Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/33136>.
Acesso em 24/10/2020 às 20h21.

Definidos valores das anuidades e ART para 2021

25 de setembro de 2020, às 11h06 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na quinta-feira (24), durante a Sessão Plenária nº 1543, os conselheiros federais aprovaram que o valor da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) não seja reajustado em 2021, proposta apoiada desde o início pelo Crea-PR durante as reuniões com os Presidentes dos outros Creas do Brasil. O pleno do Confea aprovou ainda que os valores de anuidades, taxas de serviços e multas para o próximo exercício sejam os mesmos praticados em 2020.

Integrante da CCSS e coordenador do GTOE, Eng. Civ. Gilson de Carvalho Queiroz Filho

Segundo o integrante da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) e coordenador do Grupo de Trabalho Ordem Econômica (GTOE), Eng. Civ. Gilson de Carvalho Queiroz Filho, a medida considera o atual cenário econômico do país e os reflexos da crise econômica acentuada pela pandemia de covid-19.  “A proposta formulada no GT, reafirmada pelo Colégio de Presidentes dos Creas, na prática não propõe descontos, pois compensa com o reajuste permitido em lei, mantendo os mesmos valores, praticados em 2020 para o ano de 2021”, esclareceu Filho.

“É um estudo histórico que considera o cenário econômico – do país, dos Creas, das empresas e dos profissionais – embasado em legislação, na economia significativa em relação a deslocamentos, passagens e diárias desde março quando foi decretada a pandemia e as reuniões passaram a ser virtuais”, destacou o coordenador da CCSS, Eng. Civ. Carlos Vilhena, ao parabenizar o trabalho feito pelo conselheiro Gilson Queiroz, que ainda incluiu no estudo o posicionamento de outros cinco conselhos profissionais sobre anuidades.  O coordenador da GTOE destacou que os orçamentos dos Regionais para o próximo ano deverão ser elaborados em torno dos valores definidos.

Para o coordenador do CP e presidente do Crea-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, a proposta – que teve aprovação unânime dos presidentes de Creas – está em consonância com o mercado profissional. “É a contribuição que o Sistema Confea/Crea pode dar neste momento para os profissionais que estão no mercado diante de tantas dificuldades econômicas”, reforçou Ari.

De acordo com as deliberações aprovadas, as anuidades poderão ser recolhidas em cota única com desconto de 10% sobre valor integral com vencimento em 31 de janeiro ou desconto de 5% para aqueles que pagarem até 28 de fevereiro de 2021. Para pagamento até 31 de março, o valor será integral.

Confira os valores de anuidade para pessoa física:

Confira os valores de anuidade para pessoa jurídica:

Confira os valores das taxas de registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART):

 

Confira os valores das taxas de serviços:

Confira os valores das multas:

CONP
Os conselheiros aprovaram deliberação da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (CONP) que homologa o registro da entidade de classe denominada Associação Centro Mineira dos Profissionais de Engenharia e Agronomia (Acentopea) no Crea-MG, a partir de 2022. Ainda foi aprovada a prorrogação do prazo para o Crea-PE e o Crea-RN protocolarem até 13 de outubro as respectivas composições do plenário para 2021.

Também foi aprovada a revisão de credenciamento da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) para fins de representação junto ao Colégio de Entidades Nacionais (CDEN). O CDEN é um fórum consultivo do Confea constituído pelas entidades nacionais representativas das profissões jurisdicionadas pelo Sistema Confea/Crea e credenciadas junto ao Federal.

Fonte: Confea


Comentários

  1. BOA NOITE, MEU NOME É ABEL CARLOS PRADO, GOSTARIA DE SABER SE VOU OBTER ALGUNS DESCONTOS NA ANUIDADE. EU PAGO ANUIDADE, MINHA COMO PROFISSIONAL E PAGO DA MINHA EMPRESA TAMBEM. NOS VALORES APRESENTADOS ACIMA TEREI QUE DESEMBOLSAR R$ 1091,68 REFERENTE A MINHA EMPRESA(CREA PR 65776) E + R$ 577,11 REFERENTE A MINHA ANUIDADE(CREA PR 77042/D). GOSTARIA QUE ME CONCEDESSEM DESCONTOS. SEM MAIS, GRATO POR CONSIDERAREM.
    ATT.: ABEL.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Abel. Tudo bem?

      Nós temos diversos descontos para profissionais sêniors e algumas outras categorias. Solicitamos que entre em contato com a nossa Central de Informações através do Fale Conosco (https://www.crea-pr.org.br/ws/fale-conosco), opção e-mail. Lá eles poderão explicar com mais detalhes esses possíveis descontos.

  2. Audinil Maringonda Junior disse:

    Acho um absurdo pagarmos anuidade (pessoa física + pessoa jurídica) e depois pagar por cada serviço prestado e depois pagar para poder acervar um trabalho…. pelo menos deveríamos ter o direito de acevar uma ART paga sem outra cobrança!!

    Desculpe o desabafo mas vejo o CREA apenas como um órgão arrecadador… triste isso!!

  3. Luiz Alberto Cogrossi Campos disse:

    Valores para os aposentados?

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Luiz. Tudo bem?

      Nós temos valores diferenciados para profissionais sênior, não aposentados. Para profissionais do sexo masculino a partir de sessenta e cinco anos de idade completados até o dia 31/03 do ano que deverá ocorrer o seu enquadramento ou trinta e cinco anos de registro ativo no sistema, ininterrupto ou não, completado até o dia 31/12 do ano que deverá ocorrer o seu enquadramento em profissionais sênior.

      Do sexo feminino a partir de sessenta anos de idade completados até o dia 31/03 do ano que deverá ocorrer o seu enquadramento ou trinta anos de registro ativo no sistema, ininterrupto ou não, completado até o dia 31/12 do ano que deverá ocorrer o seu enquadramento.

      Para enquadramento os profissionais não devem possuir débitos de anuidade.

      O benefício é concedido no ano seguinte ao enquadramento.

      Conforme determina a Resolução 1066/2015 do Confea, é facultado aos Creas a concessão de desconto de até 90% no valor da anuidade. Portanto, profissional sênior deverá efetuar o pagamento de 10% do valor integral da anuidade vigente.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *