Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/30569>.
Acesso em 24/06/2021 às 00h18.

Engenheiros são convocados para Hackathon de soluções pós-Coronavírus

A maratona online será realizada de 24 de abril a 1º de maio, com a proposta de fomentar ideias e projetos que reduzam os impactos da Covid-19 no Paraná

16 de abril de 2020, às 19h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

 

Como construir um novo futuro, em poucos meses, após uma pandemia inesperada que em poucas semanas mudou totalmente a realidade – desde os hábitos dentro de casa até a Economia? O momento pede ideias novas, ousadia e a mesma agilidade que o Coronavírus teve para desconstruir o que estava planejado. Para isso, o governo do Estado do Paraná lançou nessa quinta-feira (16) O Hack pelo Futuro, um hackathon (maratona online) que busca alternativas, ideias inovadoras e soluções para a Economia, o Comércio, a Educação, a Saúde e o setor de serviços.

Além de encontrar soluções inovadoras para problemas causados em decorrência do novo Coronavírus, a proposta do governo é também dar suporte a startups e empreendedores que tiveram seus negócios afetados durante a pandemia.

O Crea-PR realizou dois Hackathons em 2019, os primeiros do Sistema Profissional Confea/Creas. O gerente da Regional Maringá do Crea-PR Engenheiro Civil Hélio Xavier da Silva Filho esteve à frente da realização das maratonas e comenta que este tipo de iniciativa estimula todos os envolvidos a pensarem “fora da caixa”, com a possibilidade de – numa visão multidisciplinar – desenvolver, em pouco tempo, soluções inovadoras que resolvam ou minimizem problemas de maneira significativa. “Nas duas maratonas que tivemos no Crea-PR em 2019 detectamos oportunidades de inovações tecnológicas em nosso processo de fiscalização nunca antes pensadas. Com certeza, a atual iniciativa deve render bons e úteis frutos para toda sociedade paranaense”, salienta Xavier Filho.

A maratona acontece de 24 de abril a 1º de maio e será exclusivamente online, com as equipes trabalhando de forma remota. As inscrições começam nesta quinta-feira (16) e seguem até a próxima quarta-feira (22), pelo site www.hackpelofuturo.com.br. A participação é gratuita e os melhores colocados serão premiados.

Além de Engenheiros, o hackathon também é voltado para Professores, Estudantes, Pesquisadores, profissionais das áreas de Negócios, Saúde, Comunicação, Marketing, UX/Design, Desenvolvimento, Programação e Finanças, entre outras.

Os participantes poderão escolher entre quatro categorias de atuação: Saúde, Sociedade, Economia e Cultura. Cada uma delas contará com desafios específicos, e as equipes deverão propor uma solução para eles.

As inscrições podem ser feitas individualmente ou como um time, formado tanto por uma equipe multidisciplinar ou mesmo por uma startup/negócio com solução pronta que se encaixe nos desafios. Quem se inscrever sozinho, será direcionado a uma equipe de acordo com seu perfil e a categoria que escolher.

Produção: Denise Morini (Assessoria de Imprensa do Crea-PR) com informações da Agência de Notícias do Paraná


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *