Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/09/lancamento-do-programa-mulher-marca-terceiro-dia-da-soea/>.
Acesso em 16/04/2024 às 03h11.

Lançamento do Programa Mulher marca terceiro dia da Soea

19 de setembro de 2019, às 13h28 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Lançamento do Programa Mulher, marcou o terceiro dia da 76ª Soea – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Palmas-TO. A proposta, resultado do trabalho iniciado há um ano, busca fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres Engenheiras, Agrônomas e da área das Geociências dentro das diversas Entidades de Classe e Conselhos Regionais.

Para um auditório lotado, o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, falou sobre a importância do Programa e as expectativas diante do novo projeto que se consolida. “Ao longo dos anos, o Confea trabalhou com o tema Mulher, mas era preciso fazer mais. Era preciso avançar nas discussões e, principalmente, avançar em ações concretas. A partir desta necessidade começou a nascer a concepção do Programa Mulher com o objetivo de trazer para o Sistema algo concreto, amplo e permanente. Um trabalho que contou com total desempenho e dedicação de Fabyola Resende e que foi aprovado por unanimidade em plenária”, disse Krüger. (saiba mais).

O Comitê Mulheres do Crea-PR também teve na tarde de ontem a oportunidade de mostrar ao público presente as estratégias de trabalho que estão sendo elaboradas para o Estado. “Queremos formar um Comitê em cada uma de nossas oito regionais para teremos uma participação cada vez maior das Engenheiras em assuntos relativos ao nosso segmento” destacou a Eng. Agr. Daniela Alves, coordenadora do Comitê.

Outra iniciativa paranaense também foi abordada no painel “Gestão Pública da Engenharia – A Engenharia Pública no Sistema Confea/Crea”.  O conselheiro do Crea-PR, Eng. Civ. Ronaldo Drabik falou sobre o Casa Fácil. “Engenharia Pública é o foco da Lei nº 11.888/2008, de assistência técnica gratuita, e vem sendo bastante discutida com o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Habitação. O objetivo principal, é fazer as ações chegarem às famílias que mais precisam, proporcionando condições dignas de moradia. A partir dessa intenção da Secretaria, colocamos o Sistema Confea/Crea e Mútua para auxiliar nessa questão. No Paraná temos o exemplo do [Programa] Casa Fácil, além de outros desenvolvidos em Santa Catarina, Goiás, entre outros estados, que procuram atender à população mais carente”, explicou.

O painel abordou também as ações de divulgação da Lei 11.888, a Cartilha Nacional da Engenharia Pública, audiências públicas nos municípios, seminário anual do Confea e ações na mídia para conscientização dos profissionais. (saiba mais)

O Eng. Amb. do Paraná, Helder Nocko, apresentou o painel sobre planos municipais de arborização urbana onde enfatizou a importância dos mesmos para tornar as cidades mais resilientes às mudanças climáticas. “É importante a interdisciplinaridade nos planos, a visão de planejamento estratégico, a aplicação de técnica avançada e o envolvimento da população, para torná-lo parte do processo de aumento das áreas verdes nos municípios brasileiros”, destacou o presidente da APEAM.

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, também foi um dos palestrantes da tarde deste terceiro dia da Soea. Após a fala do Eng. Eletric. Enio Padilha Filho sobre “A importância estratégica da formação de engenheiros e agrônomos para o progresso de um país”, o presidente do Crea-PR falou sobre “Formação nas Engenharias, inserção e trajetória profissional – Histórico recente e desafios futuros”. “O ensino deve ter uma cultura de formação continuada. Devemos acompanhar os egressos e estamos desenvolvendo um programa no Crea-PR de reinserção profissional que irá atender estas expectativas”, destacou Ricardo.

O clima esteve entre os temas discutidos na tarde de ontem por meio da palestra “Cidades Sustentáveis no combate às mudanças climáticas”, ministrada por Diana Guzmán Barraza, mexicana de nascimento, formada na Grã-Bretanha e com mestrado em Engenharia de Energia Sustentável, Diana é consultora em Energia, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, e dividiu com o público as experiências de cidades hoje consideradas sustentáveis – como Dubai, Singapura, Copenhagen, Tóquio e Londres, entre outras -, que alcançam esse patamar por meio de projetos pontuais. (saiba mais)

Dividir o território de forma planejada para o uso equilibrado ecológica e economicamente, foi pauta do painel ‘Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE)’. (saiba mais)

FÓRUM JOVEM

Destinado especialmente a recém-formados e estudantes dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea e Mútua, o Fórum Jovem lotou a sala 14 da Tenda Praia da Graciosa, durante a programação da quarta-feira da Soea. (saiba mais)

CONTECC

O Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC) promoveu dois minicursos na tarde do dia 18. O primeiro sobre “Eficiência Energética” com o professor e Eng. Eletric Paulo Eli Toldo (Senai/FIETO) e o segundo sobre “Utilização de águas residuárias na agricultura”, com a professora e Eng. Agric. Aline Costa Ferreira (UFCG). (saiba mais)

FOTO OFICIAL

O dia também foi marcado pela realização da foto histórica que reúne toda a delegação que representa o Paraná no evento.

PRÉMIO MÚTUA

O Eng. Civ. Caetano Palma Neto, de Santa Catarina, e as estudantes de Engenharia Ambiental, Laryssa Souza Alvarenga, do Espírito Santo, e de Engenharia de Produção, Luiza Helena do Vale Correa, do Pará, receberam, na manhã desta quarta-feira (18), o troféu do Prêmio Mútua 2019. A cerimônia ocorreu dentro da programação do evento. (saiba mais)


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *