Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/24447

Crea-PR presta apoio a ação da APEAM com relação a concurso da SEDEST

12 de julho de 2019, às 15h23


Ocorreu na noite desta última quinta-feira (11), em Curitiba, uma reunião promovida pela Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM – sobre o concurso público que será aberto pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – SEDEST. O encontro, que reuniu profissionais Engenheiros de diversas cidades do Paraná (Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Maringá, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu e Londrina), teve como objetivo discutir o edital da SEDEST no âmbito da Engenharia Ambiental.

De acordo com o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, os profissionais tem claramente dois pontos de reivindicação que foram amplamente apoiados pelo Conselho. “Foi uma reunião de extrema importância para os profissionais da Engenharia Ambiental. O que foi solicitado e discutido hoje, e que o Crea-PR está apoiando, é, primeiramente, que o Estado realize uma definição do que é a carreira do Eng. Amb., para que assim sejam feitos mais concursos públicos focados na área; já o segundo ponto debatido envolve aumento do número de Engenheiros Ambientais por concursos, que hoje é muito baixo. O Crea-PR se coloca como parceiro dessa luta dos Eng. Amb., da APEAM e de todas as Associações ligadas a essa modalidade no Estado do Paraná. Colocamos nossos meios de comunicação e nossa assessoria parlamentar à disposição. Somando nossas forças, podemos trabalhar para uma Engenharia Ambiental mais forte e justa”, comenta o Presidente Ricardo.

Segundo um dos organizadores da Reunião, o Presidente da APEAM, Eng. Amb. Helder Nocko, é inaceitável que um concurso promovido por uma Secretaria de Desenvolvimento Sustentável não possua uma quantidade mínima de representatividade de Eng. Amb. “Realizamos essa ação visando garantir que o concurso da SEDEST contenha um número de vagas justo perante a importância desta categoria. Para isso, organizamos um conjunto de todas as nossas associações de Engenheiros Ambientais no Estado, objetivando realizar uma ação política para garantir que a nossa função passe a ser mais presente dentro do Estado. Hoje, ela praticamente inexiste”, enfatiza Helder.

Ao final da reunião, Helder agradeceu o apoio do Conselho e ainda elucidou quais serão as principais ações, baseado no que foi discutido, que esta Frente colocará em prática. “Iremos fazer uma Ação Parlamentar junto aos Deputados Estaduais do Paraná, para que, com o apoio deles, possamos conseguir convencer o poder executivo, principalmente a casa civil, da importância dessa função de Eng. Amb. dentro de cargos no Estado. Tentaremos mostrar aos Deputados de diversas regiões do Paraná que, por falta de pessoal especializado, o desenvolvimento do Estado está sendo freado pela questão ambiental. Hoje não há pessoas suficientes para avaliar os estudos e as demandas do setor nas áreas de licenciamento ambiental, monitoramento ambiental, fiscalização, políticas ambientais, outorgas de recursos hídricos, e demais atividades ligadas aos Eng. Amb. Isso faz com que os investimentos aqui no Paraná sejam desencorajados”, pontua Helder sobre a importância da modalidade para o desenvolvimento.

Ações

Ação 01 – Sexta 19/06

O Assessor Parlamentar do Crea-PR, Eng. Civ. Euclesio Manoel Finatti, e o Gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eng. Civ. Mauricio Bassani, acompanharam os representantes da Associação Parananense de Engenheiros Ambientais – APEAM, Presidente Eng. Amb. Helder Nocko, o Gerente Eng. Amb. Guilherme Geronasso, e Vice o Luiz Vieira, em uma série de ações em buscar de apoio à demanda.

Confira os locais visitados ⬇️

➡️SEAP – Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
Na SEAP os representantes do Crea e da APEAM encontraram-se com o Diretor-geral do órgão, Bráulio Cesco Fleury, e com o Diretor do departamento de recursos humanos, Luiz Gustavo Sulek Castilho. Nesta reunião foram apresentadas e discutidas as formas de agilizar o processo, considerado viável pela secretaria, desde que o procedimento siga o rito formal correto.

➡️Gabinete do Deputado Federal Reinhold Stephanes Junior.
Os Engenheiros foram recebidos pelo deputado Reinhold Stephanes, o qual se dispôs a apoiar a demanda e acompanhar o desenvolvimento das ações.

➡️Gabinete do Superintendente Executivo do PARANÁCIDADE.
Ao final da série de reuniões, o atual Superintendente e Presidente de Gestão Anterior do Crea-PR (2006-2011), Eng. Agr. Álvaro Cabrini, também demonstrou apoio à causa dos Eng. Amb.

Ação 02 – Sexta 23/06

O Vice-presidente do Crea-PR, Eng. Eletric. Fernando Garla, e o Gerente da Regional Londrina do Crea-PR, Eng. Eletric. Edgar Tsuzuki, acompanharam os representantes da Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais – ANPEA, Presidente Eng. Amb. Rafael Ciciliato, 2º Secretário Eng. Amb. Marcos Rodrigues, 1ª Tesoureira Eng. Amb. Amanda Jacob, na continuação das ações em busca de apoio à demanda dos Engenheiros Ambientais do estado, um desdobramento da recente reunião da APEAM (saiba mais: http://bit.ly/CreaeAPEAM).

Confira a visita de hoje ⬇️

➡️Gabinete do Deputado Estadual Tercílio Turini,

De antemão, o Deputado se dispôs a ajudar e apoiar a demanda, além de acompanhar o desenvolvimento das ações no que compete as suas responsabilidades.

 

Ação 03 – Sexta 19/06

O Assessor Parlamentar do Crea-PR, Eng. Civ. Euclesio Manoel Finatti, acompanhou os representantes da Associação Parananense de Engenheiros Ambientais – APEAM, Presidente Eng. Amb. Helder Nocko, o e Vice o Luiz Vieira, em uma série de ações em buscar de apoio à demanda.

Confira os locais visitados ⬇️

➡️ Gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná – ASSEMP.
Os Engenheiros estiveram presentes no gabinete do Político Ademar Traiano para solicitar apoio à pauta.

➡️Gabinete do 1° Secretário da ASSEMP.
Os Engenheiros foram recebidos pelo Politico Luiz Cláudio Romanelli e solicitaram apoio às ações.

Ambos demonstraram-se favoráveis às pautas da APEAM.

Ação 04 – Quarta 31/08

Estiveram presentes, representando a ANPEA, em reunião com o Deputado do Carmo, no município de Maringá, o presidente, Eng. Amb. Rafael Ciciliato, 2º Secretário Eng. Amb. Marcos Rodrigues e Suplente Eng. Amb. Danilo Gatto.

Essa foi outra reunião para apresentar ao Deputado, o Manifesto da @APEAM – Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais, sobre a Inclusão da Função Engenheiro(a) Ambiental no Quadro Próprio de Profissionais do Poder Executivo do Estado do Paraná (QPPE).

O Deputado se demonstrou entusiasmado com o nosso contato, e confirmou seu apoio a ação e ao acompanhamento das atividades no que compete as suas responsabilidades.

 

Confira fotos da reunião inicial: 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo