Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2014/12/crea-pr-encerra-o-ano-com-reuniao-de-governanca-cooperativa-na-regional-ponta-grossa/>.
Acesso em 29/03/2024 às 12h56.

CREA-PR encerra o ano com reunião de Governança Cooperativa na regional Ponta Grossa

10 de dezembro de 2014, às 14h13 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

 
 

Mais um encontro de Governança Cooperativa em Ponta Grossa reuniu inspetores, instituições de ensino, colaboradores e dirigentes do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). A última reunião do ano foi realizada com a finalidade de apresentar os resultados das fiscalizações conduzidas em 2014 e fazer um balanço da atuação da Regional Ponta Grossa. O evento aconteceu na sede da AEACG (Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais).

Na ocasião, o facilitador do DEFIS (Departamento de Fiscalização do CREA-PR), Maurício Bassani, expôs os resultados das fiscalizações por modalidade. Ponta Grossa foi a Regional do estado que ficou em 4º lugar em número de fiscalizações, com 6.961, ou seja, 9,3% de tudo que foi fiscalizado no Paraná. “No total foram 74.466 fiscalizações nas oito regionais, ficando em primeiro lugar a Engenharia Civil com 44.279 fiscalizações, seguida da Agronomia com 10.542 e depois a Mecânica e Metalúrgica, em terceiro lugar, com 8.845”, revelou. Ainda de acordo com Maurício, do total de fiscalizações ocorridas na Regional Ponta Grossa, que também compreende as regiões de Castro e Telêmaco Borba, em 53% delas foram identificadas irregularidades. “A irregularidade mais identificada foi a falta de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e depois o exercício ilegal da profissão depessoas físicas e jurídicas”, explicou o facilitador.

Planejamento

No segundo momento do encontro, o presidente do CREA-PR, Joel Krüger, deu as boas vindas aos profissionais e agradeceu o apoio que recebeu nas votações para a candidatura única para a reeleição da presidência do CREA-PR. Como prioridade para os próximos 3 anos de gestão, Ritter comentou sobre a valorização profissional. “O principal desafio da gestão é a valorização do trabalho profissional e o reconhecimento de todos perante a sociedade. Além disso, também destaco as fiscalizações como ponto estratégico na linha de defesa da sociedade”, pontuou. Para completar, Joel lembrou da representatividade relevante desempenhada por Ponta Grossa, que pode ser evidenciada pelo fato da cidade ter sido escolhida como sede para um evento de grande porte na área da educação. “Ponta Grossa é uma das principais regionais do Paraná, por isso foi escolhida para o Fórum Estadual de Docentes, encontro que reunirá mais de 200 coordenadores de curso das áreas afetas ao CREA-PR em 2015”, disse.

O superintendente do CREA-PR prosseguiu com a apresentação e direcionamento doplanejamento estratégico dos próximos 3 anos de gestão, com ações anuais e diárias para concretizar cada objetivo e cumprir os propostas da presidência. “Diariamente podemos trabalhar a rotina com padronizações, cumprimento de metas de manutenção, monitoramento de indicadores de processos, melhoria contínua, avaliação frequente de resultados e tratamento de não conformidades”, declarou Ritter.

Como planejamento, foram propostas ações macro, envolvendo política entre entidades de classe e instituições de ensino, inovação e tecnologia, aumento das fiscalizações, valorização profissional, comunicação, entre outros. Para dinamizar a interação dos engenheiros participantes, Ritter desenvolveu uma dinâmica, propondo grupos pequenos que pudessem conversar entre si para realizar uma análise de cenário com forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. “A intenção foi colocar o pessoal para conversar e, na sequência,  deixar que eles levassem o formulário para a casa ou para as entidades de classe onde atuam, para que possa ser discutido e pensado nas ações práticas que devemos implantar para que possamos alcançar cada um dos objetivos”, disse.

Homenagens

O momento final da Governança Cooperativa foi a entrega de homenagens e diplomas de reconhecimento aos profissionais indicados ao “Prêmio Destaque Profissional” 2014, foram eles: Engenheiro Agrônomo Antonio Ricardo de Figueiredo (indicado pela AEACG); Engenheiro Civil Eduardo Guimarães Kalinoski(indicado pelo SENGE-PR – Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná); Engenheiro Civil Gerson Luiz Carneiro (indicado pelo SENGE-PR – Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná); Engenheiro Civil Ítalo Antonio Nadal (indicado pela APETRA – Associação Paranaense de Engenheiros e Técnicos da Região Agromadeireira); Engenheiro Civil Orlando Sérgio Henneberg (indicado pela AEAPG – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa); Engenheira Civil Sara Helena Bobeck (indicada pela AEAPG – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa); Engenheiro Civil Valfrido Antonio Martins (indicado pela UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa).

A fim de reconhecer a importância das entidades de classe, a reunião plenária também conferiu honrarias a cada uma das entidades de classe em atuação na cidade. “Todas as cinco Associações da Regional melhoraram suas pontuações em relação às auditorias do ano passado e, juntas, obtiveram pontuação 40% maior do que em 2013”, observou o gerente Regional do CREA-PR, Vânder Moreno. Os Inspetores que irão finalizar seus mandatos em 31/12/2014 também foram certificados pelos serviços meritórios prestados ao Conselho em benefício do sistema profissional e da sociedade.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *