Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/23943

Consulta pública para Edital de Chamamento 2020 está disponível

19 de junho de 2019, às 13h58


Todas as vezes que o Crea-PR apresenta em nível nacional os números alcançados com os Editais de Chamamento que realiza, a surpresa e reconhecimento dos demais Creas do Brasil é certeira. Somos o Crea que mais repassa recursos as suas Entidades por meio dos Editais.

Esse mérito é resultado de três fatores principais: a criação de um programa, também único no país, que apoia as Entidades em todas as etapas que envolvem o Edital e também na gestão dos recursos conquistados; uma equipe técnica altamente preparada para orientar o desenvolvimento das propostas e analisar as mesmas; e a confiança das Entidades de Classe do Estado que veem em todo o processo ética, lisura e eficiência.

Os números consolidados desde o lançamento do primeiro Edital em 2017 são realmente expressivos. Estamos falando de 490 atividades realizadas como cursos (288), eventos estaduais (30) e revistas (38) e 43 Entidades de Classe contempladas.

Na última sexta-feira, 14/06, teve início a Consulta Pública para o Edital de Chamamento de 2020. Ou seja, as propostas para serem executadas no primeiro semestre de 2020, já são analisadas este ano (no período de setembro a novembro) por uma Comissão Técnica de Seleção especialmente formada para este processo.

A Comissão Técnica de Seleção dos Editais de Chamamento é formada por um Presidente representante das Entidades de Classe, um Vice-Presidente que representa os Conselheiros, um Secretário representante do Colégio de Instituições de Ensino, e demais membros representando a regional de Curitiba, o DEFIS – Departamento de Fiscalização – o DAT – Departamento de Assessorias Técnicas. “Cada um dos representantes é escolhido pela Administração Superior do Crea e não pode ter ocupado cargos diretivos nas Entidades de Classe nos últimos 5 anos”, explica o Engenheiro Mecânico Silmar Von Der Brocke, Presidente da Comissão Técnica de Seleção que avaliará os Editais de 2020.

Para Brocke, os Editais de Chamamento são uma grande oportunidade para proporcionar, com maior facilidade, o desenvolvimento e fortalecimento das Entidades de Classe, permitindo que elas se planejem a médio e longo prazo e atendam as demandas de seus associados. “Quando avaliamos um projeto apresentando para concorrer ao Edital temos que atentar para a legalidade, economicidade e razoabilidade , características de todo o serviço público. As Associações, por sua vez, devem ter em mente que o Crea-PR está delegando estas atividades, portanto, os parâmetros envolvidos nos projetos não devem superar àqueles pagos pelo Crea, e nem se sobrepor às atividades que lhes são exclusivas”, explica Silmar Brocke.

O Presidente da Comissão Técnica de Seleção destaca também que o processo de avaliação é feito com base em uma planilha publicada no próprio Edital, onde cada item tem um peso, e conta com o assessoramento do Departamento Jurídico e do Departamento Contábil do Crea-PR, conforme preceitua a Lei 13.019/2014. “Em nossas reuniões de avaliação geramos amplas discussões sobre cada item avaliado, até chegarmos a um consenso comum de validação”.

Para o Presidente da AEACG – Associação Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais – Engenheiro Agrônomo Rulian Bernardi Berger, as ações que eles realizaram por meio dos projetos executados via Editais de Chamamento, foram essenciais para a reestruturação da Entidade. “As Associações funcionam como uma empresa com processos administrativos, operacionais, de recursos humanos, entre outros. O apoio que o Crea-PR nos dá via PROEC (Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe) desde o início do lançamento de um Edital, até a gestão dos recursos, é essencial para a nossa sustentabilidade e melhoria contínua. Tenho aprendido muito e só tenho que reconhecer e agradecer ao Crea-PR”, diz Rulian.

A consulta pública do Edital de Chamamento para 2020 está disponível e as contribuições podem ser enviadas por meio da ferramenta “Fale Direto”, disponível no acesso restrito das Entidades de Classe, ou através do endereço eletrônico fomento@crea-pr.org.br

Cronograma de implantação do Edital 

Minuta do Edital 

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo