Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2013/12/abenc-discute-direcionamento-das-acoes-da-engenharia-civil-nacional-em-curitiba/>.
Acesso em 28/03/2024 às 08h20.

ABENC discute direcionamento das ações da engenharia civil nacional em Curitiba

5 de dezembro de 2013, às 17h21 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

alt

Foi realizada na manhã de hoje (5), no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba, a abertura do 19º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC), promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) até este sábado e inserido na programação da Semana de Engenharia 2013.

“As lideranças nacionais aqui reunidas têm o desafio de estabelecer um norte para as ações que promoveremos em defesa de nossas profissões”, disse o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, na solenidade. “De um lado, temos um cenário otimista, com a previsão de altos investimentos em infraestrutura. De outro, ameaças como a entrada de profissionais estrangeiros e projetos de lei em andamento no Congresso relacionados às nossas atribuições profissionais. Daí a importância de termos um posicionamento coletivo e uma orientação sobre os rumos que a engenharia civil deve tomar de 2014 para frente”.

“A ABENC é o baluarte da engenharia civil no País”, iniciou o presidente do CONFEA, engenheiro civil José Tadeu da Silva. “Dados recentes apontam que os quadros públicos de países desenvolvidos têm 80% de sua ocupação por profissionais da Engenharia. Isso é prova que a Engenharia é responsável pelo desenvolvimento e progresso de um País, uma resposta às duras críticas recebidas recentemente, proferidas pelo ministro da Aviação Civil”, concluiu.

“Este evento prestigia o quadro da ABENC e nossos profissionais locais”, explicou o presidente da ABENC nacional, engenheiro civil Francisco Ladaga, informando que a engenharia civil é a maior profissão dentro do Sistema CONFEA/CREA, representada por mais de 200 mil profissionais. Ladaga, que também é conselheiro federal, entregou homenagens da ABENC aos presidentes Krüger, Tadeu da Silva e ao engenheiro civil Carlos Alberto Kita Xavier (presidente do CREA-SC), em reconhecimento a defesa das profissões, com foco para a ação impetrada na justiça contra a Resolução n˚ 51 do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), vencida em sua primeira etapa.

A solenidade foi acompanhada pelo presidente do IEP, engenheiro civil Cássio José Ribas Macedo (anfitrião do evento), secretário municipal de Planejamento Fabio Scatolin (representando o prefeito Gustavo Fruet), presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Claudio Pereira Calheiros e presidente da ABENC-PR, engenheiro civil Guilherme Cavalcanti Bezerra e por profissionais de todo o Brasil.

Por Daniela Licht (Regional Curitiba). Fotos: Felipe Pasqualini

alt


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *