Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/08/crea-pr-premia-melhores-tccs-do-parana-dos-cursos-de-engenharias-agronomia-e-geociencias/>.
Acesso em 29/03/2024 às 04h05.

Crea-PR premia os melhores TCCs do Paraná dos cursos de Engenharias, Agronomia e Geociências

9 de agosto de 2019, às 15h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Durante o Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), realizado entre os dias 7 e 9 de agosto, em Foz do Iguaçu, ocorreu a premiação dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Paraná defendidos no ano de 2018. O Prêmio Melhores TCCs é uma realização do Crea-PR, com o apoio do CIE (Colégio de Instituições de Ensino) e do CDER (Colégio de Entidades de Classe), que, juntos, estabelecem critérios para a indicação, eleição e divulgação dos melhores trabalhos apresentados em cursos ofertados por IES (Instituições de Ensino Superior) no estado do Paraná, afetos ao Sistema Confea/Crea. A Premiação escolhe um trabalho em cada modalidade: Civil, Mecânica e Metalúrgica, Agronomia, Elétrica, Agrimensura e Geologia e Minas.

Na edição deste ano foram indicados no total 99 trabalhos, somando todas as Regionais do Crea-PR:

Regional Maringá: 28
Regional Curitiba: 21
Regional Cascavel: 15
Regional Guarapuava: 11
Regional Pato Branco: 10
Regional Ponta Grossa: 8
Regional Londrina: 6

Destes, a modalidade com o maior número de trabalho indicados é a Civil (45), seguida da Mecânica e Metalúrgica (21), Agronomia (13), Elétrica (13), Agrimensura (5) e Geologia e Minas (2).

Para a vencedora da modalidade Civil, Engenheira Civil Sabrina Tabata Michianski, a sua pesquisa traz bons resultados na utilização da escória de alto forno na composição dos cimentos supersulfatados. “Esta pesquisa contribui para a inovação dos materiais utilizados na construção civil, além de reduzir impactos ambientais, causados pela emissão de CO2 e pela disposição de materiais inutilizados em aterros. Sendo assim, o CSS – composto principalmente de escória de alto forno (80 a 90%), sulfato de cálcio (10 a 20%) e um ativador alcalino (cerca de até 5%) – é um material sustentável com características essenciais para determinados ambientes, os quais as estruturas como um todo estão expostas”, explica.

Conforme a vencedora da modalidade Mecânica e Metalúrgica, Engenheira de Produção Nickoly Sabryne Chesco Schereder, o Prêmio representa o resultado de muito esforço e paixão pelo imbricamento entre Engenharia de Produção e saúde. “Fazer parte desta premiação e ser a representante da categoria Mecânica e Metalúrgica é uma honra e um desafio. Esse prêmio é a personificação de muito trabalho, estudo e dedicação, me mostra que estou no caminho certo, atuando como Engenheira na área da saúde, a qual sou apaixonada! Esse é um marco no início da minha jornada profissional e sou grata a todos os envolvidos tanto no projeto, quanto na premiação”, afirma.

De acordo com o vencedor da modalidade Geologia e Minas, Geólogo Felipe Chandelier, a contribuição do seu trabalho é a praticidade de aplicação. “A ideia básica do trabalho foi selecionar diferentes tipos de rochas, que são exploradas para a produção de cascalho utilizado na pavimentação de estradas, visando comparar as características físicas e mecânicas de cada tipo de rocha. Fizemos um ranking das amostras coletadas, o que permitiu identificar os melhores locais para produção do cascalho e agrupar as minas em classes de acordo com a qualidade do material”, conta.

Confira a lista completa de vencedores do prêmio melhores TCCs do Paraná clicando aqui.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *