Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/09/alteracao-de-procedimentos-do-crea-pr-reduz-tempo-de-analise-de-ingresso-de-profissionais-nas-empresas/>.
Acesso em 29/03/2024 às 04h02.

Alteração de procedimentos do Crea-PR reduz tempo de análise de ingresso de profissionais nas empresas

12 de setembro de 2019, às 14h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A 972ª Sessão Plenária do Crea-PR realizada nesta terça-feira em Curitiba, homologou decisão das Câmaras Especializadas, envolvendo a redução significativa no tempo de análise de ingresso dos profissionais nas empresas. Solicitações que, anteriormente, necessitavam de análise prévia dos conselheiros das Câmaras Especializadas e demoravam, portanto, até 90 dias para serem concluídas, agora serão tratadas administrativamente pelas Inspetorias do Crea-PR, respeitados os parâmetros estabelecidos pelo Confea na Resolução nº 336/1989, com posterior homologação pelos Colegiados. Com isso, o prazo de conclusão reduzirá significativamente, com estimativa de tratamento de cinco dias.

“O propósito dessa ação é permitir aos profissionais vinculados ao Crea-PR a celeridade no registro de seus vínculos com as empresas, com a possibilidade do mercado se aquecer com a abertura mais ágil de postos de trabalho. Por outro lado, nossa ação como órgão fiscalizador do exercício profissional será o de buscar as garantias da participação efetiva desse profissional nas atividades que a empresa venha a exercer.”, explica o Eng. Eletric. Edson L. Dalla Vecchia, coordenador da Comissão de Coordenadores das Câmaras Especializadas do Crea-PR.

Dalla Vecchia ressalta que os casos não previstos na Resolução nº 336 seguirão o processo usado até então de análise pelo Departamento de Assessorias Técnicas e, posteriormente, pelos Conselheiros das Câmaras Especializadas.

Na Plenária também foram apresentadas a proposta orçamentária para 2020 – destacando que as anuidades e as Anotações de Responsabilidade Técnica são as principais fontes de receitas do Conselho – e o resultado das reuniões de sistematização realizadas nacionalmente, que validaram quais propostas oriundas dos recém realizados Congressos Estaduais de Profissionais – CEPs serão debatidas e votadas no Congresso Nacional de Profissionais – CNP – a realizar-se entre os dias 20 e 21 de setembro na cidade de Palmas/TO. “Foram escolhidas as propostas que sugerem ações que tenham impacto na sociedade e não ações que transformem processos dentro do Sistema”, destacou o Eng. Civ. Samir Jorge, coordenador do CEP paranaense.

Ao final da Plenária, foram entregues certificados de homenagem (foto) a alguns conselheiros saintes. São eles:  Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, Eng. Mec. Harlon Luna Ferreira e o Eng. Agr. Orley Jayr Lopes.

O Congresso Nacional de Profissionais acontecerá na próxima sexta-feira, 20, em Palmas, logo após o término da 76ª SOEA.

A próxima Plenária do Crea-PR será realizada no mês de novembro, durante o EPEC, em Foz do Iguaçu.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *