. Agora, com essa informatização do processo, ele chega a durar 5 minutos. Além disso, toda a questão de segurança foi melhorada, auxiliando também na minimização de erros. O que antes era feito em planilhas com milhares de linhas, hoje é realizado através de um apertar de botão”, comenta Giovani.

O processo de cobertura de apólices serve para auxiliar os produtores rurais na garantia da segurança de suas lavouras. Essa solicitação pode ser feita tanto para o Governo Federal, quanto pelo Governo Estadual, a diferença são as porcentagens que os órgãos oferecem aos produtores, 50% e 20%, respectivamente. Por exemplo, se um produtor, com sua safra atual avaliada em R$10 mil, deseja fazer um seguro da mesma, o Governo pode subsidiar até 70% deste valor, fazendo com que o agricultor arque com os 30% restantes.

Além de ser benéfico aos produtores e a Secretaria, o programa será de suma importância para o Conselho, pois essa informatização das áreas rurais auxiliará na fiscalização do Crea-PR. “Com essa junção com a SEAB, nós possuímos agora uma grande massa de dados sobre a área rural, o que não possuíamos antes e sempre foi uma dificuldade nossa de conseguir esses dados. Com essas novas informações, nós podemos saber onde, o que e quem está plantando no Paraná, isso será importantíssimo para a melhora da fiscalização”, enfatiza o Presidente do Crea-PR.

Confira as fotos da assinatura:

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo