Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/25080

Crea-PR realiza Fórum de Acessibilidade em Toledo dia 22/08

12 de agosto de 2019, às 17h01


No próximo dia 22 de agosto, das 19h às 22h, Toledo sediará o 6º Fórum de Acessibilidade de 2019 do Crea-PR, na Universidade Paranaense (Unipar). O evento, que tem como objetivo difundir leis e normas que determinam a acessibilidade no país e definir ações em conjunto entre todos os profissionais e órgãos responsáveis da área, já foi realizado este ano em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão e Arapongas.  Depois de Toledo, ainda acontece em Bandeirantes e Pato Branco (vide datas abaixo). “Nosso objetivo com os Fóruns é sensibilizar e motivar os poderes públicos sobre o entendimento e  implantação de políticas de acessibilidade; atualizar os profissionais e estudantes das engenharias e agronomia quanto às leis e normas de acessibilidade; apresentar as oportunidades de atuação no segmento e promover o diálogo das autoridades federais, estaduais e municipais com o Ministério Público, Tribunal de Contas, Associações e Ongs que atuam em defesa das PcD” reforça o Presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha.

Segundo o Coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Edson Perez Guerra, todos estes órgãos estão convidados a participar dos eventos locais e necessitam fazer parte das discussões e das ações para haver um consenso sobre os próximos passos em relação às ações de acessibilidade no Estado. O Coordenador explica ainda que o Crea-PR se coloca à disposição como um facilitador para que haja o correto encaminhamento das ações. “Os Fóruns serão uma oportunidade de os municípios mostrarem as boas práticas detectadas durante os últimos anos e entender os desafios regionais para que se encontrem soluções adequadas e para que haja uma evolução contínua para que em um futuro próximo tenhamos o estado inteiro atendendo essa grande demanda de acessibilidade que existe atualmente”, diz Guerra, que falará sobre o trabalho da Comissão.

Os Fóruns acontecem com programação específica em cada cidade e participações especiais de palestrantes e profissionais envolvidos em projetos e ações na área, inclusive em âmbito nacional.

Confira local, horário e a programação em Toledo:

Data: 22/08/2019
Horário: 19h às 22 h
Local: Unipar – Toledo
Endereço: Av. Parigot de Souza, n. 3636, Jardim Prada, Toledo-PR

Programação

19h – Recepção e Apresentação Cultural
19h20 – Abertura
19h50 – Palestra: Acessibilidade no espaço público – Eng. Civil Célia Neto Pereira da Rosa
20h20 – Palestra: Arborização Urbana x Acessibilidade na Mobilidade Urbana – Eng. Agrônoma Marlene de Lurdes Ferronato
20h50 – Palestra: Acessibilidade em Toledo na visão das pessoas com deficiência – Primo João Momoli
21h– Palestra: Acessibilidade em Toledo – Secretário de Planejamento Norisvaldo Penteado
21h20 – Debate
22h – Encerramento

Inscrições

Para realizar sua inscrição clique aqui. Os participantes que realizarem a inscrição no sistema receberão certificados após o evento.

Fiscalização

Na mesma data do Fórum, dia 22/08, às 15h, será realizada uma ação de Fiscalização de Acessibilidade no Terminal Rodoviário de Toledo, que fica na Rua Barão do Rio Branco, n. 2526, Centro.

Manual de Acessibilidade

Em fevereiro deste ano, durante o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, foi lançado o Manual Prático de Acessibilidade do CONFEA. O Manual, que tem como objetivo auxiliar os profissionais em seus projetos, pode ser acessado no site do Confea, clique aqui.

A publicação tem por base estudos sobre acessibilidade gerados pelo Crea de Santa Catarina, Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM),  Lei da Inclusão, nº 13.146/2015, NBR9050 e também por municípios. O manual foi elaborado no ano passado pela Comissão Temática de Acessibilidade e Equipamentos (Ctae), do Confea.

O Crea-PR também tem disponível em seu site o Guia Prático para Projeto de Adaptações e Novas Normas e o Caderno Técnico de Acessibilidade, fruto da Agenda Parlamentar do Crea-PR.

Confira as datas dos próximos Fóruns

Pato Branco – 26/ago – 14h – 18h
Bandeirantes – 21/out – 14h – 18h

Sobre a Comissão de Acessibilidade

A Comissão de Acessibilidade tem o objetivo de definir as políticas do Conselho no que diz respeito às questões de acessibilidade, além de analisar os relatórios oriundos das fiscalizações solicitadas pelos órgãos competentes. Trabalha, ainda, na divulgação da legislação para otimizar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e idosos.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo