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Acesso em 10/07/2020 às 21h31.

Crea-PR lança atendimento de solicitações de serviços 100% on-line

Desde o início do mês de junho todas as solicitações podem ser feitas de forma totalmente digital

18 de junho de 2020, às 16h03 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A situação que todo o mundo está vivendo neste ano de 2020 por conta da pandemia do coronavírus levou empresas e organizações, sejam grandes ou pequenas, a agir por orientação dos órgãos de saúde e realizar mudanças para a diminuição da velocidade de transmissão do vírus, em uma situação que se instalou de forma bastante repentina, sem que houvesse um período de preparo.

No Crea-PR a situação também foi assim. No mês de março, em poucos dias, quando os casos de pessoas infectadas pelo Covid-19 no país e no Estado começaram a aparecer e crescer, a forma de trabalho mudou totalmente. O home-office se tornou a realidade para praticamente todos os funcionários e o atendimento aos profissionais e empresas passou a ser feito de forma remota, caracterizando um momento desafiador.

Por ser uma circunstância sem precedente, novas ações foram criadas, outras adaptadas e muitas que estavam em andamento foram aceleradas. Para o atendimento aos profissionais e empresas, no início foram utilizados os canais já disponíveis, com adaptações. O envio de documentos que deveriam ser entregues em vias originais, passou a ser feito por e-mail. Com o passar dos meses foram sendo implantadas melhorias e desde o início deste mês de junho as solicitações de serviços passaram a ser realizadas de forma totalmente on-line.

Este processo de digitalização dos serviços já estava acontecendo há dois anos, conforme conta o gerente da Regional Londrina do Crea-PR, Engenheiro Eletricista Edgar Matsuo Tsuzuki, coordenador do projeto. O planejamento estratégico do Crea-PR estabeleceu como um dos seus objetivos para o período de 2018 a 2020 ‘simplificar e otimizar os processos e procedimentos’. Então, “durante os estudos para atender este objetivo, obtivemos no final de 2018 um parecer positivo da Procuradoria Jurídica do Crea-PR, informando que havia respaldo jurídico para receber documentos digitalizados a partir dos originais e relativizarmos a exigência do reconhecimento de firma nos contratos de prestação de serviço entre empresa e profissional, baseado principalmente no Decreto Federal n.º 9.094/2017, que fala da simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, e Resoluções do CNJ – Conselho Nacional de Justiça”.

Ao longo de 2019, gerentes e facilitadores do Crea-PR, com participação ativa de suas equipes, trabalharam em oficinas de simplificação de processos utilizando técnicas de escritório enxuto, o chamado Lean Office. Uma das ações resultantes destas oficinas foi a implantação do recebimento de documentos digitalizados a partir do original, implicando em alterações dos Formulários Online, mudança nos procedimentos internos e treinamento das equipes em todo Estado.

Neste trabalho havia um cronograma de implantação, que estava sendo cumprido até o início deste ano. Os serviços relativos à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) foram disponibilizados 100% on-line em agosto de 2019. Os serviços relativos à pessoa física e à pessoa jurídica tinham previsão de lançamento para o segundo semestre de 2020, porém, com o início da pandemia, o Comitê de Crise do Crea-PR orientou a equipe técnica do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) a priorizar os projetos que possibilitassem o recebimento de documentos digitalizados.

O coordenador explica que “a resposta do DTI foi surpreendente, pois em poucos dias implantou uma solução técnica para passarmos a receber os documentos digitalizados e em poucas semanas conseguiu adequar todos os Formulários Online e o Sistema Corporativo, conforme estava previsto nos projetos das oficinas de escritório enxuto”.

Para o gerente, “o maior benefício resultante destas adequações é a comodidade para os profissionais e empresas, pois agora conseguem solicitar todos os serviços da sua casa ou escritório, por meio de seus celulares, tablets ou computadores, sem a necessidade de deslocamento até a Inspetoria mais próxima apenas para entregar os documentos físicos e gerar um número de protocolo”.

Além disso, outras vantagens são a redução no tempo de transporte da informação entre áreas do Conselho, pois o envio de um protocolo 100% on-line é instantâneo pelo Sistema Corporativo, enquanto o envio de um protocolo físico entre uma Inspetoria do interior até Curitiba pode demorar até sete dias pelo malote. E ainda o inventário, pois a documentação totalmente on-line pode ser acessada de qualquer local do Estado com poucos cliques, enquanto cópias de documentos físicos requerem espaço em armários e dependem de buscas manuais.

A mudança não é somente para atender este período de medidas por conta da pandemia. “Esta inovação veio para ficar e impactará muito o atendimento aos profissionais após o período de restrições ao atendimento presencial, pois facilitamos o acesso aos serviços do Crea-PR buscando deixá-lo ainda mais intuitivo e ágil com as simplificações e com a eliminação de tarefas que não agregam valor ao cliente”, conclui Edgar.


Comentários

  1. Fernando disse:

    Espero que funcione , pois o atendimento para tirar dúvidas foi péssimo quando precisei ir pessoalmente.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Fernando. Tudo bem?

      Que estranho isso que está nos relatando, Fernando. Pode nos informar o que ocorreu? Estamos sempre tentando melhorar nossos procedimentos 😉

  2. Ivanei Silva disse:

    O Crea PR 100% online é fruto do trabalho de uma equipe comprometida com a satisfação de seus usuários. Os avanços tecnológicos e um novo perfil nos usuários dos serviços públicos, direcionam a melhoria constante dos sistemas e principalmente a capacitação de toda equipe, que esta preparada para o atendimento. Parabéns a todos os colegas que formam a equipe funcional do Crea PR. Parabéns ao Crea-PR que está disposto a implementar inovações.

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