Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/23661

Hackathon de Fiscalização é o primeiro entre os Creas do Brasil

6 de junho de 2019, às 11h49


O pré-lançamento do 1º Hackathon de Fiscalização do Crea-PR (Hackathon do Sistema) ocorreu na noite de quarta-feira (05). A maratona de 30 horas será realizada entre os dias 17 e 18 de agosto, porém, a competição iniciará um mês antes para que as equipes conheçam os processos fiscalizatórios do Crea-PR. As inscrições começam no dia 20 de junho pelo site do evento e do Pré-Hackathon, no dia 7 de julho. A organização é feita pela Aprogeo – Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná -, e conta com a parceria da Unicesumar. Durante o evento da quarta-feira, foi assinado o Termo de Fomento entre a Entidade de Classe e o Conselho paranaense para realização do Hackathon do Sistema. É a primeira vez, em todo o Brasil, que uma competição do tipo será realizada. A maratona marca os 85 anos do Crea-PR.

Com o tema: “Fiscalização Inovadora, Sociedade Segura”, a maratona de Maringá surgiu da busca por processos mais ágeis e soluções inovadoras que usam a tecnologia com foco na elevação da produtividade. A estimativa de participação é de 100 profissionais das Engenharias e acadêmicos das áreas de tecnologia. A partir de 30 dias antes da etapa final do evento, as equipes selecionadas poderão conhecer, estudar e criar soluções de melhoria do sistema de fiscalização do órgão, que resultem em maior produtividade e segurança à população.

O Presidente da Aprogeo, Geo. Jorge Campelo, reforça que as soluções tecnológicas criadas terão que resolver os problemas e desafios do dia a dia da equipe de fiscalização do Crea-PR, melhorando a produtividade e assertividade das fiscalizações. Ele destaca que a maratona não será simples. “Os inscritos terão que identificar e sistematizar o problema, antes de iniciar as criações dos produtos finais”, diz. Ainda, segundo ele, a dinâmica será dividida em partes. “As equipes de fiscais do Crea-PR estão construindo o entendimento do que seriam as principais dificuldades do órgão utilizando as metodologias Brainstorm e Gripe Jam. Este entendimento será exposto por meio de vídeos que mostrarão o problema estudado, tudo sob mentoria de quatro profissionais especialistas em hackathons”, conclui.

Para o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha Oliveira, como o órgão cobra inovação dos órgãos públicos, também tem que dar exemplo. “Temos várias outras iniciativas neste sentido. Cito uma delas: desde 2018, todos os processos do Conselho são digitalizados, assim eu despacho documentos de qualquer lugar do Estado. Além da agilidade, a medida também trouxe economia de papel e impressão”, destaca.

 

Confira algumas fotos do lançamento

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo