Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/07/27-07-dia-nacional-de-prevencao-de-acidentes-do-trabalho/>.
Acesso em 29/03/2024 às 12h37.

27/07: Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

27 de julho de 2020, às 9h35 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nos anos 70, o Brasil chegou a ter 1,7 milhões de acidentes do trabalho por ano e com isto o Banco Mundial passou a cortar financiamentos para as empresas e indústrias por este número elevado de acidentes, que chegava a ter 40% dos trabalhadores lesionados (Fundacentro, 2019).

Com esta atitude do Banco Central, surgiu em nosso país duas Portarias importantes para a redução dos acidentes e doenças do trabalho, sendo as Portarias n.º 3.236 e n.º 3.237, oficializadas em 27/07/1972. A Portaria n.º 3.236 instituiu o ‘Plano Nacional de Valorização do Trabalhador’ e a Portaria n.º 3.237 obrigou as empresas a adotarem os ‘Programas de Medicina Ocupacional e de Engenharia de Segurança do Trabalho’.

Este é um dia para comemorarmos o marco histórico, com a criação destas legislações para serem cumpridas pelas empresas, porém é um dia para refletirmos, pois ainda temos um número alto de acidentes e doenças do trabalho em nosso país, cerca de 700.000 por ano, ou seja, uma média de 80 acidentes de trabalho por hora, chegando-se a uma morte a cada 3h40 (Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, 2020).

Portanto, é um dia para refletirmos e pensarmos na valorização dos cuidados dos trabalhadores, com uma mudança de cultura, tanto das empresas em terem a implantação de programas de saúde e segurança, assim como os trabalhadores em atenderem as orientações de prevenção e se conscientizarem da importância na prevenção.

Neste cenário de Covid, com o número elevado de doentes e mortos, ainda temos muitas pessoas que não se conscientizaram da importância da prevenção, pois ainda vemos pessoas circulando nas ruas ou entrando em estabelecimentos de uso coletivo sem máscaras, obrigatório em quase todos os municípios do Brasil. Com isto, conclui-se que ainda temos muito a ser realizado em todas as profissões e seguimentos empresariais, assim como pelos órgãos governamentais e por toda a população.

Reflita e pratique prevenção!

Roberto Serta

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança

Live: A engenharia de segurança no dia nacional de prevenção de acidentes

Neste dia 27 de julho, às 19h, será realizada pela Associação Paranaense de Engenheiros de Segurança (Apes) a live com o tema ‘A engenharia de segurança no dia nacional de prevenção de acidentes’.

A live acontece com a participação dos Engenheiros Jaques Sherique, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança; Benvenuto Gonçalves Jr., presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho; Roberto Serta, presidente da Apes; e Denilson Santana, presidente da Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança; moderada por Rodrigo Meister.

As inscrições para participar devem ser feitas no site: www.apes.eng.br.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *