Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/25437

Crea-PR realiza Fórum de Acessibilidade em Pato Branco no dia 26/08

22 de agosto de 2019, às 14h00


O Crea-PR promove, na próxima segunda-feira (26), em Pato Branco, mais uma etapa do Fórum de Acessibilidade. Realizado em várias regiões do Estado desde abril deste ano, o Sudoeste receberá o sétimo evento, após Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Arapongas, e Toledo. A programação acontecerá no anfiteatro da UTFPR, das 13h30 às 18h, e contará com representantes de Prefeituras da região, além de entidades de classe, Corpo de Bombeiros e instituições de Ensino Superior.

A Engenheira Agrônoma Marlene Ferronato, Inspetora-chefe da Inspetoria de Pato Branco do Crea-PR, informa que o Fórum pretende difundir leis e normas que determinam a acessibilidade no país e definir ações em conjunto entre todos os profissionais e órgãos responsáveis da área. “Os Fóruns Regionais acontecem a cada dois anos para disseminar o conhecimento, atualizar os profissionais das Engenharias e sensibilizar o Poder Público, as lideranças e a comunidade para este tema tão importante, que é a acessibilidade”, explica Marlene.

A Engenheira, que integra a Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, acrescenta que a realização do Fórum Regional busca facilitar a participação do maior número de pessoas. “É uma oportunidade para os municípios mostrarem o que estão fazendo de novo e também de sugerirmos novas práticas para os gestores públicos, pensando em evoluir no assunto, para melhorar a qualidade de vida da população”, completa Marlene.

Marta Helena Dias da Silveira, Engenheira Agrônoma e professora da UTFPR – Câmpus Pato Branco, também faz parte da organização do evento. Ela será responsável pelas vivências, as atividades que serão realizadas com os participantes para simular dificuldades de locomoção. “A intenção, com as vivências, é fazer as pessoas experimentarem as dificuldades que pessoas cegas, surdas, idosos ou com problemas de locomoção enfrentam em nossa cidade. Queremos sensibilizar os governantes, que podem promover mudanças, mas também a comunidade, para que todos entendam os problemas que os cadeirantes e cegos enfrentam, por exemplo”.

Mirelia Flausino Vogel, professora da área de Libras e Vice-Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UTFPR – Câmpus Pato Branco também integra a organização do 7º Fórum de Acessibilidade de 2019 do Crea-PR. A universidade tem um longo histórico na busca pela melhoria nos acessos. “Depois das leis de cotas e de inclusão, a demanda de alunos com necessidades especiais aumentou bastante na universidade. Temos alunos cegos, surdos, muletantes e com deficiências físicas. e nosso relevo não ajuda. A UTFPR tem seguido praticamente todos os itens da normativa de acessibilidade (NBR 9050)”, pontua Mirelia Vogel. A professora acrescenta ainda que a aprovação de novos cursos por parte do Ministério da Educação (MEC) leva em conta a acessibilidade entre os critérios. “O Fórum contribuirá para ampliar o debate. Tudo que envolve a acessibilidade precisa ser debatido, para que possamos contribuir para as pessoas que dependem de facilidade nos acessos”, observa a professora Mirelia.

Boas práticas

O Prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, que será um dos palestrantes do evento – sobre a acessibilidade no município (Cidade Amiga do Idoso) – considera o encontro fundamental para que ocorra a socialização de projetos, programas e iniciativas que viabilizem e promovam a adequação dos municípios. “A acessibilidade é uma determinação legal que visa promover a cidadania a partir da inclusão dos cidadãos nas rotinas e na vida de seus municípios”, afirma.

Zucchi lembra que Pato Branco foi o primeiro município do Paraná e, o terceiro no Brasil, a ser certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como Cidade Amiga do Idoso, por incluir, em suas políticas públicas, espaços e programas que promovem a qualidade de vida, saúde e bem-estar e garantem a inserção dos idosos. “O próximo passo é sensibilizar entidades e empresas para que deem continuidade a esta proposta, adaptando suas estruturas e preparando profissionais para que possam receber e atender com respeito e dignidade àqueles que deram início ao que somos hoje”, adianta o prefeito.

A Engenheira Civil Célia Neto Pereira da Rosa, Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR, também integra a programação do Fórum. Ela apresentará o Manual Prático de Acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), lançado em fevereiro deste ano.

Participação gratuita
Os profissionais das Engenharias podem inscrever-se no 7º Fórum de Acessibilidade de 2019 pelo site do Crea-PR (https://creaweb2.crea-pr.org.br/creaweb.eventos/inscricao/inscricao). A participação é aberta à comunidade e os interessados poderão fazer a inscrição no próprio evento.

Programação do Fórum 
13h30 – Inscrições.
14h às 14h20 – Apresentação cultural e abertura.
14h20 às 15h – Acessibilidade em Pato Branco – Cidade Amiga do Idoso – Palestrante: Prefeito e Engenheiro Agrônomo Augustinho Zucchi.
15h às 15h40 – Acessibilidade no espaço Público – Palestrante: Engenheira Civil Célia Neto Pereira da Rosa.
15h40 às 16h – Intervalo e Vivência – Professora Marta Helena Dias da Silveira.
16h às 16h30 – Inclusão de alunos deficientes nas Instituições de Ensino – Palestrante: Professora Mirelia Flausino Vogel.
16h30 às 17h10 – Arborização Urbana e Acessibilidade na Mobilidade Urbana – Palestrante: Engenheira Agrônoma Marlene de Lurdes Ferronato.
17h10 às 18h – Debate.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo