O CREA-PR esclarece aos seus profissionais e a população que o retorno de atendimentos oriundos por meio da gravação eletrônica é automático. Os retornos são realizados de acordo com a ordem do recebimento do registro e a disponibilidades dos atendentes.
Para a melhor eficiência do retorno, é fundamental que o cadastro seja realizado de forma correta conforme orientado pela própria gravação eletrônica, informando o número de DDD com dois dígitos (sem o zero) e o telefone correto.
A Central de Informações pode ser acionada pelo telefone 0800 041 0067, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.
meu Crea foi cancelado!
Meus pagamentos foram realizados em Tocantins e Roraima!
Está tudo certo!
Favor verificar e regularizar!
Obs não consigo comunicar por telefone, não atendem!
Boa tarde Adriano, estas questões têm que ser resolvidas pelo nosso 0800, que está disponível todos os dias da semana, em horário comercial.
Atenciosamente.
Bom dia
Sou filiado ao CREA-MG e atualmente estou morando em Curitiba PR, gostaria de saber se preciso e qual o procedimento necessário para criar o vínculo com o CREA-PR e exercer as atividades se necessário.
Grato,
José Carlos
Boa tarde, José. Tudo bem?
Para solicitar o visto no Crea-PR deve ser apresentada a documentação conforme constante no formulário online, disponível por meio do site do Crea-PR, em Profissional > Formulários online. Segue o link: https://creaweb2.crea-pr.org.br/creaweb.formulario/common/doctos_necessarios.aspx?tipo=3&tp_login=VPF
Boa tarde,
Estou tentando contato por telefone e não estou tendo sucesso.
Preciso emitir ART de cargo e função e não estou conseguindo gerar o boleto. É necessário protocolar o contrato? A ART será analisada e enviado o boleto direto para o email informado no ART?
Boa tarde, Bianca.
Solicitamos que a CI entrasse em contato com você.
Olá, estou na italia preciso falar com o atendimento do CREAPr mas daqui é impossível ligar para 0800. Existe outro numero que não seja esse 0800?
Oi, Vinicius. Tudo bem?
Somente o 0800. Entre em contato conosco no Facebook. Tentaremos auxiliá-lo por lá.
Boa tarde,
Preciso fazer alteração de endereço da empresa junto ao CREA PR.
Estou tentando contato desde 27/08/2019 no 0800 sem sucesso.
Qual orientação
Boa tarde, Cibele. Tudo bem?
Entraremos em contato com a empresa. Agradecemos o contato!
estava empregado no começo do ano e comecei a pagar a anuidade, que pra mim não serve pra nada. mas agora estou desempregado e entrei com pedido de interrupção de registro profissional e no site alega que eu tenho que quitar os débitos de anuidade! como vou quitar se não estou trabalhando???? não tenho condições de pagar.
Bom dia, Robson.
Sobre a interrupção de registro:
O registro pode ser interrompido sim! Informamos que o profissional pode solicitar a Interrupção de Registro quando não está exercendo efetivamente a profissão. A documentação necessária está localizada em nosso site (www.crea-pr.org.br) em Profissional > Formulários Online > Sou um Profissional > Atualização da Situação do Registro > Interrupção de Registro, ou diretamente no link: http://creaweb2.crea-pr.org.br/creaweb.formulario/
Podendo a solicitação ser feita à distância, neste caso somente para profissionais que não pertencem as modalidades de Química e Geologia e Minas ou presencial.
Não é necessário a apresentação e retenção da Carteira de Identidade do profissional. O prazo para deferimento é de 5 dias úteis, caso os documentos estejam corretos.
Sobre o pagamento:
O fato gerador tributário do pagamento da anuidade é a manutenção do registro profissional. Assim, a exigibilidade da anuidade independe da empresa ou profissional registrado ter exercido ou não a profissão, ou mesmo de não estar obrigado ao registro que manteve voluntariamente.
Nesse sentido, as anuidades devidas aos conselhos de fiscalização profissional têm natureza tributária e seu fato gerador é o ato do registro profissional, não cabendo isenção ou anistia, sob pena de responsabilização dos gestores do órgão por renúncia fiscal indevida, conforme prevê a Lei Complementar n.º 101/2000 que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. O profissional ou empresa que contestar o débito deve ser orientado a interromper ou cancelar o registro, conforme os procedimentos existentes, mesmo que haja a alegação de que não estejam exercendo atividades nas áreas afetas à fiscalização profissional do Crea-PR, ou outro motivo que entendam pertinente que justifique o não pagamento da(s) anuidade(s).
Não estou conseguindo dar baixa de Responsável técnico, muito menos contato telefônico com vocês.
Bom dia Helena. Tudo bem?
O profissional ou a empresa podem solicitar esta baixa de RT, caso ele não seja mais o RT dessa empresa, claro.
Vale ressaltar que antes de pedir a baixa de responsabilidade ele deve baixar as ARTs de serviços em aberto ou em andamento pela empresa.
Segue como deve ser feito:
No Sistema Corporativo
menu -> CONSULTAS > CHECKLIST < < Novo >> 280 – Baixa de Responsável Técnico
No Site
Profissional > Formulários Online > Sou um Profissional > Atualização de Dados Profissionais / Títulos > Baixa de Responsabilidade Técnica > Baixa de Responsabilidade Técnica Online (à distância).
Presencial
Profissional > Formulários Online > Sou um Profissional > Atualização de Dados Profissionais / Títulos > Baixa de Responsabilidade Técnica > Baixa de Responsabilidade Técnica (presencial).
O prazo para esta baixa é de 5 dias úteis.
Boa tarde, como faço para alterar a data de uma ART . No tutorial não explica. Liguei o dia inteiro para o 0800 e diz que o tempo minimo de espera será de 3 horas e desliga. No fale conosco não respondem e nos telefones locais não atendem.
Agradeço. ressalva estou tentando desde segunda-feira
Bom dia, Claudia. Tudo bem?
ART de contrato, de início? Fim?
Procuramos o último contato da sr. e vimos que o ultimo foi em outubro de 2018. A sra. chegou a fazer todo o procedimento?
Se puder nos passar um contato, poderemos contatá-la a fim de esclarecer suas dúvidas.
Boa tarde
Preciso de um retorno urgente sobre um protocolo que há mais de 30d e necessito para fins de licitação (assinatura de contrato)
Referência : 267018/2019 – INGRESSO DE QUADRO TÉCNICO
Grato
Marcio Lima
Bom dia, Marcio. Tudo bem?
Quando o protocolo necessita de analise da Câmara Especializada, ele entra em outro padrão de prazos, de acordo com o regimento das Câmaras. No caso específico foi distribuído para relato de um Conselheiro, que poderá apresentar na próxima Reunião da Câmara (calendário pode ser consultado no site em Institucional). O Conselheiro possui um prazo regimentar de 90 dias para relato. E o andamento da solicitação pode ser acompanhado pelo site em Consulta Pública> Protocolo
Bom dia,
Emiti uma ART mas não consigo gerar o boleto. Como faço?
Meu fone para contato é (41) 988685006 – Registro 70.059/D
Grato
Boa tarde Bruno, tudo bem? No nosso 08000410067 você consegue tirar todas suas dúvidas. Atenciosamente.
Bom dia.
Ontem eu fiz uma nova ART deste modelo novo, porem não aparece em lugar nenhum local para gerar o boleto para pagamento.
Preciso dar entrar entrada em um projeto no corpo de Bombeiros.
Não consigo nem falar com vçs. Assim fica complicado.
meu telefone para contato urgente é (41) 3121.2616 e/ou (41) 99899-8684
Prezado Osmar, boa tarde!
Passamos seu número para o nosso SAC que estará entrando em contato com o senhor na sequência.
Atenciosamente
Bom dia,
como faço para retificar uma ART?
Bom dia Ana Flavia, com o novo sistema de ART houve algumas mudanças. Agora não tem mais retificação de ART, mas substituição de ART sem custo. Informações e tutoriais sobre o sistema de ART estão disponíveis em art.crea-pr.org.br. Qualquer dúvida entrar em contato pelo 0800 041 0067.
Boa tarde,
Fiz uma pergunta no site e solicitei apenas se o serviço de geoprocessamento poderia ser executado apenas com a formação de Engenheiro Civil ou se eu precisaria integrar a minha pós graduação em geoprocessamento para poder executar o serviço, a atendente fez uma pesquisa no WIKIPEDIA, copiou a primeira resposta, colou e solicitou que eu informasse qual atividade pretendida. É um absurdo um atendimento técnico de um conselho se basear no WIKIPEDIA!
Além do mais na resposta que me enviaram, não foi possível enviar uma resposta.
O valor desse conselho é caro e o serviço prestado para a sociedade como um todo é horrível!
Bom dia, Sidney. Tudo bem?
Cabe observar que o serviço de geoprocessamento envolve o desenvolvimento de um sistema informatizado, a alimentação deste sistema com dados e realização da coleta de dados.
O desenvolvimento do sistema informatizado pode envolver a criação de softwares, ou seja, atividade de Engenharia da Computação. A coleta de dados, pode envolver atividades técnicas de diversas modalidades, não somente a Civil. Já para alimentar o sistema, se tal atividade for apenas a digitação dos dados, não há atividade técnica de Engenharia. Considerando todos estes serviços relacionados na atividade, a sua pergunta para nossa atendente não ficou clara, e a Central acabou utilizando o texto padrão de respostas a respeito de geoprocessamento.
Ainda falando sobre a análise deste protocolo (217465/2019), ainda houve uma dúvida quanto ao termo utilizado na pergunta, visto que para atividade de “georreferenciamento” existe a necessidade do curso de pós-graduação (conforme PL 2087/2004 do Confea).
Cabe ainda esclarecer que esse canal de comunicação (fale conosco) tem a finalidade de esclarecimentos à sociedade de questões gerais relacionadas à fiscalização do exercício profissional cuja competência é do Crea-PR. As situações de caráter específico devem ser submetidas formalmente e por escrito pelas partes interessadas, mediante protocolo registrado, para apreciação e julgamento das instâncias deliberativas, nos termos da legislação vigente.
Agradecemos o contato!
Bom dia
Tenho um débito em crea meu já cancelado
Gostaria de pagar estou em outro estado
E possível ?
Bom dia, Eduardo.
Solicitamos que entre em contato com a nossa Central (0800 041 0067).
Não consigo falar com ninguém preciso fazer um cadastro da empresa para adquirir o acervo tecnico e nao tenho nenhuma informação.
Atendimento horrível, não consegue-se falar com ninguém! Ficamos aguardando o retorno e nada! Já fazem 3 dias. É para isso que se recolhe tantas taxas e anuidade? Não oferecem nem o mínimo de suporte.
Boa tarde, Thiago. Tudo bem?
Verificamos o seu contato e você nos ligou somente no dia 03/06, três vezes. Às 16:01, desligando o telefone logo em seguida, às 16:17, passando pelo nosso tratamento interno e ficando na fila de espera devido a falta de atendentes, e, posteriormente, às 17:08, desligando logo em seguida. Retornamos para o Sr. às 17:09, assim que um que nossos atendentes estava disponível para que pudesse auxilia-lo.
Agradecemos o contato!
Bom dia
Não consigo imprimir o boleto de pagamento e 6 vezes, sai só uma folha para pagar, sendo que teria que as 6.
Att.
Paulo s. Martins
2852 ts
Bom dia Paulo, favor entrar em contato pelo 0810 041 0067 que você terá todas as orientações para a impressão do boleto.
Boa noite,
Horrível o atendimento. Desde outubro tentando registrar a empresa.
Boa tarde Sr. Frederico. Você pode entrar em contato por meio da Central de Atendimento e com o protocolo de registro em mãos, receberá todas as informações desejadas sobre o seu processo. O telefone é 08010 041 0067.
Estou tentando Entrar em contato a 3 dias, e vejo nos comentario que é sempre a mesma reclamação, “nao atende” “nao atende”
Preciso resolver uma questao urgente
(65) 99253-1800
Boa tarde, o Sr. pode deixar seu número no serviço de retorno de ligação que a Central de Atendimento do Crea-PR entrará em contato.
boa tarde fiz uma denuncia de uma obra irregular a qual esta com perigo pois trata se de algo construcao grande com possibilidade de risco pois esta totalmente irregular…
obtive esta resposta a qual nao ficou clara para mim
Referência: Protocolo 150277/2019 – DENÚNCIA
Em resposta ao vosso protocolo de denúncia acima citado, informamos que a obra foi fiscalizada na data de 24/04/2019, conforme Relatório de Fiscalização nº 2019/7-014121-3, dentro das atribuições deste conselho e legislações vigentes.
RCTB / REGIONAL CURITIBA
Bom dia, Rodolfo. Tudo bem?
Segundo a resposta do protocolo, a obra em questão foi fiscalizada para verificar as irregularidades presentes nela. Posterior a isso, a obra deve ser regularizada o quanto antes. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato com a Regional Curitiba.
O CREA tem algum incentivo para vacinação da gripe, como a OAB e outras entidades de classe?
Boa tarde, Anderson.
O Crea-PR e a Mútua-PR não possuem incentivos neste sentido.
boa tarde
não consigo entrar em contato com ninguém para tirar dúvida sobre o site.
preciso iniciar uma ART mas a janela de selecionar a empresa não está funcionando.
o que pode estar havendo.
Grato
Boa tarde, Renan. Tudo bem?
Solicito que nos envie seu telefone para que a Central possa entrar em contato com o sr.
Bom dia.
Gostaria de Saber se um Técnico em Eletrotécnica pode emitir Art’s de Paineis fotovoltaicos e Sistema de sonorização e iluminação.
Boa tarde, Alvaro. Tudo bem?
Recebemos a mesma pergunta em nosso Facebook. Responderemos a dúvida por lá.
Agradecemos o contato!
Boa tarde.
Gostaria de me informar como posso me registrar no CREA. Terminei o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e me informaram que devo me registrar com vcs.
Aguardo retorno
Bom dia, Marcelo. Tudo bem?
Sugerimos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento, lá eles podem sanar suas dúvidas com relação ao registro profissional.
Tel: 0800 041 0067
Sua dúvida é a mesma da minha.
Bom dia, Breila. Tudo bem?
Sugerimos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento, lá eles podem sanar suas dúvidas com relação ao registro profissional.
Tel: 0800 041 0067
Boa dia!!
Lamentável como é impossível entrar em contato com CREA PR , Enviar email então….. Solicitam tanta informação que parece ser um favor entrar em contato com o CREA – PR….. QUE COISA MAIS ABSURDA ESSE CREA-PR.
PIOR…. PARA NOS ENVIAR O COMUNICADO DE VENCIMENTO DE ANUIDADE…. POR EXEMPLO…,
Gostaria de agradecer pela “eficiência” do envio deste email.
Em seg, 25 de fev de 2019 às 08:05, Crea-PR escreveu:
OBS: se eu quisesse pagar a anuidade avista???? Já foi….
Obrigado pela importância que temos para o CREA-PR!!!!!!!!
Bom dia, Abílio. Tudo bem?
O Crea-PR possui diversos canais de comunicação para que os profissionais e empresas registrados entrem em contato. Sugerimos que entre em contato conosco pelo nosso telefone – 0800 041 0067 – ou através do nosso Facebook.
Gostaria de uma ajuda. Porém o 0800 está mudo e logo em seguida cai a ligação. Existe outro telefone para contato?
O assunto é de extrema urgência.
Poderiam retornar a ligação/contato para o 21 2263-2144?
Obrigada.
Olá, Rafaelle.
Assuntos com urgência sugerimos que entre em contato com nossa Central ou através do inbox do Facebook. Sua solicitação já foi resolvida?
Boa tarde , estou entrando em contato pelo telefone mais ninguém atende…
Boa tarde, Aline. Tudo bem?
Quando o atendimento não for realizado, opte pela opção de retorno de ligação. Assim que um atendente estiver disponível, ele estará entrando em contato com você.
Lamentável como é impossível entrar em contato com CREA PR , CHAT nunca esta disponível , retorno ligações nunca acontece, 0800 fica muito tempo perguntando “”se deseja receber um chamado de retorno do CREA PR digite 5 ” quando digita o retorno nunca acontece.
Quando resolve aguardar no telefone pra atendimento estou a quarenta minutos aguardando e nada. isto porque estou ligando no período indicado no site como de menor movimento e que tem maior facilidade para atendimento.
Boa tarde, Carlos. Tudo bem?
Nos conte o ocorrido com mais detalhes, por favor. Assim tentaremos te auxiliar.
O atendimento da Central é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Caso ligue em um horário diferente desse, o atendente entrará em contato o mais rápido possível.