Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/30518>.
Acesso em 23/06/2021 às 23h47.

A Engenharia Elétrica frente à Covid-19

Confira o artigo assinado pelo Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PR, Eng. Eletric. Edson Luiz Dalla Vecchia

1 de abril de 2020, às 18h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Coord. Eng. Eletric. Edson Dalla Vecchia.

Nesse momento difícil que estamos passando com a Covid-19 queremos registrar o profundo reconhecimento e tecer os mais elevados elogios a todos os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente dessa verdadeira guerra defendendo a nossa população, colocando as suas vidas em risco.

Para que esses profissionais possam atuar adequadamente, com diagnósticos, exames, tratamentos e pesquisas, é imprescindível que haja estrutura tecnológica à disposição.

Assim, ressaltamos que a área de engenharia elétrica com finalidade biomédica está trabalhando em diversos campos de atuação para permitir aos profissionais da área da saúde sua adequada atuação, podendo-se citar como exemplos:

  • Serviços, materiais, dispositivos, produtos médicos e sistemas de auxílio à motricidade, à locomoção e ao funcionamento do sistema respiratório;
  • Instrumentos e equipamentos elétricos, eletrônicos e eletromecânicos de tecnologias para a saúde, de imagenologia, de aferição, de monitoração, de estimulação e de reprodução de sinais vitais das áreas médica, odontológica e hospitalar; e
  • Dispositivos e equipamentos médicos, odontológicos e hospitalares para procedimentos cirúrgicos, de diagnóstico, de tratamento, de ressuscitação, de eletroestimulação ou de higienização.

Além da finalidade biomédica que possui relação direta e objetiva com a área da saúde, as outras áreas da engenharia elétrica, de forma estruturada, também contribuem diuturnamente para o suporte necessário e primordial nessa batalha.

A eletrotécnica com a rede de energia, incluindo geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica para o fornecimento desse insumo básico a cada uma das unidades consumidoras do nosso País, dentre elas, as Unidades de Saúde, Laboratórios e Institutos de Pesquisa de modo geral, assim como os demais estabelecimentos que, de uma maneira ou outra, fazem parte desta força-tarefa, além da iluminação pública pelos nossos municípios.

A eletrônica e a computação com os equipamentos eletrônicos em geral de uso doméstico e profissional, incluindo aqueles com finalidade médico-hospitalar já citados anteriormente, além da estrutura de equipamentos, servidores e bancos de dados, com sistemas, soluções e integrações de hardware e software, possibilitando sigilo e integridade de informações ou transações.

A telecomunicações com todos os sistemas com ou sem fio, especialmente telefonia e internet para qualquer modalidade de fornecimento que, com seu papel relevante, possibilitam adequado desempenho para que seja possível o home-office por grande parte da população, contribuindo com o isolamento social recomendado pelas autoridades.

O controle e automação nos mais diferentes segmentos para equipamentos, processos ou sistemas de produção que operem de forma autônoma, aqui destacadamente podem ser citados os respiradores eletroeletrônicos.

Enfim, o trabalho incansável de cada um dos nossos profissionais especialistas que agora, mesmo colocando suas próprias saúdes em risco, vem colaborando e atuando na área da biomedicina. Nossos engenheiros e tecnólogos, não se furtarão a continuar a prestar seus serviços e conhecimentos, tanto no desenvolvimento e construção, em caráter emergencial, de novos equipamentos, como ainda e especialmente, atuando fortemente, na manutenção e recuperação de equipamentos imprescindíveis para que a saúde da população seja recuperada e que vidas sejam preservadas em toda a extensão territorial do nosso Brasil.

 

Edson Luiz Dalla Vecchia

Engenheiro Eletricista e Conselheiro do Crea-PR


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *