Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/25065>.
Acesso em 31/05/2020 às 17h27.

Crea-PR lançou nesta segunda o novo Sistema de ART

12 de agosto de 2019, às 9h44 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nesta segunda, 12 de agosto, o Crea-PR disponibilizou aos profissionais o Novo Sistema de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A mudança atende à legislação e ao padrão estabelecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) por meio da Tabela de Obras e Serviços (TOS). Além disso, é uma atualização tecnológica, pois oferece aos profissionais maior facilidade e objetividade no preenchimento, além de ser responsivo a dispositivos móveis como celulares e tablets.

A padronização dos códigos de preenchimento da ART já é uma demanda antiga dos profissionais do Sistema Confea/Crea. Em 2018 foi aprovada pelo Confea a TOS Nacional, que substituirá as tabelas específicas utilizadas nos Conselhos Regionais em todo o país. “Com a implantação do novo sistema conforme a TOS Nacional, os profissionais e empresas terão o mesmo tipo de registro no país inteiro, com a mesma nomenclatura para as atividades de obras e serviços”, explica o Presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha. Outra vantagem apontada por ele é obter um registro mais adequado das atividades e possibilitar que as competências dos profissionais estejam associadas ao conjunto de atividades descritas na TOS.

Como funciona a TOS Nacional

A TOS Nacional estabeleceu uma listagem das atividades e seus campos de atuação. No sistema estarão 46 grupos de atuação, 70 Subgrupos, 256 Obras e Serviços e 3.591 complementos.

Outras mudanças

A mudança no sistema de ART traz também alterações em outros processos e serviços do Crea-PR, como por exemplo a emissão de Certidão de Acervo Técnico (CAT), que passará a ser totalmente digital.

Informações e tutoriais

As orientações sobre o novo sistema de ART e vídeos tutoriais estão disponíveis em art.crea-pr.org.br.

Se houver dúvida sobre o novo sistema de ART entrar em contato com o Crea-PR em um dos canais do Fale Conosco. Para acessar, clique aqui.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *