Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/04/coordenadores-do-colegio-de-entidades-de-classe-iniciam-nova-gestao/>.
Acesso em 28/03/2024 às 23h06.

Coordenadores do Colégio de Entidades de Classe iniciam nova gestão

3 de abril de 2020, às 19h39 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

No dia 1º de abril, por meio de web conferência, os coordenadores regionais do Colégio de Entidades de Classe do Crea-PR (CDER) participaram da reunião que marcou a posse e início de seus mandatos, que vai até 31 de marco de 2021. Na oportunidade foi realizada a eleição dos coordenadores estaduais do Colegiado, sendo escolhido como Coordenador Estadual o Geógrafo Danilo Giampietro Serrano, Regional Maringá, e como Coordenador Estadual Adjunto o Engenheiro Civil Rafael Gustavo Mansani, Regional Ponta Grossa.

O presidente em exercício do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Osvaldo Danhoni, participou da reunião. Informando aos coordenadores, devido à atual situação de restrições por conta da prevenção ao coronavírus, sobre a situação de Programas relacionados às entidades, destacou: “para dar continuidade aos processos de prestações de contas de entidades de classe, solicitamos a realização de reunião da CTC-Comissão de Tomada de Contas e da Comissão de Monitoramento e Avaliação dos projetos de forma virtual, que foi realizada, e agora os processos deliberados com aprovação serão homologadas por decisão ad referendum do Plenário, para a celebração de novos termos com as entidades de classe, originados dos Editais de Chamamento”, explica.

Danhoni falou também das decisões ad referendum do Plenário que prorrogam os prazos para envio de propostas do Edital de Chamamento vigente e a entrega de prestações de contas. Além disso, informou que “o Confea está estudando e possivelmente haverá prorrogação de prazos de envio de documentos como registro de entidades, Instituições, documentos de revisão de registro e renovação do terço, e embora moroso, este assunto está em debate e será decido nos próximos dias”, afirma o presidente.

Geógrafo Danilo Giampietro Serrano, coordenador estadual do CDER

O coordenador Danilo, que reassume o cargo já ocupado no mandato 2019-2020, comenta que a reunião foi satisfatória, com a participação de todos os coordenadores e adjuntos regionais, além da equipe do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR (DRI) e o destaque da participação do presidente Osvaldo Danhoni. Ele lamenta “por não estar próximo aos colegas coordenadores, pois às vezes nas conversas da reunião surgem mais assuntos além dos que estão em pauta, que acabam já sendo tratados e resolvidos, porém atendemos nosso objetivo, pois conseguimos discutir e resolver da melhor forma todos os itens de pauta”.

Engenheiro civil Rafael Mansani, coordenador-adjunto estadual do CDER

Para o coordenador-adjunto, Rafael Mansani, “o CDER aproxima as entidades de classe do Crea e atende mais diretamente as necessidades dessas entidades, e buscamos também resolver as questões de forma mais rápida, tanto nas associações, como dos associados juntos ao Crea”.

Em pauta

Entre os assuntos debatidos da pauta, o coordenador Danilo citou a alteração da data do 6º Seminários do ProEC (Programa de Apoio às Entidades de Classe), remarcado para os dias 28 e 29 de maio na Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos. A nova data permanece, com análise constante das orientações dos órgãos de saúde por questão da prevenção ao Covid-19. Mas a programação foi alterada. “Pelas questões afetadas pela pandemia que vivemos, mudamos as temáticas que seriam abordadas na programação, para que não se corra o risco de realizar contratações que deverão ser canceladas posteriormente. Então a programação está mais focada nas experiências das entidades, troca de informações e soluções sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia, as experiências com os projetos dos Editais de Chamamento, temas que trarão muita integração às entidades participantes”.

Outro assunto bastante debatido foi o 46º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (Epec), programado para o mês de novembro. “Esse ano vai ser difícil para todos, mas esperamos conseguir tirar bons frutos, e vamos levar o tema ao Epec, tratando o assunto de forma integradora, falando das descobertas, caminhos, inovações e reflexões nas áreas das engenharias, agronomia e geociências, trazidas com a pandemia do Covid, além dos outros temas importantes como Inteligência Artificial, internet das coisas, indústria 4.0, mecanização da construção civil”, explica Danilo.

Os prêmios realizados pelo Crea-PR, Destaque Profissional e Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso, mantêm as datas de indicações, pois é uma oportunidade de premiação aos trabalhos realizados em 2019. O Prêmio Crea de Qualidade também será mantido, porém foi criado um comitê para revisar os quesitos analisados nas entidades de classe para que, por conta da situação atual da pandemia, como algumas atividades não podem ser realizadas, nenhuma entidade seja prejudicada, já que são questões externas a elas.

Saiba quem são os Coordenadores Regionais

REGIONAL Coordenador PRESIDENTE TÍTULO
APUCARANA Titular Edney Minoru Narita Engenheiro Civil
Adjunto Alcides Pascoal Júnior Engenheiro Ambiental
CASCAVEL Titular Valmor Pietsch Engenheiro Agrícola
Adjunto Cesar Davi Veronese Engenheiro Agrônomo
CURITIBA Titular Roberto Serta Engenheiro de Segurança do Trabalho
Adjunto Taciana Achcar Malheiros Vannucci Engenheira Cartógrafa
GUARAPUAVA Titular Eduardo Ribeiro Engenheiro Civil
Adjunto Jorge Luis Oliveira Campelo Geógrafo
LONDRINA Titular Carlos José Marques da Costa Branco Engenheiro Civil
Adjunto Aylton Veronez Júnior Engenheiro Mecânico
MARINGÁ Titular Danilo Giampietro Serrano Geógrafo
Adjunto Gabrielli Milani Engenheira Civil
PATO BRANCO Titular Cesar Rubert Engenheiro Mecânico
Adjunto Dirceu Schnem Engenheiro Agrônomo
PONTA GROSSA Titular Rafael Gustavo Mansani Engenheiro Civil
Adjunto Sandro Dias Baptista Engenheiro de Segurança do Trabalho

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *