Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2014/09/amanha-e-dia-do-engenheiro-quimico/>.
Acesso em 28/03/2024 às 05h01.

Amanhã é dia do Engenheiro Químico

19 de setembro de 2014, às 15h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Amanhã, 20 de setembro, é comemorado em todo o país o Dia do Engenheiro Químico. A data foi instituída pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia em 2002, atendendo a solicitação do então coordenador nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Química, engenheiro químico Fermin Perez Camison.

Segundo a definição do Guia do Estudante da Editora Abril “a engenharia química é voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Esse profissional também pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo com a normatização e o desenvolvimento sustentável”.

No CREA-PR, atualmente a Engenharia Química é representada no Plenário pelos seguintes conselheiros: Ivo Brand, Luiz Eduardo Caron (coordenador da Câmara de Engenharia Química, Geologia e Minas), Paulo Guerino Basso, Francisco das Chagas Caldas Santos, Paulo Moisés Sezerino, Renato João Sossela de Freitas e William Cézar Pollonio Machado.

Parabéns a todos os profissionais da Engenharia Química!


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *