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Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/12/atendimento-do-crea-pr-e-case-de-boas-praticas-no-confea/>.
Acesso em 28/03/2024 às 09h06.

Atendimento do Crea-PR é case de boas práticas no Confea

3 de dezembro de 2019, às 17h04 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Teve início nesta terça-feira (03), o 1º Encontro Nacional dos Gestores de Atendimento ao Público (Engap), no Hotel Planalto Bittar, em Brasília (DF). Na abertura, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Civ. Joel Krüger, compartilhou com os participantes seu entendimento de que a principal interface com o público é feito pelos Creas e passa obrigatoriamente pelos atendentes. “Essa padronização de atendimento, exigida inclusive pelos órgãos de controle, é fundamental. E aqui vamos construir juntos com a experiência que cada um de vocês traz para esse evento. Teremos a parte presencial e eletrônica”, explicou Krüger. Antes de encerrar seu discurso, o presidente pediu para que os participantes pensem no tema para o próximo Engap, anunciando que esse é o primeiro de outros encontros que acontecerão.

O superintendente de Integração do Sistema (SIS) do Confea, Reynaldo Barros, abriu os trabalhos apresentando a estrutura de funcionamento do Confea apresentando o gabinete, as três superintendências – de Integração do Sistema (SIS); de Administração Financeira (SAF); de Estratégia e Gestão (SEG) – e a Procuradoria Jurídica. “A SIS tem como finalidade articular, direcionar e supervisionar toda atividade finalística. E a integração do Sistema passa pelo trabalho realizado por vocês, que fazem uma fiscalização preventiva quando orientam sobre a importância do Livro de Ordem, por exemplo”, disse Reynaldo dirigindo-se aos atendentes. Confira a apresentação do superintendente.

Em seguida, no “Painel de Boas Práticas 1: A utilização do WhatsApp Business para atendimento”, a facilitadora Regional do Crea Paraná – Maringá, Viviani Hannebauer, compartilhou dados do WhatsApp Business, que é utilizado por micro e pequenas empresas desde 2017 e tem como objetivo responder dúvidas e atender reclamações de forma automática a qualquer hora do dia.

A facilitadora explicou que o Crea em Maringá (PR) começou utilizar a ferramenta para otimizar o atendimento telefônico, que eram em torno de 1200 ligações ao mês, comprometendo outras rotinas dos atendentes. Segundo Hannebauer, o WhatsApp Business no Crea entrou em funcionamento no final de maio, das 09h às 17h, fora desse horário o usuário recebe uma mensagem com o telefone da Central de Informações.

A palestrante explicou que as mensagens tem um tom mais informal, inclusive com utilização de emoji na mensagem inicial, quando se pergunta como pode ajudar. “Em Maringá, como está em fase de atendimento e ainda não houve divulgação, são em torno de 25 atendimentos por dia por mensagem escrita ou de voz. Para tanto, dois funcionários fazem atendimento presencial e se revezam nas respostas pelo aplicativo”, explicou Viviane. Antes de encerrar, a facilitadora compartilhou a pesquisa enviada aos usuários atendidos. “O resultado do atendimento pelo WhatsApp é muito positivo, as pessoas destacam a utilização da ferramenta, a rapidez e eficiência das respostas”, compartilhou. Veja a apresentação.

Para finalizar os trabalhos da manhã, a gestora do Departamento de Atendimento do Crea-GO, Eliane Sousa, falou sobre “As vantagens do atendimento e requerimento online”. Sousa explicou que desde 2015, o atendimento é feito por chat e utiliza-se o requerimento online, serviços realizados virtualmente pelos funcionários das 28 inspetorias. A palestrante explicou que os primeiros serviços ofertados online foram baixa de Responsabilidade Técnica (RT), segunda via de carteira, e atualmente todos os serviços de pessoas físicas, Certidão de Acervo Técnico (CAT), apresentação de defesa destinadas à fiscalização. “O único serviço que é presencial é a obtenção do registro profissional, pois ainda não somos interligados com as instituições de ensino”, esclareceu.

De acordo com Eliane, a plataforma do requerimento online foi desenvolvida pela área de tecnologia do Crea Goiás, começou com 320 protocolos em 2015 e em 2019, até o mês de novembro, já foram registrados 20410 requerimentos, cerca de 1700 por mês. Para o atendimento online (chat), são 5735 chamados por mês vindos de todo o estado. “Não tínhamos mais espaço físico para os nossos arquivos e esses serviços online, além de agilizar o atendimento, disseminar conhecimento entre a equipe, contribuem também para otimização do espaço físico”, disse.

O Encontro prossegue até quarta-feira (04) à tarde. Confira aqui a programação.

Legenda foto: Facilitadora Regional do Crea Paraná – Maringá, Viviani Hannebauer

Fonte: Confea


Comentários

  1. Eduardo says:

    Então façam o favor de arrumar o 0800, pois faz mais de meses que ligo e ninguém atende o telefone.

    • Comunicação Crea-PR says:

      Bom dia, Eduardo. Tudo bem?
      Nossa Central está funcionando normalmente. O sr. está discando corretamente (0800 041 0067)?
      Caso tenha algum problema ao entrar em contato conosco, sugerimos que utilize algum de nossos outros canais de comunicação solicitar atendimento (facebook, site, instagram, twitter ou pessoalmente em uma inspetoria).

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