Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/265

TCE adotará sistema de política pública

18 de fevereiro de 2011, às 19h22


O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai adotar um sistema de informática desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR) para avaliar com maior precisão as políticas públicas desenvolvidas por gestores municipais e estaduais. A parceria foi selada nesta quarta-feira (16 de fevereiro), durante reunião entre dirigentes e técnicos dos três órgãos, na sede do Tribunal, em Curitiba.

Batizado de Battani ? em homenagem ao matemático árabe do Século IX Muhammad Al-Battani, cujos estudos se tornaram referência para a Astronomia moderna ?, o sistema informatizado permite o acompanhamento da gestão pública por meio da comparação de indicadores técnicos, em áreas como educação, saúde, saneamento básico, sistemas viário e de energia.

“Essa plataforma usa critérios técnicos para dimensionar, por exemplo, o grau de desenvolvimento social e humano de um município”, afirma o eng. civil Mauro Lacerda, professor do curso de Engenharia Civil e membro do Instituto de Tecnologia de Transportes e Infraestrutura, grupo de pesquisas da UFPR que idealizou o sistema. “Ela é capaz de construir ?fotografias? periódicas de uma cidade, um bairro ou uma escola, para ajudar o cidadão a acompanhar a gestão pública”.

O engenheiro civil Roberto Brandão, de 84 anos, que se dedica ao tema da construção de sistemas para a análise de indicadores há quase seis décadas, destaca a multidisciplinaridade técnica como uma das boas características do programa. “O uso correto desse conhecimento multidisciplinar poderia evitar o grande número de intervenções urbanas que são feitas sem a visão do todo e acabam gerando tantos problemas para a população”, explica Brandão, um dos mentores do Battani.

O presidente do Crea-PR, Álvaro Cabrini Júnior, informou que o sistema será utilizado no programa Agenda Parlamentar prestado pela entidade e também será oferecido aos gestores municipais. ?Poderá ser um instrumento para que os prefeitos avaliem os resultados das intervenções trazidas por seus planos plurianuais”, afirma.
 
O presidente do TCE, conselheiro Fernando Guimarães, disse que o sistema Battani será um instrumento fundamental para os gestores e um aliado do cidadão no exercício do controle social. ?Ele vai contribuir para aproximar o Tribunal da sociedade. Será uma ferramenta para que a sociedade nos auxilie no direcionamento das técnicas de controle e de gestão?, declarou, ao final do encontro, que teve a participação de Lúcia Assumpção Montanhini, pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo