Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/04/distancia-percorrida-por-fiscais-do-crea-pr-equivale-a-16-voltas-na-terra/>.
Acesso em 29/03/2024 às 05h27.

Distância percorrida por fiscais do Crea-PR equivale a 16 voltas na Terra

Comparativo é com dados de 2019, quando foram rodados 663.141 Km nas oito regionais do Conselho no Paraná. No país, agentes percorreram 8 milhões de quilômetros em fiscalizações

20 de abril de 2020, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Uma volta ao redor da Terra tem aproximadamente 40 mil Km. Um atleta correndo sem parar (9,5 Km/h) levaria 175 dias para dar uma volta no planeta. A estimativa é menor quando se trata de veículos motorizados. Um exemplo: os fiscais do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) rodaram 663.141 quilômetros durante as fiscalizações de 2019, o que equivale a 16 voltas na Terra. Foram mais de 55 mil quilômetros por mês nas oito regionais do Conselho (Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa). No Brasil, a distância percorrida por 846 agentes fiscais da autarquia chegou a 8 milhões de quilômetros.

Apesar da quantidade de quilômetros percorridos, nenhuma saída para fiscalização na Regional Maringá do Crea-PR foi sem rota definida. O agente de Fiscalização, Engenheiro Civil Djalma Bonini Junior, conta que definir o trajeto com antecedência ajuda na economia de recursos federais. “Os fiscais quando saem fazem uma rota com as fiscalizações e aproveitam que estão em determinada região ou cidade para resolver outras demandas locais”, ressalta.

A mesma regra de economicidade de recursos públicos é válida para as demais Regionais do Crea-PR, em Apucarana, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa. A descentralização dos serviços é um diferencial, porque garante agilidade e eficiência no atendimento aos profissionais, empresas e à sociedade.

Para a gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Engenheira Ambiental Mariana Maranhão, as ações fiscalizatórias têm o apoio de novas tecnologias, como o Sistema de Informações Geográficas – ferramenta utilizada pelo Crea-PR que apresenta dados para apoio nos deslocamentos – bem como ferramentas de roteirização para auxiliar no planejamento das ações em campo, otimizando o deslocamento dos agentes de fiscalização em busca de maior efetividade. “É imprescindível que as equipes de fiscalização estejam nas ruas, em especial para combater o exercício leigo da profissão, mas com assertividade e sem desperdício de recursos” ressalta.

O Engenheiro Civil Hélio Xavier da Silva Filho, gerente da Regional Maringá do Crea-PR, reforça o investimento do Conselho em equipes de alta performance, especialmente na fiscalização. Ele pontua que dedicando esforços em planejamento, a equipe de atuação externa tem rotas mais bem definidas, abordagens mais assertivas e otimização de percursos e atividades.

“As fiscalizações ocorrem para que a sociedade possa contratar Engenheiros habilitados e empresas que tenham responsáveis técnicos e atendam à legislação. O Crea-PR também procura garantir – via fiscalização – que os responsáveis técnicos estejam presentes e sejam atuantes em todas as atividades desenvolvidas”, explica.

Eficiência na fiscalização

O Crea-PR possui um intenso trabalho de Planejamento Estratégico que busca – dentre outras iniciativas – aumentar a eficiência da fiscalização. Segundo o gerente Regional, Hélio Xavier da Silva Filho, “é um trabalho de inteligência do processo fiscalizatório que fortalecemos em 2019, por meio da realização de dois Hackathons”.

Nas maratonas de inovação, os participantes criaram várias tecnologias para aumentar a produtividade da fiscalização do Crea-PR. Uma delas se refere ao acompanhamento automatizado de licitações de obras públicas e a outra ao mapeamento das rotas de fiscalização por meio de tecnologias e aplicativos similares ao Waze. Ambas estão em fase de estruturação para entrar em teste.

Para o Geógrafo Danilo Giampietro Serrano, o cruzamento de dados do sistema de geolocalização municipal auxilia na redução do uso de veículos e aumenta a eficiência das fiscalizações. “Temos que pensar no meio ambiente, na poluição que os carros causam e a inovação permite resolver esses problemas por meio de tecnologias”, finaliza.

Distância e curiosidades

Na Geografia a distância é a medida da separação de dois pontos. No caso da circunferência da Terra, o Geógrafo Danilo Giampietro Serrano explica que só foi possível determinar o diâmetro devido a Eratóstenes, que viveu entre 276 a 194 A.C., e fez o cálculo por meio da trigonometria.

Outro cálculo existente é em relação à idade da Terra, que teria se formado às 9h do dia 26 de outubro de 4004 A.C. Mas hoje sabemos que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos.


Comentários

  1. Eng. Alan Polucha says:

    É inaceitável que nossas anuidades e taxas sejam utilizadas para financiar uma postagem desastrosa como essa. Além dos incontáveis erros de português, existem erros de história e aritmética de ensino básico. Uma vergonha para a engenharia e história dessa honorável instituição.

    • Comunicação Crea-PR says:

      Olá Alan, boa tarde!

      Agradecemos o seu contato e interação com nossa matéria mas gostaríamos que apontasse todos os erros que comentou, para que possamos justificá-los ou corrigi-los se for o caso!

      • Comunicação Crea-PR says:

        Boa tarde, Alan. Tudo bem?

        Analisamos com mais profundidade a matéria conforme sua observação e realmente encontramos um erro de formatação de texto no último parágrafo da matéria, o que causou a informação incorreta. Gostaríamos de nos desculpar por não termos percebido na primeira observação do senhor e agradecer por colaborar com nosso trabalho nos alertando.
        A frase em questão já foi corrigida.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *