Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/11/live-da-aeapb-abordou-a-adubacao-de-sistemas-para-grandes-culturas/>.
Acesso em 28/03/2024 às 09h08.

Live da AEAPB abordou a Adubação de Sistemas para Grandes Culturas

27 de novembro de 2020, às 17h23 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB) promoveu na última segunda-feira, 23, através da plataforma on-line Agronomia Paraná, canal de Youtube da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), a live com o tema Adubação de Sistemas em Plantio Direto. O evento foi realizado em parceria com o CreaJr-PR, o Centro Acadêmico de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o grupo de Pesquisa em Adubação de Sistemas da Instituição, e Instituo de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR/Iapar,  e fez parte do Programa de Qualificação Profissional da AEAPB.

Presidente da FEAPR, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari

O presidente da Federação, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, declarou na abertura ser uma grande honra poder participar do evento. “Graças à tecnologia, hoje podemos nos fazer presentes e conversar com profissionais de várias regiões. Quando o assunto é produção de alimentos, o Paraná se destaca em nível de Brasil. Nosso Estado tem capacidade para produzir alimentos para 200 milhões de pessoas. Isso aumenta e muito a responsabilidade de todos nós”.

Ascari destacou a importância dos debates sobre tema. “Eu sou agricultor há mais de 25 anos. Todos os anos, procuro trabalhar com a rotação de culturas e com a agricultura de precisão. Acredito muito nessa ideia da adubação de sistemas, de forma sustentável e alcançando boas produtividades. Acho que precisamos levar a sério o campo das pesquisas, porque elas sempre nos mostram caminhos importantes”, diz.

Presidente da AEAPB, professor e Engenheiro Agrônomo Edson Silveira

O presidente da AEAPB, professor e Engenheiro Agrônomo Edson Silveira, agradeceu a todos pela participação no evento, palestrantes e público, e especialmente às parcerias das Entidades e Instituições de Ensino. “Agradeço de coração a todos por terem contribuído e ajudado na organização deste evento para que pudéssemos alcançar os resultados. Em especial, o apoio da FEAPR por meio de seu presidente, o Clodomir, um grande conhecedor e sabedor da importância desta temática”, finalizou.

Ele falou sobre a AEAPB, que representa os Engenheiros Agrônomos da região sudoeste do Paraná, e que teve seu trabalho reconhecido pelo Crea-PR. “Hoje a Entidade congrega mais de 100 associados, em um universo de aproximadamente 450 profissionais registrados na Regional Pato Branco do Crea-PR. A Entidade promove eventos de formação profissional, e na última semana recebemos pelo terceiro ano seguido o Prêmio Crea de Qualidade – PCQ, na categoria Médias Entidades, mostrando o valor do trabalho da AEAPB na região”.

Engenheiro Agrônomo Alexson Bobatto, da Biosollo Paraguay

O Engenheiro Agrônomo Alexson Bobatto abordou o Panorama da Fertilidade do Solo no Paraguai. Ele apresentou dados sobre a produtividade média de culturas na região, entre elas a previsão de kg/hectares tanto da soja quanto do milho e questionou. “Estamos explorando o máximo do potencial genético das culturas?”.  Respondendo ao próprio questionamento, ele dia: “acredito que não, e um dos fatores que têm contribuído para isso é a questão da acidez do solo”. Ele também falou sobre a fertilidade do solo na região. “Temos regiões, próximo a Santa Rita, por exemplo, com grande grau de fertilidade”, acrescentou, mostrando também os níveis de fósforo das áreas do Paraguai, que tem ainda um nível baixo em muitas regiões e é um limitante à produtividade.

Professora da UTFPR, Engenheira Agrônoma Tangriani Assmann

A professora da UTFPR, Engenheira Agrônoma Tangriani Assmann, falou sobre Bases Teóricas da Ciclagem de Nutrientes e Antecipação de Adubações. “Nós temos desenvolvido muito aqui no Paraná a questão da adubação de sistemas. Ela ganhou um enfoque maior com a integração lavoura-pecuária”, destacou. Ela apresentou resultados aos participantes da adubação de sistemas. “Em algumas lavouras, em que aplicamos o potássio, a soja teve mais resistência. Temos que acreditar que essa adubação de culturas pode ser aproveitada para as culturas posteriores, facilitando a logística”, acrescentou. Tangriani lançou um desafio: “temos uma boa base teórica, mas precisamos transmitir todo esse conhecimento”, diz a professora.

Engenheira Agrônoma Lutécia Canalli, pesquisadora IDR Paraná

A Engenheira Agrônoma Lutécia Canalli falou sobre a Liberação de Nutrientes por Culturas de Cobertura em Sistema de Plantio Direto. Ela destacou a importância da diversidade de culturas nos sistemas de produção. “Isso contribui, por exemplo, para a fertilidade química do solo, aumento da matéria orgânica, maior estabilidade dos sistemas de produção, menor ocorrência de pragas e doenças, entre outros”.

Ao final das palestras foi aberto espaço para perguntas. A live contou com a participação de um grande número de pessoas ao vivo, inclusive de outras cidades e estados. Somente durante essa semana o vídeo já conta com mais de 650 visualizações.

Para assistir a gravação da live, clique aqui.

Adubação de sistemas de plantio

O conceito tem como base a ciclagem biológica de nutrientes entre as fases de um sistema de rotação, buscando a máxima eficiência de uso de nutrientes e reduzindo entradas, evitando perdas e mantendo a fertilidade do solo em longo prazo. O efeito residual destas fertilizações, bem como as modificações que estas podem causar no sistema solo-planta são raramente avaliadas como possível motivo para redução de aplicação de insumos.

A recomendação de adubação de sistemas constitui-se em uma recomendação muito mais dinâmica e sistêmica apoiada na interpretação do sistema de produção como um todo e não apenas leva em conta a interpretação de tabelas de recomendação de adubação e calagem.

Assim, a metodologia de Adubação de Sistemas é vista como um novo modelo de recomendação de adubação nitrogenada, fosfatada e potassada, visando a redução dos custos de produção, bem como a redução de contaminações ambientais, incrementando desta forma a sustentabilidade de propriedades rurais.

Com informações da FEAPR.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *