Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/33663>.
Acesso em 17/01/2021 às 07h20.

Crea-PR apresenta Entidades de Classe premiadas no 13º PCQ

24 de novembro de 2020, às 19h29 - Tempo de leitura aproximado: 12 minutos

Entidades de Classe de todo o estado participaram do 13º Ciclo do Prêmio Crea de Qualidade – PCQ e receberam o anúncio da premiação no encerramento da 1ª Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências do Crea-PR (Sepeag), evento online que aconteceu de 9 a 13 de novembro. Foram premiadas as três melhores colocadas nas categorias pequenas, médias e grandes Entidades; as que se destacaram nos critérios de excelência avaliados pelo Crea-PR; e os destaques por Regional. Além das Entidades, no evento foram anunciados os vencedores do Prêmio Destaque Profissional, que presta homenagem aos profissionais indicados pela importância do trabalho realizado, nas categorias Carreira Destaque, Destaque Profissional e Educador Destaque. E ainda do Prêmio Melhores TCCs, organizado pelos Colegiados de Entidades de Classe, Instituições de Ensino e Inspetores, que divulga os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências no Paraná.

O PCQ é organizado em ciclos de duração anual, que iniciam no mês de outubro e seguem até o mês de setembro do ano seguinte. As Entidades se inscrevem e são auditadas pelo Crea-PR, que avalia 11 critérios: Sistema de Gestão, Atuação Junto ao Sistema Confea/Crea, Qualificação Profissional, Ambiente Associativo, Ética  Profissional, Políticas Públicas, Comunicação, Liderança, Responsabilidade Administrativa,  Sustentabilidade e Cidadania, e Inovação e Resultados. A premiação visa fortalecer e estimular a excelência em gestão nas associações e sindicatos profissionais.

Presidente do Crea-PR Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira

Para o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, “algumas entidades são premiadas, mas todas são vencedoras. Este Prêmio é uma tradição do Crea-PR que faz com que as Entidades de Classe avancem a cada ano, se tornando exemplos de gestão em nosso Sistema Profissional para todo o país”. Ele comenta também que as Entidades merecem receber a premiação em mãos, com a homenagem que é realizada todos os anos. Neste ano, por conta da pandemia não foi possível, então na Sepeag foi feito o anúncio das vencedoras, que receberão seus troféus em momento oportuno, com “um agradecimento especial porque mesmo neste ano difícil para todos, ainda foi possível manter a premiação, pelo esforço que as Entidades fizeram em manter suas atividades e destacando-se pela força do associativismo”, diz o presidente.

Coordenador do Colégio de Entidades de Classe do Crea-PR, Geógr. Danilo Serrano

O coordenador do Colégio de Entidades de Classe do Crea-PR, Geógrafo Danilo Serrano, afirma que “esse Prêmio é uma grande conquista nesse ano atípico, muito difícil para as Entidades. O PCQ é um fruto que as Entidades sempre esperam colher, e temos o compromisso de que quando tudo melhorar o Prêmio será entregue pessoalmente. As Entidades fizeram de tudo para realizar nesse ano uma gestão com qualidade, e o resultado está nesses Prêmios, mostrando que mesmo com todas as dificuldades vividas, as Entidades merecem os parabéns. Vejo que muitas Entidades nacionais estão passando por problemas e as do Paraná cada vez mais se destacando, resultado de uma gestão cooperativa, em conjunto com os gerentes regionais do Crea-PR e o Departamento de Relações Institucionais, que mantêm as Entidades bem assistidas para desenvolver sua capacidade e qualificação”. O coordenador do CDER também destacou o trabalho em equipe do Crea-PR e dos coordenadores das Entidades em adaptar a premiação com a realidade do que seria possível fazer neste ano de 2020, com a adaptação rápida do PCQ, auditorias e quesitos de avaliação.

13º Prêmio Crea de Qualidade

São treze anos de história do Prêmio, com a participação de mais de 80 Entidades paranaenses, diversos projetos e ações e inúmeros desafios vencidos. Muitos profissionais, entre funcionários de Entidades de Classe, diretores, presidentes, funcionários colaboradores do Crea-PR, gerentes, diretores, presidentes, milhares de pessoas envolvidas que transformaram o PCQ no maior Programa de desenvolvimento e excelência em gestão de Entidades de Classe da história do Sistema Confea/Crea.

Conheça as entidades premiadas pelos Critérios de Excelência

Sistema de Gestão – Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina

Atuação junto ao Sistema – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco

Qualificação Profissional – Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel

Ambiente Associativo – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa

Ética Profissional – Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon

Políticas Públicas – Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte

Comunicação – Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais

Liderança – Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná

Responsabilidade Administrativa – Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos, Regional Paraná

Sustentabilidade e Cidadania – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana

Inovação e Resultados – Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais

Destaque evolução do 12º Ciclo do Prêmio Crea-PR da Qualidade

Reconhece a entidade que conquistou maior evolução do ciclo anterior para o atual.

Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos, Regional Paraná

Destaque Regional

Categoria que reconhece a entidade de cada Regional com a melhor pontuação geral nos Critérios de Excelência.

Regional Apucarana – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana

Regional Cascavel – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel

Regional Curitiba – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná

Regional Guarapuava – Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati

Regional Londrina – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro

Regional Maringá – Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte

Regional Pato Branco – Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco

Regional Ponta Grossa – Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais

Premiação para pequenas, médias e grandes entidades de classe

Os premiados da categoria Pequenas Entidades de Classe foram:

1º lugar – Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos, Regional Paraná

2º lugar – Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho

3º lugar – Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná

A presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos, Regional Paraná, Engenheira Cartógrafa Taciana Achcar Malheiros Vannucci, agradece o Prêmio e diz: “quero agradecer a oportunidade de participar deste Prêmio, nós sempre trabalhamos em equipe, buscando o melhor para o profissional, com apoio do Crea-PR, seja por projetos de Termo de Fomento ou por outros eventos de nossa iniciativa. Estamos bem satisfeitos com os resultados, conseguimos mostrar aos associados a importância da Associação e a importância de estar junto ao Conselho”.

Os premiados da categoria Médias Entidades de Classe foram:

1º lugar – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco

2º lugar – Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon

3º lugar – Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais

O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco, Engenheiro Agrônomo Edson Roberto Silveira, parabenizou o Crea-PR pela semana inteira de evento, que foi prestigiada pelos membros da Associação, e afirma: “para a nós o Premio é uma valorização muito grande da nossa atividade de engenheiros agrônomos e do nosso trabalho como Associação”.

Os premiados da categoria Grandes Entidades de Classe foram:

1º lugar – Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel

2º lugar – Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina

3º lugar – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa

A grande vencedora do Prêmio, que contempla as grandes entidades, foi a Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, que conquistou o 1º lugar pelo terceiro ano seguido. O presidente da Entidade, Engenheiro Agrônomo Cesar Davi Veronese, agradeceu ao Crea-PR “por esse Prêmio, por essa avaliação das Entidades de Classe, e agradeço especialmente toda a nossa diretoria, o empenho deles e o comprometimento que têm com a Entidade. O resultado é o que vemos há três anos, vencendo o PCQ. Obrigado aos diretores, ao Crea-PR e às outras Entidades de Classe que participam, também por esse entendimento em trabalhar pela melhoria das Entidades.

Encerrando o evento de premiação, o presidente Ricardo Rocha convida as Entidades cadastradas a participar de um novo ciclo do Prêmio Crea de Qualidade que está iniciando. Ele comenta ainda que mesmo com a necessidade de fazer esse ano de forma remota, como a equipe do Crea-PR sempre faz com os desafios propostos, aproveitou a oportunidade para realizar um grande evento. “Então quero parabenizar as Entidades de Classe, que são todas vencedoras, premiadas ou não. As Entidades são um patrimônio que o Paraná tem, elas se destacam nacionalmente na gestão e no trabalho que realizam com os profissionais. Isso nós cultivamos há muitos anos e eu tenho um compromisso de gestão para que a gente continuemos com esse trabalho”, finaliza.

Durante o anúncio dos primeiros colocados, o presidente Ricardo Rocha ligou para os presidentes das Entidades de Classe vencedoras nas categorias pequenas, médias e grandes

Assista aqui como foi a premiação durante a 1ª Sepeag.

Prêmio Destaque Profissional

Este prêmio é uma iniciativa dos Colegiados de Entidades de Classe, Instituições de Ensino e Inspetores, com o objetivo de reconhecer os profissionais que exercem suas atividades com alto nível de competência. Os profissionais homenageados foram indicados pelas Entidades de Classe e Instituições de Ensino e eleitos por profissionais de suas regiões, nas categorias Carreira Destaque, Destaque Profissional e Educador Destaque. O resultado desta 7ª edição do Prêmio foi publicado em setembro.

Conheça os profissionais homenageados na categoria Carreira Destaque.

Regional Apucarana – Eng. Civ. Sergio Takaki

Regional Cascavel – Eng. Agr. Ivo Marcos Carraro

Regional Curitiba – Eng. Civ. Sergio Renato Vialle

Regional Guarapuava – Eng. Cartog. Aramis Ayres Domit

Regional Londrina – Eng. Eletric. Luiz Moacyr Spagnuolo

Regional Maringá – Eng. Agr. Otavio Perin Filho

Regional Pato Branco – Eng. Agr. José Vescovi

Regional Ponta Grossa – Eng. Agr. Heitor Rodrigues Fiuza Junior.

Na categoria Profissional Destaque os premiados foram:

Regional Apucarana – Eng. Eletric. Gerson Torres Pereira Neto

Regional Cascavel – Eng. Agric. e de Seg.Trab.Agnaldo Mantovani

Regional Curitiba – Eng. Quím. Lucrécia Buba

Regional Guarapuava – Eng. Civ.  Cesar Linus Waldraff

Regional Londrina – Eng. Civ. Ivan Roberto Vicente

Regional Maringá – Eng. Civ. Luiz Fabiano Calderoni

Regional Pato Branco – Eng. Agr. Fernando Alan Tonus

Regional Ponta Grossa – Eng. Agr. Ândrea Toniolo Kubaski

Conheça os indicados da categoria Educador Destaque:

Regional Apucarana – Eng. Eletric. Rodrigo Aparecido Fernandes Pereira

Regional Cascavel – Eng. Civ.  Sandra Maria Ferreira Couri Petrauski

Regional Guarapuava – Eng. Civ. Tiago Neumann Kuk

Regional Londrina – Eng. Civ. Vilson Gomes da Assunção Junior

Regional Maringá – Eng. Seg. Trab. Edinei Aparecido Furquim dos Santos

Regional Pato Branco – Eng. Mec. Fábio de Freitas Lima

Regional Ponta Grossa – Eng. Civ. Lúcio Marcos de Geus

Veja aqui a matéria completa sobre o Prêmio Destaque Profissional e aqui o vídeo em sua homenagem que foi transmitido na 1ª Sepeag.

Prêmio Melhores TCCs

O Prêmio Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), realizado pelo Crea-PR, com o apoio do CredCrea, Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e Colégio de Entidades de Classe (CDER), após as etapas de indicação, análise dos trabalhos e votação, elegeu os melhores trabalhos desenvolvidos em 2019 no estado do Paraná, sendo três em cada modalidade: Civil, Mecânica e Metalúrgica, Agronomia, Elétrica, Agrimensura e Geologia e Minas.

Conheça os três primeiros colocados em cada modalidade. As informações completas (instituição de ensino, orientador, autor) de cada trabalho podem ser consultadas na Biblioteca Virtual do Crea-PR.

Agrimensura

1º – Reciclo: Desenvolvimento do Aplicativo Latino-Americano de Mapeamento Colaborativo para Auxílio da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos Residenciais – Universidade Federal do Paraná

2º – Computação em Nuvem e Fusão Espaço Temporal de Imagens para Gerar Mapas Temáticos de Uso e Cobertura da Terra do Paraná – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

3º – Cartografia Aplicada à Saúde – Universidade Estadual de Maringá

Agronomia

1º – Seleção Assistida por Marcadores Moleculares no Melhoramento Genético da Soja – Universidade Estadual do Centro-Oeste

2º – O Uso da Fotogrametria na Engenharia Diagnóstica em Obras de Passagens para Peixes – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

3º – Avaliação da Viabilidade do Uso de Fibra de Madeira no Processo de Compostagem Industrial – União Latino-Americana de Tecnologia

Civil

1º – Cinza como Estabilizante de Solo para Estradas Pavimentadas e Não Pavimentadas – Faculdade Guarapuava

2º – Produção de Tijolos Cerâmicos com Adição de Resíduos de Gesso – Universidade Estadual de Maringá

3º – Projeto de Implantação de Painéis Solares em Postes de Iluminação do Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Universidade Estadual de Ponta Grossa

Elétrica

1º – Análise de Implantação de uma Usina de Geração de Energia Elétrica através de Resíduos Sólidos Urbanos em Pato Branco – PR – Faculdade de Pato Branco

2º – Implementação de Energia Fotovoltaica para Iluminação Pública Autossuficiente – Universidade Tuiuti do Paraná

3º – Impressora 3D de Baixo Custo – Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Especiais (Engenharia de Segurança do Trabalho)

1º – Levantamento e Priorização de Indicadores de Segurança e Saúde do Trabalho Utilizando o Método FUZZY-AHP – Universidade Estadual de Maringá

Geologia e Minas

1º – Mecanismos Condicionantes à Erosão na Borda do Reservatório Piraquara I na Região Metropolitana de Curitiba – Universidade Federal do Paraná

Mecânica e Metalúrgica

1º – Estudo de Viabilidade para Utilização de Materiais Alternativos na Confecção de uma Prótese de Quadril – Centro Universitário Autônomo do Brasil

2º – Análise Biomecânica por Elementos Finitos de Espaçadores Intervertebrais na Coluna Lombar – Faculdade de Telêmaco Borba

3º – Dimensionamento por Algoritmo de um Rotor Axial de uma Turbina Hidráulica para Geração de Energia Elétrica em uma Propriedade Agrícola – Universidade Paranaense

Química

1º – Hialubras Biotecnologia – Universidade Estadual de Maringá

2º – Valorização dos Resíduos da Colheita de Milho através da Produção de Nanocelulose Laranjeiras do Sul – PR 202 – Universidade Federal da Fronteira Sul

3º – Desenvolvimento e Caracterização de Eletrodos Porosos de Níquel para Aplicação em Baterias de Sódio – Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Veja aqui a matéria completa sobre o Premio Melhores TCCs e aqui a lista de vídeos de apresentação de cada trabalho.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *