Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/25488

Semana de Engenharias destaca Apucarana como referência no setor

23 de agosto de 2019, às 8h30


A 1ª Semana de Engenharias de Apucarana terminou na noite de quinta-feira (22) após a realização de oito palestras em três dias para profissionais e acadêmicos na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA), que promoveu o evento com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e a da Prefeitura de Apucarana.

O evento mostrou a força de Apucarana no setor e na formação de novos profissionais com oito cursos de Engenharias presentes no ensino superior da cidade, referência no Vale do Ivaí. Ao todo são cinco graduações na   Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e três cursos na Faculdade de Apucarana (FAP).

Os universitários ainda tiveram contato com empresas expositoras e produtos inovadores, tendências de mercado na construção civil, além de uma palestra sobre prevenção de acidentes com o Corpo de Bombeiros.

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, participou do evento e avaliou a Semana de Engenharias como um momento de integração entre os profissionais do mercado de trabalho, empresas da área de construção e alunos. “Conheço o trabalho de longa da data da Associação, que incentivou o nascimento de cursos de Engenharias. Vejo com bons olhos a presença dos futuros profissionais em um evento de alto nível”, destacou.

Rocha ainda comentou que o desenvolvimento de um município ou região está ligado diretamente às atividades de Engenharia. “As cidades se tornam mais complexa e precisam de profissionais de diversas áreas. Então, temos certeza que a instalação de cursos locais coloca Apucarana em outro patamar”, ressaltou.

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, que também é Engenheiro Civil, lembrou que Apucarana está no processo de revisão do Plano Diretor com ampla participação da comunidade e dos profissionais da Engenharia para planejamento do município na próxima década. Ele também disse que a cidade se tornou uma referência para receber universitários de outras regiões do País, que buscam pelos cursos de graduações ofertados.

“É nesse âmbito que aconteceu a pioneira Semana de Engenharias com o objetivo de mostrar aos estudantes e profissionais a grandiosidade do atual cenário em Apucarana. Não só da Engenharia Civil, mas da Engenharia Têxtil, da Engenharia Elétrica, da Engenharia da Computação, além da Engenharia Agronômica, área em que a cidade de Apucarana é considerada polo nacional”, declarou.

Prevenção de acidentes

Comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana, Major André Lopes, foi um dos palestrantes da Semana de Engenharias e abordou o tema “Cultura de Prevenção”.

Ele afirmou que é necessária uma mudança de postura no País e lembrou de casos como os incêndios da Boate Kiss, em 2013, com 242 vítimas e do Ninho do Urubu, que matou 10 jogadores da base do Flamengo em fevereiro deste ano. “Essa cultura está sendo implementada seja para os profissionais de Engenharia, como também para os empresários e comunidade em geral. Isso é necessário em todos os aspectos para que tragédias sejam evitadas, como as que aconteceram no Brasil nos últimos anos”, avalia.

Para o Major, a conscientização deve começar na sala de aula, logo na primeira série, com as brigadas escolares e conceitos de como se comportar em situações de pânico. “Informações sobre a ‘Cultura de Prevenção’ devem continuar sendo adquiridas com a formação profissional. Precisamos mudar o conceito de que a prevenção é uma exigência apenas dos órgãos públicos. É necessário que isso faça parte da cultura do próprio cidadão”, destacou.

Neste ano, o Corpo de Bombeiros de Apucarana realizou palestras em parceria com o Crea-PR para informar empresários e profissionais sobre as mudanças das normas que visam a desburocratização na aprovação dos projetos de baixo risco. Assim, os bombeiros podem intensificar a fiscalização e vistorias em obras e eventos que necessitam de uma maior atenção para se evitar acidentes.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo