Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/09/1a-plenaria-dps-colegiados-estadual-marca-momento-historico-do-crea-pr/>.
Acesso em 28/03/2024 às 05h09.

1ª Plenária dos Colegiados Estadual marca momento histórico do Crea-PR

4 de setembro de 2019, às 16h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Ontem (03/09), o Crea-PR deu mais um passo em um dos propósito descritos em sua visão de “ser reconhecido como organização referência em inovação”, ao realizar a 1ª Plenária dos Colegiados Estadual. Primeira não só em âmbito estadual, mas nacional também. “Este é um momento histórico para o Crea-PR onde chegamos ao ápice dos nossos Colegiados com a realização de uma Plenária. Somos o único Crea no país a ter um momento onde representantes de Inspetores, Entidades de Classe, Instituições de Ensino, estudantes (CreaJr) e empresários podem trocar ideias e informações sobre questões que dizem respeito à atuação do Conselho e às Engenharias, Agronomia e Geociências no Paraná” destacou o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, em sua fala de abertura.

A Plenária dos Colegiados Estadual é formada pela reunião dos membros coordenadores dos Colegiados Estaduais (Entidades de Classe, Inspetores e Instituições de Ensino) dos Comitês Empresariais (Indústria, Construção Civil e Agronegócio), do CreaJr (estudantes) e da diretoria do Crea-PR, com o objetivo de promover a sustentabilidade e o fortalecimento do modelo de Governança Corporativa da autarquia paranaense. “Neste espaço iremos discutir e propor ações estratégicas de atuação do Conselho referente a temas transversais das profissões e da sociedade, atuaremos na formulação e nas políticas públicas, de forma que atendam às necessidade das profissões e da sociedade, contribuindo com a efetividade das representações externas do Crea-PR”, ressaltou Ricardo Rocha.

Representando os Colegiados estavam o coordenador do CDER – Colégio de Entidades de Classe – Geog. Danilo Giampietro Serrano, a coordenadora do CEI – Colégio de Inspetores – Eng. Civ. Maria Estela Domingues e a coordenadora do Colégio de Instituições de Ensino, Eng. Civ. Adriana Regina Tozzi. Os Engenheiros Álvaro Pereira da Silva e Fábio Pires Leal, representaram os Comitês da Construção Civil e da Indústria, respectivamente, e a estudante Andressa Mazur (CreaJr).

O gerente da Regional do Crea-PR em Guarapuava, Eng. Eletric. Thyago Nalim, apresentou o modelo de Governança Corporativa do Crea-PR, que tem como base a formatação de um sistema congregacional que objetiva aproximar inspetores, conselheiros titulares e suplentes e administração do Conselho com as Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas, órgãos públicos e sociedade, por meio de uma estrutura formal e sistematizada de encontros regionais e estaduais.

Seguido da fala do gerente da Regional Guarapuava, o Assessor Parlamentar do Confea, Adv. Guilherme Alvarenga Cardozo, falou sobre as ações da APAR – Assessoria Parlamentar do Confea. “Monitoramos mais de quinhentos Projetos de Lei que de alguma forma impactam o Sistema CONFEA/CREA e Mútua, visando à atuação pontual junto aos parlamentares”, informou o assessor.

Segundo Guilherme, as prioridades no momento são: PEC 108/2019; LEI DE LICITAÇÕES – PL 1292/1995; CRIMINALIZAÇÃO DO EXERCICIO ILEGAL – PL 6699/2002; CARREIRA DE ESTADO – PL 13/2013; ATRIBUIÇÕES DO CAU – PL 9818/2018; RESOLUÇÃO 51 DO CAU – PDC 901/2018; PL 617/2019 – CDER; PL 3451/2019 – MÍNIMO PROFISSIONAL; PL 1885/2019 – FACULDADE DA ANUIDADE e FEDERALIZAÇÃO.

O assessor Parlamentar do Crea-PR, Eng. Civ. Euclésio Finatti, também, apresentou as movimentações realizadas pelo Conselho Paranaense junto a bancada política, empresarial e institucional do Estado do Paraná.

A 1ª Plenária dos Colegiados Estadual contou ainda com a fala do gestor de Representações Externas do Crea-PR, Eng. Eletric. Rolf Gustavo Meyer, a apresentação da assessora de Comunicação Patricia Giannini sobre o trabalho de Assessoria de Imprensa do Crea-PR que, em 10 meses, resultou em 1.942 inserções na mídia paranaense sobre assuntos relacionados às Engenharias, Agronomia e Geociências (Acompanhe nosso Clipping Institucional), a apresentação da assessora da Presidência, Eng. Vivian Baeta de Faria, sobre o ‘Conselhão’, e a apresentação da nova proposta de Agenda Parlamentar do Crea-PR, realizada pelo gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI, Claudemir Prattes. “Vamos contribuir com a gestão pública na formulação e implementação de políticas públicas municipais, estaduais e regionais”, comentou Claudemir encerrando o encontro.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *