Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/33621>.
Acesso em 28/11/2020 às 02h46.

Crea-PR e Coprossel firmam convênio que democratiza o acesso dos produtores rurais à assistência técnica profissional

20 de novembro de 2020, às 20h56 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nesta sexta-feira (20), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, visita o presidente da Cooperativa de Produtores de Sementes de Laranjeiras do Sul (Coprossel), Engenheiro Agrônomo Paulo Pinto de Oliveira Filho, para oficializar Acordo de Cooperação – ART Social (um incentivo do Conselho ao desenvolvimento da Agricultura Familiar no Paraná).

O Acordo de Cooperação é resultado de uma parceria entre o Crea-PR e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), que estabelece diretrizes para que os agricultores familiares (principalmente de baixa renda) do interior paranaense tenham acesso à atendimento profissional e assistência técnica.

“Queremos atingir três objetivos principais neste estreitamento de relacionamento entre Conselho e Cooperativas. O primeiro é democratizar o acesso à assistência técnica. O  segundo é incentivar que pequenos produtores se associem às Cooperativas locais. O terceiro é proporcionar estágio para alunos em fase final de formação, devidamente supervisionados por profissionais dos quadros das cooperativas”, explica o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo rocha de Oliveira.

Papel do Crea-PR e das Cooperativas

Compete às Cooperativas contratar profissionais e fazer a interlocução entre os profissionais e os produtores rurais. Compete ao Crea fortalecer o exercício profissional, democratizando o acesso ao conhecimento técnico para que o campo produza, cada vez mais, com qualidade e sustentabilidade.

O acordo fortalece, em linhas gerais, a profissionalização das atividades do campo, a valorização dos profissionais do sistema Confea/Crea e o estímulo ao associativismo.

Estiveram presentes no ato de assinatura do convênio: Ricardo Rocha de Oliveira (Engenheiro Civil e presidente do Crea-PR), Paulo Pinto de Oliveira Filho (Engenheiro Agrônomo e presidente da Coprossel), Berto Silva (prefeito de Laranjeiras do Sul),  e Carlos Machado Magrão (presidente da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul), Thyago Giroldo Nalim (Engenheiro Eletricista e gerente da regional Guarapuava do Crea-PR), Jhony Moller (Engenheiro Agrônomo, conselheiro do Crea-PR e representante da Apasem), Gerson Luiz Boldrini (Engenheiro Civil conselheiro da Aenvapi), Ronan Maciel Marcos (Engenheiro de Pesca e Presidente da Aenvapi) e Paulo Pedral Sampaio Cunha (Engenheiro Agrônomo da Coprossel). Além das autoridades, representantes dos veículos Rádio Educadora, Rádio Campo Aberto e Correio do Povo do Paraná prestigiarem e registrarem a formalização do convênio entre as entidades.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *