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Crea-PR completa um ano de SEI com mais de 9 mil processos tramitados

8 de julho de 2019, às 11h04


O Processo Eletrônico SEI – Sistema Eletrônico de Informações – é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos com interface simples e prática para realização de trabalhos. Dentre as principais características do procedimento estão a abdicação do papel como suporte físico para documentos institucionais e a agilidade para tramitação de processos, diminuindo assim a utilização de papel e da burocracia, promovendo a eficiência administrativa.

A adoção de sistemas digitais para a produção de documentos é tendência em expansão na administração pública brasileira e está prevista no Decreto n.º 8.539 da Presidência da República de 8 de outubro de 2015. O SEI é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PEN proporciona a integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do Governo Federal e possibilita melhorias no desempenho dos processos da Administração Pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência e satisfação do público usuário e redução de custos.

Dentre 45 tipos de processos tratados pelo Crea-PR (9094 neste 1° ano), estão: editais de chamamento público, cessões, adesões, processos de licitação, recebimento e envio de documentos oficiais ao Confea e Ministério Público, registros de câmara, inscrições de anuidade e, agora, a partir do mês de julho, um novo procedimento do Conselho entra no SEI: as fiscalizações. A partir do dia 1° os processos fiscalizatórios serão 100% digitais, ou seja, processos totalmente virtuais e com menos burocracia.

Confia algumas funcionalidades do SEI

Portabilidade: 100% Web e pode ser acessado por meio dos principais navegadores do mercado: Internet Explorer, Firefox e Google Chrome;

Acesso Remoto: em razão da portabilidade já mencionada, pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais (Windows, Linux, IOS da Apple e Android do Google). Isto possibilita que os usuários trabalhem a distância;

Acesso de usuários externos: gerencia o acesso de usuários externos aos expedientes administrativos que lhes digam respeito, permitindo que tomem conhecimento do teor do processo e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos;

Controle de nível de acesso: gerencia a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos;

Tramitação em múltiplas unidades: incorpora novo conceito de processo eletrônico, que rompe com a tradicional tramitação linear, inerente à limitação física do papel. Deste modo, várias unidades podem ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestar-se no mesmo expediente administrativo, sempre que os atos sejam autônomos entre si;

Funcionalidades específicas: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros;

 

Fonte:  http://www.planejamento.gov.br/pensei/vantagens e Ministério da Saúde

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