Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/25986

Alteração de procedimentos do Crea-PR reduz tempo de análise de ingresso de profissionais nas empresas

12 de setembro de 2019, às 14h04


A 972ª sessão Plenária do Crea-PR realizada nesta terça-feira em Curitiba, homologou decisão das Câmaras Especializadas, envolvendo a redução significativa no tempo de análise de ingresso dos profissionais nas empresas. Solicitações que, anteriormente, necessitavam de análise prévia dos Conselheiros das Câmaras Especializadas e demoravam, portanto, até 90 dias para serem concluídas, agora serão tratadas administrativamente pelas Inspetorias do Crea-PR, respeitados os parâmetros estabelecidos pelo Confea na Resolução nº 336/1989, com posterior homologação pelos Colegiados. Com isso, o prazo de conclusão reduzirá significativamente, com estimativa de tratamento de cinco dias.

“O propósito dessa ação é permitir aos profissionais vinculados ao Crea-PR a celeridade no registro de seus vínculos com as empresas, com a possibilidade do mercado se aquecer com a abertura mais ágil de postos de trabalho. Por outro lado, nossa ação como órgão fiscalizador do exercício profissional será o de buscar as garantias da participação efetiva desse profissional nas atividades que a empresa venha a exercer.”, explica o Eng. Eletric. Edson L. Dalla Vecchia, Coordenador da Comissão de Coordenadores das Câmaras Especializadas do Crea-PR.

Dalla Vecchia ressalta que os casos não previstos na Resolução nº 336 seguirão o processo usado até então de análise pelo Departamento de Assessorias Técnicas e, posteriormente, pelos Conselheiros das Câmaras Especializadas.

Na Plenária também foram apresentadas a proposta orçamentária para 2020 – destacando que as anuidades e as Anotações de Responsabilidade Técnica são as principais fontes de receitas do Conselho – e o resultado das reuniões de sistematização realizadas nacionalmente, que validaram quais propostas oriundas dos recém realizados Congressos Estaduais de Profissionais – CEPs serão debatidas e votadas no Congresso Nacional de Profissionais – CNP – a realizar-se entre os dias 20 e 21 de setembro na cidade de Palmas/TO. “Foram escolhidas as propostas que sugerem ações que tenham impacto na sociedade e não ações que transformem processos dentro do Sistema”, destacou o Eng. Civ. Samir Jorge, Coordenador do CEP paranaense.

Ao final da Plenária, foram entregues certificados de homenagem (foto) a alguns Conselheiros saintes. São eles:  Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, Eng. Mec. Harlon Luna Ferreira e o Eng. Agr. Orley Jayr Lopes.

O Congresso Nacional de Profissionais acontecerá na próxima sexta-feira, 20, em Palmas, logo após o término da 76ª SOEA.

A próxima Plenária do Crea-PR será realizada no mês de novembro, durante o EPEC, em Foz do Iguaçu.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo