Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2014/09/aeac-incentiva-os-associados-a-pensar-em-tecnologias-sustentaveis/>.
Acesso em 29/03/2024 às 07h33.

AEAC incentiva os associados a pensar em tecnologias sustentáveis

29 de setembro de 2014, às 19h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

rosa dos ventos siteCiente de que a sustentabilidade é o caminho para conter impactos mais severos em relação à qualidade de vida da humanidade, a AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), tem incentivado os profissionais associados a elaborar projetos com essa preocupação, com alternativas viáveis e econômicas de reaproveitamento e reuso, principalmente da água.

Um dos bons exemplos dessa nova mentalidade é observado no trabalho desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Caio Smolarek Dias. Um dos edifícios em construção em Cascavel já é referência nesse conceito e o profissional Caio Smolarek Dias faz parte da equipe responsável por essa proposta inovadora na região Oeste. “Por se um projeto inovador e dentro dos parâmetros de conscientização e preservação do meio ambiente, o projeto tem tido uma boa receptividade por parte da população”, descreve Caio.

Novas tecnologias na área ambiental dentro do conceito da construção civil e arquitetura são lançadas a uma velocidade espantosa. Todas são desenvolvidas para atender da melhor maneira possível um público preocupado com o futuro de suas gerações.

O edifício Rosa dos Ventos é o primeiro empreendimento imobiliário residencial sustentável de Cascavel. Seus diferenciais são os elementos de sustentabilidade (gerador eólico, paineis fotovoltaicos, coleta da água da chuva, paineis solares de aquecimento da água, maior iluminação e ventilação natural).

A tecnologia ambiental ou tecnologia verde é a aplicação das ciências ambientais para a proteção e conservação da natureza, espaço natural ou biodiversidade, no sentido de prevenir ou mitigar os impactos negativos do homem no ambiente. Nos tempos atuais, a tecnologia ambiental ganhou uma nova força, no sentido de corresponder as necessidades impostas pelo desenvolvimento sustentável.

O arquiteto e urbanista Anestor Tombini, ex-presidente da AEAC, também reconhece a importância do uso de tecnologias sustentáveis nas edificações. Tanto que já ergue um edifício multicorporativo, chamado de Tom Business, localizada na rua Minas Gerais, em Cascavel.

O edifício é voltado a grandes ambientes e atende o conceito de sustentabilidade, por intermédio da geração de energia para áreas comuns, tanto fotovoltaicas como eólica.  Os pisos são elevados e as faixas refletivas para aproveitar e gerar energia natural. A previsão é de que essa obra fique pronta em 2017. “Essa tendência logo será transferida para as residências, na busca de soluções próprias para geração de energia”.

Assessoria AEAC / V10 Comunicação


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *