Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/28098

6° Seminário Internacional de Acessibilidade vem aí!

15 de janeiro de 2020, às 19h24


O Crea-PR realiza nos dias 20 e 21 de maio de 2020, no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba, o 6º Seminário Internacional de Acessibilidade, que acontece a cada dois anos. O evento tem o objetivo de ampliar o debate sobre acessibilidade e reforçar a importância de ações transformadoras em benefício da sociedade. Esta edição do Seminário tem como foco a discussão das leis, das normas e das inovações e deve reunir milhares de profissionais de todo o mundo que atuam na área ou interessados no tema, além de autoridades locais, estaduais e nacionais.

O 6º Seminário Internacional de Acessibilidade do Crea-PR contará com a presença de técnicos da área de Engenharia, representantes de cidades que estão fazendo mudanças para melhoria da acessibilidade e empresas que estão investindo em novas tecnologias, para que compartilhem os bons exemplos.

Saiba mais.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

  1. Ricardo Tempel Mesquita disse:

    Boa tarde. Reforçando a colocação do amigo Murilo, pessoa usuária de cadeira de rodas como milhares em nossa cidade, inclusive eu e meu filho durante algum tempo, em relação às ROTAS ACESSÍVEIS… Eu por acidente de moto perdi um ano de faculdade de arquitetura na PUC pois não tinha como acessar o campus de cadeira ou muletas e meu filho aos 9 anos com uma infecção na coluna tinha que largar a cadeira de rodas dele nas calçadas de acesso aos principais hospitais de Curitiba, inclusive o HC onde existem degraus na calçada de pedras irregulares no principal acesso da R. General Carneiro. Não bastam todas as leis, decretos e normas citadas se não houver um verdadeiro comprometimento da sociedade civil organizada em cobrar seus direitos ao Acesso Universal, pois o próprio edifício do IEP onde será realizado o evento eu tive a satisfação de projetar as adequações necessárias da porta pra dentro mas as calçadas em frente e no entorno oferecem risco aos usuários com mobilidade reduzida àquele espaço… Seria muito interessante demonstrar que quando as entidades que representam a engenharia deste estado querem, realizam…. Cobrar do município a adequação da calçada da Emiliano Perneta na quadra do IEP para que os usuários daquele espaço e deste Seminário possam acessar com segurança e autonomia talvez seja o principal CASE deste evento !!!

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Boa tarde, Ricardo. Tudo bem?

      Interessante e importante o seu relato! Sempre que verificar algum problema ligado à acessibilidade em órgãos e empresas, pode denunciar por meio de nossos canais aplicativo (Download – Apple: http://bit.ly/AppleCrea ou Android: http://bit.ly/AndroidCrea), área de denúncia online em nosso site (http://bit.ly/DenunciaOnlineCreaPR), ou a Inspetoria mais próxima.

      Vocês participarão do evento? Seria muito bom ter em nossos debates relatos como os seus e do seu filho, sobre as dificuldades de uma PCD em Curitiba.
      Aguardamos vocês no Seminário!

  2. INICIALMENTE AGRADECEMOS O CREA-PR POR NOS AUXILIAR NESTA EVOLUÇÃO DAS “CIDADES DEFICIENTES”.

    A Associação de Proteção e Defesa da Acessibilidade da Pessoa com Deficiência – APDAPD e a Comissão de Acessibilidade de Curitiba – CAC entende que a prefeitura de nossa cidade tem atuado sistematicamente em mobilidade.

    No entanto, não vimos atuar nas “rotas acessíveis” pois, vias e calçadas deveriam serem restauradas em conjunto.

    Precisa-se cobrar da prefeitura a exigência de se olhar o DF 5.296/04, sabendo que vocês são os responsáveis técnicos e a ele cobrar as NBR’s da ABNT.

    Então as Leis e Norma Técnicas devem ser aplicadas e a exemplos da obrigação do DF 5.296/04, a LF 13.146/15 que define inclusive o alvará de funcionamento, somente com Acessibilidade, o DF 9296/18, DF 9405/18, DF 9451/18 100% Acessível e 100% adaptáveis, LF 13443/17 entre outras. As NBR 9050/15… 2002, NBR 15599/08, NBR 165337/16, NBR 9386-1, NBR 9396-2, NBR 12892/08, NM 313/07, NBR 14718/08, 9077, IT NPT 011 – PR, Cartilha de Acessibilidade de Calçadas do município conforme a NBR, CONTRAN: RES 303/08, RES 304/08 Manual de Sinalização Horizontal, Códigos de Obras ATUALIZADO, Plano Diretor ATUALIZADO, Código de Postura Municipal ATUALIZADO e todos os já conhecidos e atuais.

    Pedimos que o CREA atue em mutirão de fiscalização de existência de acessibilidade e “Rotas Acessíveis” em Curitiba na sexta edição deste Seminário.

    _ A sugestão de uma Delegacia para Assuntos da Pessoa com Deficiência

    A PESSOA COM DEFICIÊNCIA AGRADECE!

    ” A ♿ ACESSIBILIDADE NÃO É BUROCRACIA NEM NECESSIDADE E SIM DEVER DE TODOS, TODOS, TODOS EM GARANTIR IGUALDADE DE OPORTUNIDADE E DIREITOS FUNDAMENTAIS A TODOS! “

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Boa tarde, Marcos. Tudo bem?
      Sua solicitação foi encaminhada para a Comissão de Acessibilidade do Crea-PR e assim que tivermos um retorno entraremos em contato.

      Agradecemos o seu interesse e envolvimento em nossas publicações.
      Atenciosamente.

  3. Congratulações pela confirmação de tão importante evento.
    Com isso o Crea-PR ratifica a conscientização com vistas a Acessibilidade em benefício da sociedade.
    Cumprimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo