Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/24763

10º Congresso Estadual de Profissionais inicia em Foz do Iguaçu com mais de 300 participantes

31 de julho de 2019, às 19h28


Serão três dias de debates e propostas de mudanças no Sistema Profissional

 

Na tarde desta quarta-feira, dia 31 de julho, aconteceu a abertura do 10º Congresso Estadual de Profissionais do Paraná, realizado pelo Crea-PR em Foz do Iguaçu, com apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. O evento é realizado a cada três anos, seguido da etapa nacional, que este ano será realizada em setembro em Palmas (TO). Com o tema geral ‘Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional’, o evento tem o objetivo de avaliar, debater e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, com a participação de profissionais das áreas afetas ao Sistema Confea/Crea, com benefícios ao desenvolvimento nacional, além de maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

No dispositivo de honra da solenidade estavam o Presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, o Presidente do Confea e Presidente de gestão anterior do Crea-PR, Engenheiro Civil Joel Krüger, representando o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, o Secretário Municipal de Planejamento e Captação de Recursos, Engenheiro Eletricista Elsidio Emílio Cavalcante, o Presidente da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais, Engenheiro Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, representando o Plenário do Crea-PR, a Coordenadora do Comitê Mulheres, Conselheira Engenheira Agrônoma Daniela Alves dos Santos, o Coordenador da Comissão Organizadora Regional do 10º CEP, Engenheiro Civil Samir Jorge, e representando todos os Colégios, o Coordenador regional do Colégio de Entidades de Classe (CDER), Geógrafo Danilo Giampietro Serrano.

Importância da participação dos profissionais e a defesa do Sistema Profissional em destaque

Presidente do Crea-PR engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira

O Presidente Ricardo disse ser uma enorme satisfação receber os congressistas, agradeceu os apoios do Confea e da Mútua, e falou da importância da participação do Comitê Mulheres. Dirigindo-se ao Coordenador Samir Jorge, agradeceu a toda a Comissão Organizadora do 10º CEP pelo “excelente trabalho e esforço, realizando as preparatórias nas 35 Inspetorias do Crea-PR e depois nas oito Regionais, culminando com esse evento que traz as propostas de profissionais de todas as regiões do Estado”. O Presidente lembrou ainda de todos os coordenadores dos Congressos anteriores, que contribuíram para essa história de sucesso até chegar neste ano. E afirma: “tenho certeza que teremos um bom Congresso, tivemos as propostas muito bem elencadas para dar cada vez mais qualidade ao Sistema e pela defesa deste Sistema e de nossos profissionais, pois os Conselhos têm papel estratégico para nossas profissões e para a defesa da sociedade”. Para Rocha, “este evento mostra que as sugestões pela melhoria do Sistema vem das bases, dos profissionais de todas as regiões do Estado”.

Presidente do Confea engenheiro civil Joel Krüger em defesa do Sistema Profissional

O Presidente Joel Krüger disse que “esses Congressos Estaduais são uma fase importante da organização para que se chegue no Congresso Nacional preparado para discutir as estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o desenvolvimento nacional”. Ele ainda completa que “vivemos um momento delicado para o Sistema Confea/Crea e Mútua e para todos os Conselhos Profissionais, pelo interesse na desregulamentação das profissões, nociva aos interesses, à soberania e ao desenvolvimento nacional, e na flexibilização da entrada de profissionais e empresas estrangeiras. Precisamos fazer frente a todas essas pressões para garantir o exercício profissional adequado da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, atendendo os interesses maiores da sociedade brasileira”.

Paulo Guimarães diz ter “orgulho de como a Mútua Paraná tem se aproximado dos profissionais e das Entidades de Ensino, além do apoio do Presidente Ricardo Rocha, com o planejamento de trabalhos em parceria que tem sido desenvolvido. Desejo um excelente Congresso, e que as propostas do Paraná sejam bem defendidas e incorporadas no 10º CNP”.

A Conselheira Daniela Alves agradeceu o apoio do presidente Ricardo Rocha ao Comitê Mulheres, e aproveitou a oportunidade para convidar as participantes para prestigiarem o encontro do Comitê e o debate sobre a proposta para a criação de Comitês Regionais de Mulheres.

Engenheiro Civil Samir Jorge, coordenador da Comissão Organizadora do 10º CEP

O Coordenador da Comissão Organizadora do 10º CEP falou do trabalho coletivo de muita dedicação, que começou há vários meses. “O processo para este Congresso nos dá o norte para o que queremos do ponto de vista das necessidades que o país e nossa região pedem para o exercício profissional e para o futuro das nossas profissões”, diz. Além disso, ele agradeceu todos os funcionários do Sistema pelo comprometimento e pelo trabalho coletivo que “buscou o aprimoramento do processo para oferecer a melhor condição para que todos pudessem fazer as melhores propostas neste momento em que a nossa profissão requer atenção. Desejo um evento que traga de fato propostas importantes, fundamentadas e que consigamos impor nossas propostas que serão levadas ao evento nacional de sistematização”, conclui o Engenheiro.

O Coordenador do CDER, Danilo Serrano, fala que este é um “espaço legítimo para a apresentação de propostas que visam a melhoria da eficiência e da eficácia da organização profissional, além da fiscalização do exercício das profissões regulamentadas. Tenho total confiança de que todos os profissionais aqui presentes farão um ótimo trabalho, discutindo e aprovando as melhores propostas e elegendo delegados que irão representar nossas intenções no Congresso Nacional de Profissionais”.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia os presidentes de gestões anteriores do Crea-PR, arquiteto Armando de Oliveira Strambi, engenheiro civil Rubens Curi, engenheiro civil Orlando Maciel Strobel, engenheiro civil Ivo Gilberto Martins, engenheiro agrônomo Luiz Antonio Rossafa e engenheiro agrônomo Álvaro José Cabrini Junior; os diretores da Mútua Paraná, geral, engenheiro civil Julio Cesar Vercesi Russi, administrativo, engenheiro químico Luiz Eduardo Caron, e financeiro, engenheiro mecânico Harlon Luna Ferreira; além dos participantes do 10º CEP que são profissionais, conselheiros, inspetores do Crea-PR, delegados, representantes de entidades de classe e sindicatos, coordenadores dos Colégios de Entidades Regionais, de Instituições de Ensino e de Inspetores.

Palestra

Após a cerimônia de abertura o presidente do Confea, Engenheiro Civil Joel Krüger, realizou uma palestra seguida de debate com o tema ‘Estratégias da Engenharia, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento nacional’.

Aprovação do regimento e metodologia de trabalho

O Regimento do 10º Congresso Estadual de Profissionais foi aprovado por unanimidade pelos participantes. Após a aprovação foi realizada a apresentação da metodologia dos grupos de trabalho de sistematização, que estarão reunidos nesta quinta (1º/08), e das inscrições de delegados. Na sexta (02) acontece a apresentação das propostas priorizadas por grupo e a votação das 20 propostas que serão encaminhadas para o Congresso Nacional; e a eleição dos delegados que vão representar o Estado do Paraná na etapa nacional.

Acesse aqui o Regimento aprovado do 10º CEP.

Saiba mais sobre como foram as etapas preparatórias para o 10º CEP, além das propostas Regionais e resultados em https://www.crea-pr.org.br/10cep/.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo