Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/06/anpea-realiza-serie-de-lives-com-tematicas-ambientais/>.
Acesso em 28/03/2024 às 08h59.

Anpea realiza série de lives com temáticas ambientais

3 de junho de 2020, às 19h09 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Lives da série Poluição do Ar.

Os últimos anos têm sido de muitos fatos e acontecimentos diferentes, como por exemplo os desastres ambientais das barragens, e chuvas que extrapolaram a probabilidade do normal. E este ano, para fazer com que todos reflitam ainda mais, apareceu o Sars-CoV-2, mais conhecido como COVID-19. Nesse contexto de pandemia todos passam pela experiência do distanciamento social, e incluindo as atuações das Entidades de Classe, desde o início do ano, muitas ideias de cursos e eventos tiveram que ser reelaboradas. Então a Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea) deu início às lives em suas redes sociais: conteúdos gratuitos abordados em bate-papos ao vivo sobre as temáticas ambientais, voltadas para profissionais da área e sociedade em geral.

Sempre buscando a valorização profissional, o primeiro assunto abordado foi a poluição do ar relacionada ao coronavírus, com a realização de três lives. A primeira, no dia 20/04, sobre Redes de Monitoramento da Qualidade do Ar, contou com a participação do Engenheiro Ambiental e Professor da UFPR, Emílio Mercuri. A segunda, no dia 27/04, teve a participação do também Engenheiro Ambiental Ivo Heck, falando do tema Mobilidade Urbana. No dia 08/05 foi realizada a terceira live, com o representante do Instituto Água e Terra (IAT), João Oliveira, que falou sobre a atuação do órgão na questão da Qualidade do Ar.

Lives da série Resíduos Sólidos

A segunda série de lives teve como tema central Resíduos Sólidos. A primeira desta, com a maior audiência, ocorreu no dia 19/05, com o tema Vulnerabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis em Tempos de COVID-19, cujo convidado foi o representante na Rede de Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do norte do Estado do Paraná, Engenheiro Ambiental Edson Massi. A segunda, realizada no dia 26/05, teve como tema Recomendações da área da saúde para a Gestão de Resíduos Sólidos, com a convidada Professora Danielly Negrão, do curso de Enfermagem da UEL e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (Ninter-UEL). Ela apresentou sobre a importância da multidisciplinaridade nos trabalhos envolvendo a gestão de resíduos, ainda mais em época de pandemia. Finalizando este bloco, foi realizada no dia 02/06, a live com o tema Reflexão da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, antes, durante e após a pandemia, com o Mestre e Engenheiro Civil Caio Rodrigues, também membro do Ninter.

Live sobre a crise hídrica no Paraná

Além disso, também neste período dos últimos meses, o Paraná vêm sofrendo com a crise hídrica, e a Anpea convidou para falar do tema o gerente industrial da Sanepar, Regional Londrina, Engenheiro Gil Gameiro. O bate-papo aconteceu no dia 27/05, com o tema Crise Hídrica e Região Norte do Paraná, sanando dúvidas sobre captação, influências do COVID-19 e falta de água para a região norte do Paraná.

Conforme declaração a Anpea sente-se no deve de promover conteúdo aos engenheiros e engenheiras ambientais, mas também ao público em geral, certa de que o meio ambiente é para todos. Todas as lives estão disponíveis de maneira gratuita no Instagram @anpea_pr e fica o convite para todos acessarem.

Além disso, para dar continuidade, a próxima série de lives terá como assunto Sustentabilidade, e os temas específicos são Sustentabilidade e Comunicação, Sustentabilidade na Indústria Farmacêutica e Sustentabilidade na Indústria de Transporte. Esta série será realizada com Engenheiras Ambientais, pois além de compartilhar conhecimento, este bloco tem o objetivo de demonstrar a representatividade e excelência das profissionais de Engenharia Ambiental, em todo o estado.

Ficou curioso? Visite nossa o perfil do Instagram @anpea_pr e confira todas as lives já realizadas e a divulgação das demais.


Comentários

  1. Trajano Gracia Neto says:

    Parabéns! As dicussões que se fazem necessárias!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *